Bolsa de Frankfurt: a maior e mais importante bolsa da Alemanha

1 de agosto de 2021, por Bárbara Ackerman

Tempo de leitura médio: 3 min, 37 seg


A maior bolsa de valores alemã é a Bolsa de Frankfurt. Além disso, é uma das bolsas mais importantes do mundo. Dessa forma, chama a atenção de investidores que procuram alocar recursos de renda variável no exterior. Apesar disso, são necessários alguns requisitos e ativos disponíveis para investir.

Seu principal índice, o DAX-30, é baseado no sistema xetra. A bolsa de Frankfurt pertence ao Deutsche Borse, proprietária de diversas outras bolsas na Alemanha. Além do mais, a companhia Deutsche Borse é responsável pelo funcionamento do comércio de câmbio alemão.

A bolsa de Frankfurt, ou em alemão, Frankfurter Wertpapierbörse, é uma das mais antigas bolsas de valores do mundo. Afinal, seu surgimento data do ano de 1585, são mais de 500 anos de história. Então, na época da criação da bolsa, comerciantes da Europa Ocidental faziam as negociações em Frankfurt.

Inicialmente, essas negociações eram feitas em feiras comuns, onde se encontravam pessoas de toda parte da Europa, desde antes do ano de criação, 1585. Dessa forma, a data de fundação é considerada desde que foram inseridas taxas de câmbio de forma uniformizada.

Principal índice da Bolsa de Frankfurt

Bolsa de Frankfurt: a maior e mais importante bolsa da Alemanha

CNN

O principal índice da Bolsa de Frankfurt é o DAX 30. Assim, como o nome sugere, o índice é composto pelas 30 maiores empresas da Alemanha conforme a capitalização financeira.

Além disso, o índice é acessível de maneira direta e em qualquer plataforma que for credenciada. Então, o índice dá uma boa noção sobre a valorização ou desvalorização dessa bolsa.

Plataforma Xetra

O xetra é uma plataforma de negociação eletrônica, onde 90% do volume total do índice DAX 30 é negociado. Ela se iniciou em 1997 substituindo a antiga plataforma IBIS.

Dessa forma, ela foi feita para ter maior eficiência, reduzir custos de transação. Além disso, ela também introduziu novas funções e melhorou a localização entre outros fatores do sistema. Por fim, essa plataforma tem uma atualização periódica.

Maiores empresas da bolsa alemã

Valor

Nos dias de hoje, a bolsa de Frankfurt possui centenas de ações negociadas. Além disso, a bolsa tem listadas algumas das maiores empresas mundiais, como:

  • Bayer (XE:BAYN);
  • Volkswagen Group (XE:VOW);
  • Siemens (XE:SIE);
  • Daimler (XE:DAI);
  • Deutsche Telekom (XE: DTE);
  • BMW (XE:BMW);
  • Allianz (XE: ALV);
  • BASF (XE:BAS);
  • Merck (XE:MRK);
  • e SAP (XE:SAP).

Passo-a-passo para se investir na bolsa de Frankfurt

Sygic

Assim como citado anteriormente, existem alguns critérios que precisam ser seguidos para que as aplicações sejam efetivadas. Primeiramente, uma das exigências é ter pelo menos US$4 milhões em volume de recursos investidos.

Os outros passos para se investir na bolsa de Frankfurt são os seguintes:

  • Documentos traduzidos: uma tradução juramentada dos seus documentos para o alemão.
  • Consulado alemão: busque o cartório do consulado alemão antes de abrir a conta.
  • Conta na corretora ou banco: a conta em uma instituição financeira é essencial. Porém, nesse caso, é necessário ser uma instituição  do país que você vai fazer o investimento, nessa caso a Alemanha.
  • Montante mínimo: ao fazer a conta é preciso ter um montante mínimo exigido
  • Documentos: é preciso também apresentar documentos como: passaporte; documento de identificação com foto; bem como comprovante de residência.
  • Formulário de investidor internacional: assim, depois de entregar os documentos, será entregue um formulário de investidor estrangeiro. Dessa forma, você preenche com todas as informações solicitadas.
  • Dinheiro Expatriado: depois da oficialização da conta no banco ou corretora da Alemanha, é a hora de enviar os recursos para o país. E finalmente investir na Bolsa de Frankfurt.

Além disso, é importante frisar novamente que se faça pesquisa, sobre as instituições, termos, taxas e pacotes de corretagem, por exemplo. Por fim, também vale acompanhar o mercado alemão de acordo com os índices, principalmente o DAX 30, para escolher os melhores investimentos.

Então, o que achou da matéria? Se gostou, confira também: Tributação para investimentos no exterior – Declaração de ações na prática

Fontes: Suno; Rankia e Remessa Online.

Imagens: Investing.com; CNN; Sygic; Veja e Valor.