Carteira virtual: o que, como funciona e quais o tipos?

13 de abril de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 8 min, 2 seg


As carteiras virtuais são aplicativos de armazenamento de dinheiro virtual e criptomoedas. Elas são uma opção prática para guardar dinheiro, fazer pagamentos, receber criptos e ainda fazer transações de compra e venda de criptos.

Também chamadas de carteiras digitais ou digital wallets, é possível usá-las em vários tipos de dispositivos, como celular e computador.

Cada dispositivo possui suas próprias vantagens e desvantagens. Nesta matéria, você vai saber o que é e como funciona a carteira virtual, assim como apresentar quais são as vantagens e desvantagens dessa inovação.

O que é uma carteira virtual?

As carteiras virtuais são softwares usados no armazenamento de dinheiro virtual e de criptomoedas como, por exemplo, Bitcoin, Ethereum e Litecoin.

Ao invés de deixar as criptomoedas na corretora, é muito mais seguro transferir as suas criptos para uma carteira virtual. Além de armazenar dinheiro virtual, essas carteiras servem para verificar o saldo da conta, receber moedas e realizar transferências. Dessa maneira, elas funcionam como aplicativos que podem ser usados em vários dispositivos, como smartphones e desktops.

Se, por exemplo, uma pessoa quiser pagar uma conta em um estabelecimento (físico ou digital) por meio do celular, basta ter o aplicativo instalado, com os dados bancários e realizar o pagamento em estabelecimentos que também aderem ao serviço. 

Como ela funciona?

Como as carteiras virtuais funcionam como aplicativos para celular e computador, o principal objetivo delas é promover agilidade no dia a dia, por meio da redução do tempo necessário para fazer pagamentos. 

Com uma carteira virtual ao seu alcance, você pode, por exemplo, fazer o pagamento aproximando o aparelho da maquininha física da loja ou lendo o QR Code do produto.  Portanto, quem tem carteira virtual no celular pode optar por carregar ou não a carteira física, já que é possível substituir a carteira tradicional pelo celular. 

Quais são os tipos de carteira virtual?

Listamos abaixo os principais tipos de carteira de criptomoeda. Confira elas:

Hot wallet

As hot wallets são todas as carteiras que ficam conectadas com a internet, podendo ser acessadas por aparelhos desktops, mobile e Web.

A vantagem dessas carteiras é a facilidade de acesso, já que elas ficam conectadas na internet. No entanto, essa conexão também é uma desvantagem, já que ficam mais vulneráveis a ataques hackers.

Cold Wallets

Temos, também, as cold wallets (carteiras frias) que são as carteiras offline.

Esse tipo de carteira é armazenada em dispositivos físicos e são mais seguras do que as hot wallets, pois os riscos de ataques hackers são menores.

Desktop

As digital wallets de desktop funcionam no computador ou no notebook. Elas se parecem com as carteiras móveis, mas são mais seguras.

Nesse caso, o usuário possui duas chaves privadas que ficam gravadas no disco rígido (HD) da máquina. Exatamente por esse motivo, é mais difícil ser invadida ou roubada.

Antes de fazer o download do software, confira as avaliações sobre ele e só baixe depois que você tiver certeza de que não se trata de um programa que irá infectar sua máquina. Combinado?

Mobile

As carteiras digitais em dispositivos móveis (mobile) são as mais usadas, já que possuem a grande vantagem da mobilidade.  Para acessá-las, basta instalar o aplicativo no celular e realizar as transações financeiras do dia a dia com total segurança. Essas carteiras contam com chaves privadas, e as transações ocorrem através de QR Code. 

É importante, antes de escolher um aplicativo, verificar as avaliações dos usuários e quantas estrelas ele tem. Desse modo, você escolhe a carteira que mais se encaixa às suas necessidades. 

Web

As carteiras virtuais online são acessíveis através de senha e usuário.

Essa é uma opção bastante viável, mas não é tão segura. Isso porque a chave privada de cada usuário fica armazenada na nuvem dentro de um servidor, e estão sujeitas a fraudes e ataques de hackers. Portanto, todo cuidado é sempre pouco.

Hardware wallet

As carteiras digitais em hardware são uma das opções mais seguras disponíveis hoje. Essas carteiras são um dispositivo físico, que funciona de maneira similar a um pen drive.

Sendo assim, o armazenamento é feito off-line, o que impede que os dados sejam roubados por meio da internet. Além disso, saiba que elas são dispositivos autônomos e criptografados. 

Como as carteiras de hardware são a alternativa mais segura, elas são usadas, sobretudo, pelas pessoas que frequentemente realizam grandes movimentações de dinheiro.

