Maiores erros na Bolsa de Valores – Quais são e dicas para investir melhor

4 de maio de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 53 seg


Existem alguns erros que a maioria dos investidores já cometeu ao investir na bolsa de valores. Por isso, se você está querendo começar a investir na bolsa ou acabou de começar, saber quais são esses erros pode te ajudar a não cometê-los.

Além disso, existem algumas dicas que podem te ajudar a investir melhor, como, por exemplo, a diversificação de investimentos. A diversificação potencializa os retornos e dilui os riscos da carteira.

Apesar de falarmos sobre alguns erros que você pode evitar na bolsa de valores e algumas dicas para investir melhor, esse texto não deve ser visto como uma recomendação do que você deve ou não fazer na sua carteira de investimentos.

4 Maiores erros na bolsa de valores

Alguns dos erros mais comuns das pessoas quando começam a investir na bolsa de valores são:

1- Seguir uma recomendação cegamente

Seguir uma recomendação de investimentos cegamente é um erro que muitos investidores iniciantes já cometeram. Afinal de contas, normalmente as recomendações vêm acompanhadas de um texto argumentativo sobre as qualidades daquelas ações e do porquê elas se valorizam muito no futuro.

Maiores erros na Bolsa de Valores e dicas para investir melhor

Diogo furtado

No entanto, seguir cegamente uma recomendação possui diversos problemas. Primeiramente, a ação que é boa para quem está recomendado, pode não ser boa para a estratégia de investimentos de outra pessoa. Outro problema é que as ações recomendadas podem não passar nos seus critérios de escolha.

Sendo assim, antes de simplesmente investir na ação que alguém está recomendando, prefira definir uma estratégia de investimentos e estabelecer alguns critérios de seleção para as suas ações. Por fim, faça uma análise profunda dos fundamentos da empresa e só então decida se aquela é uma boa recomendação para você.

2- Vender ações porque caíram muito

As ações são ativos de renda variável. Isso significa que elas passam por constantes oscilações de preços e, eventualmente, podem sofrer uma forte desvalorização. É nessa desvalorização que muitos investidores cometem um dos seus maiores erros na bolsa de valores, que é vender as ações quando elas caem.

Maiores erros na Bolsa de Valores e dicas para investir melhor

Guia invest

Se você sempre ficar com medo de perder dinheiro porque as ações se desvalorizaram e vender os ativos na baixa, então você sempre vai ter prejuízo. Uma boa maneira de evitar sentir tanto medo, é investir em empresas com bons fundamentos. Isso porque essas empresas podem até passar por desvalorização, porém, a probabilidade de que elas se recuperem é bem maior.

3- O terceiro dentre os erros ao investir na bolsa de valores é usar a análise gráfica

A análise gráfica tem como objetivo identificar as tendências do mercado para encontrar os melhores momentos de entrada e saída de uma posição. Contudo, se a sua intenção é investir a longo prazo, então a análise gráfica não faz sentido e pode te induzir ao erro.

A intenção dos investidores de longo prazo é aplicar em empresas que possuem bons fundamentos e ficar com suas ações por muitos e muitos anos. Nesse sentido, utilizar a análise gráfica como base pode te atrapalhar a encontrar as melhores empresas. O mais recomendado é se basear na análise fundamentalista.

4- O quarto entre os maiores erros na bolsa de valores é seguir a carteira de famosos

Para finalizar, um dos maiores erros dos investidores na bolsa de valores, é seguir a carteira de famosos. Pode parecer uma boa ideia seguir a carteira do Barsi, por exemplo. Afinal de contas, ele é um dos maiores investidores do Brasil, então imitar a sua carteira é garantia de sucesso, certo? Errado.

Maiores erros na Bolsa de Valores e dicas para investir melhor

Exame

Existem diversos problemas em seguir a carteira de um famoso. Primeiro, você não sabe quais foram os motivos que levaram àquele famoso a investir em determinadas ações. Você não sabe quais critérios foram considerados e não sabe qual a proporção daquelas ações na carteira.

Portanto, ao invés de seguir a carteira de famosos, prefira estabelecer sua própria estratégia de investimentos, baseado nos seus objetivos pessoais e no seu perfil de investidor. Depois disso, estabeleça critérios e defina de que maneira você irá analisar as ações.

Dicas para investir melhor na bolsa de valores

Agora que você sabe quais erros evitar, veja algumas dicas para investir melhor:

1- Longo prazo na bolsa de valores

A primeira dica para investir melhor, é focar no longo prazo. Muitos investidores, quando começam a investir na bolsa de valores, acreditam que seu patrimônio vai se valorizar rapidamente. No entanto, a construção de uma carteira sólida ocorre no longo prazo.

Btg pactual digital

Em outras palavras, se você tiver investido em ações com bons fundamentos, elas podem até passar por oscilações e desvalorizações no curto prazo. Entretanto, a tendência é que no longo prazo elas se valorizem, elevando assim o seu patrimônio.

2- Diversificação

A diversificação é uma boa maneira de diluir os riscos da carteira, ao mesmo tempo em que você potencializa os ganhos. Mas essa diversificação não deve ser feita somente entre empresas, é importante diversificar também entre setores. Dessa maneira, se um setor tiver baixa, a sua carteira não vai sofrer um impacto tão grande.

Além disso, é importante diversificar entre classes de ativos. Desse modo, ao invés de investir somente em ações, você pode investir em renda fixa (tesouro direto, CDB, LCI e LCA) e renda variável (fundos de investimentos, criptomoedas e ouro).

Investidor de sucesso

3- Foco no seu trabalho e não nos investimentos

A bolsa de valores não vai te deixar rico. Os investimentos fazem o seu dinheiro trabalhar por você, ou seja, ele serve para construir patrimônio. Portanto, foque no seu trabalho, pois assim você poderá investir mais e poderá gerar renda passiva com as aplicações.

4- Estude

Estudar sobre finanças é uma maneira de você melhorar sua forma de investir e consequentemente obter melhores resultados na bolsa de valores. Para estudar, você pode recorrer a livros sobre investimentos para adquirir uma base mais teórica e fazer cursos, como A Única Verdade Possível, para aprender a investir na prática.

Agora que você sabe quais erros evitar ao investir na bolsa de valores e algumas dicas para investir melhor, veja o vídeo de Raul Sena e descubra como ele cometeu os seus 4 maiores erros na bolsa de valores:

E aí, curtiu descobrir alguns erros que você deve evitar e algumas dicas para investir melhor? Então não deixe de aprender como fazer uma Análise Fundamentalista, o que é? Conceitos, cálculos e como aplicar

Fontes: Investidor Sardinha

Imagens: Exame, Investidor de sucesso, Diogo furtado, Exame, Guia invest e Btg pactual digital