GLMR: conheça melhor essa criptomoeda

28 de novembro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 9 seg


A criptomoeda GLMR (Glimmer) é um token utilitário que faz parte da parachain da Moonbeam. Sendo que ela tem como intuito impulsionar as transações na plataforma.

Mais do que um token utilitário, a GLMR é útil no pagamento de transações, governança e staking.

Além disso, a Glimmer é essencial para a arquitetura da rede e reforça a segurança e funcionalidade aliadas que funcionam 24 horas por dia.

A Moonbeam, por sua vez, opera como um ecossistema de contratos inteligentes descentralizados. Nesse sentido, a Moonbeam está estruturada para funcionar com um token de utilidade, a GLMR.

Com uma plataforma aberta, a Moonbeam é voltada para o uso de desenvolvedores. Em resumo, ela ajuda os desenvolvedores a criar aplicativos baseados na Web3 e padronizá-los antes do lançamento.

Desse modo, cada novo projeto lançado será capaz de alavancar os recursos da rede.

Sendo que a Moonbeam foi projetada com base na ideia de ter uma comunidade ativa, onde os desenvolvedores podem apresentar ideias para dApps e podem acessar concessões e realizar seus objetivos.

Quando foi lançada, a criptomoeda GLMR chegou a acumular ganhos de aproximadamente 500% nas primeiras horas de negociação, chegando a picos de US$ 51 e US$ 54. 

Como a criptomoeda GLMR funciona?

A criptomoeda GLMR funciona como base para o ecossistema da Moonbeam.

Ao alavancar a plataforma Polkadotcomo uma parachain, a Moonbeam Network tem controle sobre seus assuntos e atividades junto com sua soberania.

Além disso, como uma blockchain Layer-1, pode interagir com outras Parachains na Polkadot sem custo ou por minuto.

Também é possível a interação com outras redes externas, já que pois faz uso dos pontos fortes do ecossistema Polkadot com base em seu ponto de vista como um parachains.

Sendo que a Moonbeam se beneficia da escalabilidade extra e da segurança de usar um design fragmentado Polkadot e um guarda-chuva de segurança compartilhado.

Enfim, o ecossistema da Moonbeam também funciona para:

1- Pagamento por Transação

A criptomoeda Glimmer serve como pagamento de taxas de transação dentro da plataforma e entre as cadeias.

Dessa forma, conforme mais transações são liquidadas, a utilidade do token é consolidada e seu valor aumenta.

2- Execução de contratos

Os contratos inteligentes servem para conduzir todas as operações na plataforma. Logo, os pagamentos devem ser feitos em criptomoedas GLMR.

3- Staking de token

Holders poderão fazer staking da criptomoeda com o intuito de serem recompensados. Sendo que o staking também ajuda na vitalidade da rede conforme aumenta o volume de transações.

4- Liderança

Por fim, o preço da Glimmer mantido em hold estabelecerá o peso dos votos que qualquer pessoa pode comandar.

Além disso, a GLMR é importante para a introdução de propostas e para votar no caminho a seguir à medida que ocorre a discussão de novas ideias. Contudo, somente os holders de tokens podem votar.

Como usar a criptomoeda GLMR?

Além dos 1 bilhão de tokens do lançamento, a GLMR conta com uma inflação anual de 5%.

Sendo que 1% dos tokens de inflação será para liquidar as necessidades de segurança para o projeto conforme ele se consolida.

Além disso, nessa parcela serão liquidados serviços de agrupamento para produção de blocos para ancorar a rede em suas operações diárias.

Também será usado 1,5% para uma reserva de bônus de parachain, com o intuito de garantir o pagamento do slot parachain para a perpetuidade.

Por fim, 2,5% servirão para pagar os holders de tokens que fizerem staking e que conduzem as atividades de seleção do collator.

Em relação aos usados da criptomoeda GLMR, ela será útil no pagamento diário de taxas de transação, execução inteligente de contratos e para dar aos holders o direito de apresentar e votar propostas na rede.

Em síntese, as taxas totais se dividem em: 80% e 20%. Com isso, 80% será para queima, visando sustentar o valor do token em última instância.

Por outro lado, os 20% irão para a tesouraria para alocar em projetos e para incentivar atividades na rede.

Como comprar criptomoeda GLMR?

É possível comprar criptomoeda GLMR em trocas centralizadas pelo CoinmarketCap.

Além disso, é possível usar protocolos DeFi construídos no Moonbeam, que os usuários podem encontrar no DappRadar, no site do Moonbeam ou no DefiLlama.

LEIA MAIS

É possível fazer dinheiro com criptomoedas?

Como funcionam os fundos de criptomoedas?

GAL: conheça a criptomoeda do Project Galaxy

LOKA: conheça a criptomoeda de League of Kingdom Arena

Bomb Crypto: saiba como funciona e como ganhar essa criptomoeda

GOG: conheça a criptomoeda do jogo Guild of Guardians

Jogos NFT: os melhores para ganhar dinheiro

Como ganhar dinheiro com criptomoedas? 6 formas!

Como funciona o empréstimo de criptomoedas?

Fontes: Coin market cap, Coin telegraph e Kuco in portuguese.