Entretanto, elas custam bem mais caro do que as outras opções de carteiras digitais disponíveis no mercado.

Paper Wallet

Uma paper wallet, ou carteira de papel, é um tipo de carteira que opera por meio da impressão de suas chaves de acesso. O usuário imprime as chaves de acesso e as armazena em um local seguro. Dessa forma, o acesso às criptomoedas só é possível por meio das chaves contidas nesse papel, que nunca devem ser perdidas.

Este é o tipo de carteira mais segura disponível, pois, desde que o papel seja mantido em segurança, ninguém pode acessar suas criptomoedas.

Lembre-se de tomar muito cuidado para não perder este importante documento, pois ele é a única maneira de acessar sua carteira.

Carteiras virtuais são seguras?

Sim, as carteiras virtuais são seguras porque contam com recursos de proteção. Basicamente, a segurança das transações monetárias ocorre por meio de criptografia que cria chaves de acesso, evitando fraudes.

Além disso, as digital wallets fazem a armazenagem dos registros de endereços de origem e destino dos usuários que realizam as transações.  Assim, é registrada uma transferência na Blockchain e ocorre a atualização dos saldos das carteiras, a qual visa impedir roubos nas transações realizadas dentro da plataforma.

De toda forma, tudo que está online está sujeito a ataques hackers, então o mais seguro é utilizar carteiras offline.

Quais são as vantagens da carteira digital?

Abaixo, você encontra algumas vantagens do uso das carteiras virtuais:

Segurança das criptos na carteira virtual

Armazenar as criptomoedas em carteiras digitais é mais seguro do que deixar as criptos na conta da corretora, por causa do risco de ataques hackers.

Diversidade de uso

Além de armazenar criptos, as carteiras servem para verificar saldo da conta, receber moedas e realizar transferências.

Praticidade da carteira digital

Você pode realizar várias operações, tais como transferir e receber criptos dentro de um único local, o que é bem prático.

Descontos em parceiros

Algumas carteiras virtuais têm parcerias com mercados, marketplaces, lojistas e farmácias, o que proporciona descontos especiais aos usuários da carteira.

E as desvantagens?

Por outro lado, as desvantagens das carteiras virtuais são as seguintes:

Dependência de tecnologia

No caso de carteiras que dependem de dispositivos móveis ou computadores, há uma dependência da tecnologia. Pode ocorrer, por exemplo, que a bateria do seu celular acabe e atrapalhe possíveis operações.

Ausência de suporte presencial

O objetivo de uma carteira virtual é permitir que você realize todas as operações online, o que implica não ter acesso a um suporte presencial.

Para muitas pessoas, essa abordagem não apresenta problemas, já que preferem resolver questões por meio de chat, telefone ou e-mail. No entanto, algumas pessoas realmente apreciam o suporte presencial.

Dependência da internet

Por fim, dependendo do tipo de sua carteira, você tem a dependência da internet para realizar operações com a carteira virtual.

Como escolher a carteira mais adequada?

Escolher a carteira virtual mais adequada depende de vários fatores. Aqui estão algumas coisas que você deve considerar:

Compatibilidade com o seu dispositivo e sistema operacional

Verifique se a carteira virtual é compatível com o seu dispositivo (smartphone, tablet, computador) e o sistema operacional que você usa (Android, iOS, Windows, etc.).

Disponibilidade em estabelecimentos comerciais e serviços online

Algumas carteiras virtuais são aceitas em mais lugares do que outras. Verifique se a carteira virtual que você está considerando é amplamente aceita nos lugares onde você costuma fazer compras.

Taxas e condições de uso

Algumas carteiras virtuais podem cobrar taxas por certos tipos de transações. Além disso, elas podem ter limites de transações e taxas de conversão de moedas.

Recursos e benefícios oferecidos

Algumas carteiras virtuais oferecem recursos adicionais, como cashback em compras, rendimentos pelo valor depositado, a possibilidade de pedir um cartão de crédito físico ou virtual, entre outros.

Reputação e avaliações de usuários

Verifique as avaliações e comentários de outros usuários sobre a carteira virtual. Isso pode lhe dar uma ideia da confiabilidade e qualidade do serviço.

Segurança

A segurança é um aspecto crucial ao escolher uma carteira virtual, sobretudo para quem tem muitas moedas virtuais armazenadas. Verifique quais medidas de segurança a carteira virtual utiliza para proteger suas informações e seu dinheiro.

Mas lembre-se: é importante pesquisar bastante antes de começar, conversar com quem já utiliza a carteira virtual e buscar todas as opções disponíveis.

Fontes: Magnetis, Mobills, Rico, Exame, Biz capital, Capital reseach e Empreender dinheiro,