Avalanche (AVAX): conheça melhor essa criptomoeda


A Avalanche é uma plataforma de contratos inteligentes, blockchains personalizadas e aplicações descentralizadas. Sendo que o token principal da Avalanche é a criptomoeda AVAX.

Em resumo, a AVAX é usada em pagamentos de taxas, proteção da rede e como moeda base para as subnets criadas na Avalanche.

Lançada em 2020 pela Ava Labs, a Avalanche tem como intuito oferecer maior escalabilidade, sem comprometer a segurança e a descentralização da rede.

A Avalanche também busca oferecer taxas menores do que outras plataformas de contratos inteligentes.

Além disso, a plataforma oferece a solução para a interoperabilidade entre redes, com a opção de criar sub-redes que compartilham a segurança e a velocidade da rede principal da Avalanche.

Como a criptomoeda avalanche funciona?

A Avalanche funciona como uma Blockchain Proof of Stake (PoS). No entanto, ela se diferencia em relação a outras plataformas de contratos inteligentes, por causa do consenso usado por ela.

Em síntese, o seu protocolo de consenso possibilita que todos os nós validadores da rede trabalhem de forma paralela, verificando as transações aleatoriamente.

Sendo assim, depois de repetições suficientes, uma transação é estatisticamente dada como válida. Desse modo, este modelo economiza o tempo de confirmação das transações.

Além disso, a Avalanche funciona por meio da adoção de uma abordagem diferente. Isso porque ela usa três blockchains separadas. São elas: X-Chain, P-Chain e C-Chain.

Em resumo, a X-Chain é usada para criar e negociar ativos digitais. Já a P-Chain serve para coordenar os validadores da rede. Além disso, ela serve para criar e rastrear novas subnets.

Por fim, a C-Chain serve para criar contratos inteligentes. Sendo que ela usa a Ethereum Virtual Machine (EVM). Isso permite a criação de DApps compatíveis com a rede Ethereum.

Para que serve a criptomoeda avalanche?

A AVAX é um token nativo da Avalanche. Ela serve para manter a rede segura por meio do staking. Inclusive, quem tem AVAX é incentivado a fazer stake para ajudar na segurança.

Sendo que o staking serve para se tornar um validador ou delegar seus tokens a um validador. Além disso, a AVAX pode ser usada para pagamentos de taxas na rede.

Por fim, ela serve ainda para o fornecimento de uma unidade contábil comum entre as sub-redes criadas na Avalanche.

Vantagens e desvantagens

Uma das maiores vantagens da criptomoeda Avalanche, é a escalabilidade e a velocidade para DApps e o alto volume de negociações. Além disso, ela é uma plataforma com baixo custo.

Em contrapartida, temos a desvantagem de que as transações podem demorar mais que o normal se os validadores não concordarem com o status atual da sua conta.

Sendo que não existem garantias para transações conflitantes. Por fim, na plataforma não existem muitas opções de NTFs.

Diferenciais da Avalanche

Um dos principais diferenciais da Avalanche, é que ela é uma plataforma compatível com a Ethereum Virtual Machine (EVM).

No entanto, ela não tem altas taxas de transação como ocorre com a rede Ethereum. Além disso, a avalanche busca resolver três grandes problemas de toda blockchain: escalabilidade, segurança e descentralização.

Por fim, existe o diferencial de que a Avalanche Foundation tem recursos e garante investimentos para estimular o crescimento do ecossistema.

Vale a pena?

Depende. A escolha entre investir ou não em uma criptomoeda, deve ter como base os seus objetivos e perfil de investidor.

É importante levar seus objetivos em conta para que você escolha o melhor ativo para te ajudar a realizar esses objetivos.

Por outro lado, considerar o seu perfil de investidor é essencial, pois as criptomoedas são ativos de alto risco. Além do risco, elas passam por oscilações constantes.

Caso você decida investir em criptomoedas, não se esqueça de analisar o projeto, a perspectiva futura, o ecossistema e afins.

Por exemplo, a AVAX é uma cripto com possibilidade de expansão do ecossistema, pois as pessoas estão buscando novas plataformas de contratos inteligentes, já que a Ethereum está congestionada e com altas taxas.

LEIA MAIS

Alchemix (ALCX): conheça esse ativo digital

Radio Caca Token (RACA): como funciona e vale a pena?

GLMR: conheça melhor essa criptomoeda

ASTR: conheça a criptomoeda do ecossistema Polkadot

ANC: conheça a criptomoeda do Anchor Protocol

VOXEL: conheça a criptomoeda do RPG Voxies

GMT: como funciona e outros detalhes dessa criptomoeda

LOKA: conheça a criptomoeda de League of Kingdom Arena

Bomb Crypto: saiba como funciona e como ganhar essa criptomoeda

GOG: conheça a criptomoeda do jogo Guild of Guardians

GXS: conheça melhor essa criptomoeda

Fontes: Mercado Bitcoin; Coinext; Yubb; e, por fim; Xp educação.

Conte-nos a sua opinião...