Criptomoedas do metaverso: conheça algumas das principais

3 de novembro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 0 seg


As criptomoedas do metaverso são as moedas digitais criadas para realizar transações online dentro das plataformas do metaverso e jogos do tipo earn-to-pay.

Essa realidade virtual é projetada em blockchain, portanto as transações feitas com criptomoedas são seguras e confiáveis.

Atualmente, essas criptos são vendidas em corretoras especializadas e existem opções no mercado com preços bem atrativos.

Uma vantagem de investir nesse tipo de criptomoeda, é que existe um grande potencial de valorização. A desvantagem é que os preços passam por constantes oscilações.

Além disso, não existe garantia de que certa cripto irá se valorizar. Sendo assim, é preciso analisar bem a criptomoeda antes de investir nela.

Para que as criptomoedas no metaverso servem?

Em síntese, as criptomoedas no metaverso servem como dinheiro. Não é atoa que elas também são chamadas de “moedas do Metaverso”, “Tokens do Metaverso” e “Cripto do Metaverso”.

Portanto, com as criptomoedas é possível fazer várias transações financeiras no metaverso como, por exemplo:

  • Fazer transferências e operações comerciais entre os usuários

  • Interagir com os aplicativos do metaverso

  • Por fim, comprar e vender terrenos, pagar produtos, customizar o avatar e afins

Principais criptomoedas do metaverso

As principais criptomoedas do metaverso são:

1- Decentraland (MANA)

O Decentraland é um dos principais metaversos da atualidade. A proposta do Decentraland é a mesma idealizada por Zuckerberg.

Ou seja, ele é um jogo onde os usuários criam avatares e interagem entre si. Desse modo, trata-se de uma vida virtual que busca simular a vida real.

Enfim, nesse metaverso existem duas criptmoedas: MANA e LAND. Uma curiosidade é que, desde a sua criação, em 2017, a MANA já chegou a valorizar mais de 15.000%.

2- The Sandbox (SAND)

Assim como o Decentraland, o The Sandbox é um dos principais metaversos da atualidade. O The Sandbox é um jogo virtual que pode ser acessado por celular ou computador.

A proposta é que o usuário crie seu avatar e interaja no mundo virtual. Ou seja, a proposta é bem parecida com o Decentraland.

Sendo que a cripto do The Sandbox (SAND) também passou por uma valorização recente.

3- Gala (GALA)

A Gala Games tem uma criptomoeda chamada GALA. Essa cripto serve como forma de recompensa e como instrumento de troca entre os jogadores.

Além disso, os usuários podem usar a GALA para serem ouvidos na governança do Gala Games. Com isso, eles podem fazer parte da criação de novos conteúdos e no desenvolvimento do jogo.

4- Criptomoedas do metaverso: Yield Guild Games (YGG)

Em resumo, a Yield Guild Games é a maior guilda do mundo, atuando em jogos de metaverso. Sendo que uma guilda é uma associação de jogadores que se unem para montar times e jogar juntos.

A Yield Guild Games, em específico, tem como foco os jogos de metaverso. Além disso, a guilda oferece scholarships, isto é, bolsas para quem quer ganhar dinheiro com esses jogos, mas não tem condições de investir.

Enfim, a criptomoeda YGG do Yield Guild Games foi lançada a pouco tempo.

5- Chromia (CHR)

A Chromia é uma plataforma blockchain que funciona como suporte para os jogos, projetos e aplicativos descentralizados feitos no metaverso. Sendo que a sua cripto é a CHR.

Acontece que todos os jogos relacionados com o metaverso dependem de uma plataforma que fornece estrutura para as transações entre jogadores, compra e venda de novos itens e afins.

Muitas plataformas atuais não têm um suporte que esteja de acordo com o dinamismo necessário para o bom funcionamento de um jogo.

Desse modo, a Chromia surgiu como uma resposta à ineficiência das concorrentes. Para você ter uma ideia, mais de  28.000 projetos já usam a plataforma em suas estruturas.

6- Axie Infinity (AXS)

O Axie Infinity é um jogo que tem como moeda o AXS. Recentemente o jogo passou a fazer muito sucesso, o que causou uma grande valorização na criptomoeda.

Sendo que, assim como outras criptomoedas do metaverso, a AXS é baseada na blockchain Ethereum. 

7- Criptomoedas do metaverso: ALICE (My Neighbor Alice)

Alice é um jogo de construção multiplayer, cuja criptomoeda é a My Neighbor Alice.

Sendo assim, é com a My Neighbor Alice que os usuários conseguem comprar terrenos no ambiente virtual, construir e coletar itens.

Vale destacar que a ALICE está registrada na blockchain pública de código aberto Chromia.

Sendo que a plataforma faz a combinação de experiências de jogo com um ecossistema para jogadores que queiram fazer a coleta e trocar Tokens.

8- Theta (THETA)

O Theta é uma rede alimentada por um blockchain que tem como foco o streaming de vídeos e compartilhamento de conteúdos peer-to-peer (P2P).

A sua criptomoeda é o token THETA, usado pelos usuários para fazer várias tarefas na rede e realizar operações financeiras.

9- Polygon (MATIC)

A criptomoeda do metaverso da Polygon é a MATIC. Em síntese, essa cripto pode ser usada como ferramenta para validar transações na rede ou para pagar as taxas no desenvolvimento de projetos na sua blockchain.

10- Yeld Guild Games (YGG)

Por fim, o Yeld Guild Games é uma organização autônoma descentralizada que investe em tokens não fungíveis (NFTs), mundos virtuais e jogos baseados em blockchain relacionados ao metaverso.

Dessa forma, o seu intuito é criar a maior economia virtual do mundo. Sendo assim, quem tem essa moeda pode se beneficiar de ativos de propriedade da comunidade e trocar os lucros obtidos dos tokens.

Além disso, o projeto permite que os jogadores invistam em ativos do metaverso, sobretudo em NFTs. Em troca eles recebem uma remuneração em forma de YGG.

Vantagens e desvantagens de investir em criptomoedas do metaverso

A grande vantagem de investir em criptomoedas do metaverso, é que elas têm um grande poder de valorização.

Ou seja, elas podem se valorizar e você pode lucrar com a diferença entre o preço de compra e de venda. No entanto, não existe garantia de valorização.

De fato, as criptomoedas são ativos bem voláteis, que passam por constantes oscilações de preços. Inclusive, essas variações constantes de preços é uma das desvantagens de investir em criptos.

Isso porque é preciso muito estômago para lidar com as mudanças de preços. Por isso, esse tipo de aplicação não é recomendado para todos os perfis de investidores.

Como investir em criptomoedas do metaverso?

Para investir em criptomoedas do metaverso, procure empresas de fundos de investimentos abertas ao público em geral ou por meio de corretoras especializadas.

A maior parte dessas empresas de fundos de investimentos estão nos EUA, mas no Brasil existem algumas corretoras que prestam esse tipo de serviço.

LEIA MAIS

Como funciona o empréstimo de criptomoedas?

É possível fazer dinheiro com criptomoedas?

Como funcionam os fundos de criptomoedas?

Jogos NFT: os melhores para ganhar dinheiro

Como ganhar dinheiro com criptomoedas? 6 formas!

Quais são as principais criptomoedas do mercado e como funcionam?

Mercado Coin: conheça a criptomoeda do Mercado Livre

Fontes: Seu dinheiro, Remessa online e Rock content.