GMT: como funciona e outros detalhes dessa criptomoeda

31 de outubro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 2 seg


A GMT é a criptomoeda de um jogo que se propõe a pagar pela realização de exercícios físicos. Em resumo, a cripto é uma moeda do Stepen, um aplicativo focado em estilo de vida fitness.

Na prática, cada minuto de caminhada ou corrida é recompensado com a cripto. Sendo que no aplicativo existem dois tipos de moedas: Green Satoshi Token (GST) e Green Metaverse Token (GMT).

De acordo com o White Paper do projeto, serão emitidos 6 bilhões de GMTs no total. Desses, 30% serão distribuídos aos usuários pelas corridas e pela participação na governança do projeto.

Como uma forma de garantir a escassez da moeda, a cada três anos, o GMT irá passar por um processo de halving. Em resumo, em um halving, a emissão de token é reduzida uma certa quantidade de vezes.

Como funciona

A GMT funciona como uma recompensa aos usuários do aplicativo Stepen. Sendo que no app existem dois tipos de tokens: Green Satoshi Token (GST) e Green Metaverse Token (GMT).

Em resumo, o GMT é o token de governança do aplicativo Stepen. A previsão é que ocorra a emissão de apenas 6 bilhões de GMT.

Além disso, a cada três anos, será feito uma halving para diminuir a quantidade de tokens.

No aplicativo você pode ganhar tokens GMT, contudo, é preciso aumentar o nível do tênis até a 30° casa. Em resumo, a sua distribuição ocorre de acordo com a seguinte lógica:

  • Recompensa no jogo: 30%

  • Ecossistema e tesouraria: 30%

  • Venda privada: 16,3%

  • Venda da plataforma de lançamento: 7%

  • Equipe: 14,2%

Por outro lado, o Green Satoshi Token (GST) é o token de utilidade do aplicativo. Em resumo, esse token tem oferta ilimitada e os usuários podem consegui-lo por meio do modo Solo ou  Background de Stepen.

Inclusive, eles podem ser queimados para a emissão de itens como, por exemplo, novos tênis, reparos, acesso a experiências e melhorias nos tênis.

O que é Stepen?

Stepen é um tipo de aplicativo que tem como foco o estilo de vida fitness. Sendo que o aplicativo é construído na Blockchain Solana e é tido como o primeiro projeto de esportes dentro da rede.

O aplicativo Stepen foi fundado em 2021, pelo empresário australiano Yawn Rong. Além de fundador do app, Rong é também fundador do fundo de criptomoedas Crypto SA.

Em resumo, o app gera recompensas para a prática de atividades físicas como caminhada e corrida. Isso ocorre por meio de um sistema de gamificação.

Dessa forma, depois da compra de um NFT de tênis, o usuário pode ganhar tokens ao realizar desafios de caminhadas ou corridas.

Além disso, o app tem características de jogos. Por exemplo, os usuários podem destravar itens como tesouros durante essas atividades.

Portanto, para ganhar tokens, os usuários precisam se exercitar. Isso se chama Move-to-earn (mova-se para ganhar), um modelo criado a partir do play-to-earn (jogar para ganhar).

Desse modo, ao invés de jogar, os usuários ganham recompensas ao realizarem atividades físicas.

Vale a pena investir na GMT criptomoeda?

Depende. Primeiramente, não existe nenhuma forma de prever quais ativos irão se valorizar no futuro ou não.

Sendo assim, é impossível dizer se vale a pena investir em GMT com o intuito de lucrar com a valorização. Além disso, é preciso levar em conta o seu perfil de investidor e objetivos com a aplicação.

Levar em conta o seu perfil é muito importante, pois as criptomoedas costumam ser bem voláteis. Sendo assim, ela não é uma boa escolha para todos os perfis de investidores.

Já a questão dos objetivos é importante para que você escolha a cripto que mais se encaixe com o seu objetivo. Afinal de contas, existem diversos tipos e projetos de criptos.

Como e onde comprar a GMT criptomoeda?

O aplicativo Stepen funciona por meio de um sistema de gamificação.

Sendo assim, depois de comprar um NFT de tênis, os usuários podem ganhar tokens através de desafios que envolvem caminhadas e corridas.

Ou seja, o aplicativo tem como base o sistema Move-to-earn (mova-se para ganhar), um modelo criado a partir do play-to-earn (jogar para ganhar).

Nesse sentido, ao invés de jogar, os usuários do Stepen praticam atividades físicas e ganham recompensas.

LEIA MAIS

Como ganhar dinheiro com criptomoedas? 6 formas!

Como funciona o empréstimo de criptomoedas?

É possível fazer dinheiro com criptomoedas?

Como funcionam os fundos de criptomoedas?

Quais são as principais criptomoedas do mercado e como funcionam?

Carteira virtual, o que? Como funciona, tipos, vantagens e desvantagens

Vale a pena comprar Bitcoin e Ethereum no Nubank?

Fontes: Coinext, Investidor 10 e Exame.