O mercado de capitais é um intermediador de negociações que funciona por meio da B3, instituições financeiras e corretoras. Sendo assim, ele funciona como um sistema onde os investidores e as empresas podem negociar ativos.
O que é mercado de capitais?
O mercado de capitais liga as instituições poupadoras com as instituições tomadoras. No caso, as instituições poupadoras são as que têm dinheiro para investir, com o intuito de rentabilizar esse dinheiro.
Por outro lado, as instituições tomadoras são as que estão em busca de dinheiro. Inclusive, é por isso que ocorre a negociação de ativos, porque existe quem tem o dinheiro e quem quer este dinheiro.
Como funciona o mercado de capitais
O mercado de capitais funciona por meio da B3, das instituições financeiras e corretoras. Dessa forma, ele funciona como um sistema onde os investidores e as empresas podem negociar ativos.
Ocorre a negociação de vários tipos de ativos neste mercado. Exemplos disso são os títulos de dívida como as debêntures e as letras financeiras. Também ocorre a negociação de ações, moedas, commodities e derivados.
Como você já sabe, este mercado é formado por poupadores e tomadores de recursos.
Alguns exemplos de poupadores de recursos são os investidores pessoa física, fundos de pensão, seguradoras e qualquer outra instituição que gere dinheiro além das suas necessidades imediatas.
Por outro lado, como exemplos de tomadores de recursos temos os governos, empresas ou pessoas físicas.
Também são tomadores, qualquer tipo de instituição que precise do dinheiro para pagar suas despesas ou realizar investimentos de capital.
Na prática, o mercado de capitais possibilita que os tomadores tenham acesso aos recursos que eles precisam. Com isso, eles remuneram o capital dos poupadores.
Sendo assim, a estrutura do mercado de capitais – composto pela bolsa, corretoras e instituições financeiras – é usado para canalizar esses recurso
Estrutura do mercado de capitais
A estrutura do mercado de capitais conta com várias instituições. Elas existem para que as negociações sejam feitas de forma segura e organizada.
No Brasil, a B3 é muito importante para o mercado. Isso porque, ela é a única bolsa que existe no Brasil. Sendo assim, é por meio dela que são feitas as negociações de ações, fundos, commodities e vários outros ativos.
Além disso, a B3 é a responsável por fazer a manutenção dos registros desses ativos. As corretoras também têm um papel muito importante.
Em resumo, as corretoras de valores têm a função de intermediar as operações. Sendo assim, os investidores não negociam de forma direta com as empresas. Isso é intermediado pelas corretoras.
Existem ainda outras instituições que fazem parte do mercado de capitais. Um exemplo disso são os bancos de investimento. São eles que assessoram uma empresa quando ela opta por fazer a IPO.
Papel da CVM
A sigla CVM significa Comissão de Valores Mobiliários. A CVM é a responsável por monitorar e regularizar as negociações no mercado de capitais.
Dessa forma, é ela quem define as regras que as instituições, investidores e empresas devem seguir. Enfim, o mercado de capitais é dividido entre o mercado primário e o mercado secundário.
Mercado primário
Neste tipo de mercado, a compra do ativo é feita de forma direta com o emissor. Um bom exemplo disso, são os IPOs, isto é, Ofertas Públicas Iniciais.
Por meio do IPO, a empresa oferece suas ações no mercado pela 1º vez. Desse modo, o dinheiro das ações vendidas para os investidores vai para o caixa da empresa.
Mercado secundário
No secundário, as negociações são entre os investidores. Por exemplo, quando a empresa abre o capital, ela faz o IPO. Com isso, as ações são vendidas para os investidores. Logo, o dinheiro vai para o caixa da empresa.
Depois disso, as ações que os investidores compraram, são negociadas entre eles. Desse modo, o dinheiro não vai mais para a empresa. O dinheiro circula entre os investidores.
Importância do mercado de capitais
O mercado de capitais é muito importante. Isso porque, é ele que possibilita a negociação de títulos. Afinal de contas, ele faz a intermediação entre quem tem o dinheiro e quem quer o dinheiro.
Sendo assim, este mercado ajuda a fortalecer a economia do país. Além disso, ele ajuda na diversificação da carteira dos investidores.
Conclusão
O mercado de capitais faz a intermediação entre poupadores e tomadores de recursos. Com isso, é possível negociar vários tipos de ativos por meio dele.
Dessa forma, ele incentiva os poupadores a buscarem bons retornos nas aplicações. Além disso, ele torna mais simples a captação de recursos por parte das empresas.
Por fim, ele ajuda a ainda fortalecer a economia do país, oferece diversificação para os investimentos e alavancagem dos rendimentos.
Agora que você sabe como funciona o mercado de capitais, aproveite para descobrir como funciona o mercado de ações.
Fontes: Rico, Toro investimentos, Parmais , Suno e Infomoney.