As carteiras virtuais funcionam como aplicativos de armazenamento de dinheiro virtual e criptomoedas. Através delas, é possível não apenas consultar o saldo disponível, mas também realizar transações de compra e venda.
É possível usar as carteiras virtuais em vários tipos de dispositivos, como celular e computador. Cada dispositivo possui suas próprias vantagens e desvantagens. Por exemplo, no computador, é mais seguro, mas não é tão prático para carregar.
Por outro lado, é possível substituir a carteira física pelo celular e facilitar as transações no dia a dia. Enfim, a escolha do melhor dispositivo depende das suas necessidades.
O que são carteiras virtuais?
As carteiras virtuais, também chamadas de carteiras digitais ou digital wallets, são softwares usados no armazenamento de dinheiro virtual e de criptomoedas, como, por exemplo, Bitcoin, Ethereum e Litecoin.
Além de armazenar dinheiro virtual, elas podem ser utilizadas também para verificar saldo da conta, receber moedas e realizar transferências. Sendo assim, essas carteiras funcionam como aplicativos que podem ser usados em vários dispositivos, como smartphones e desktops.
Bitcoin trade
Se, por exemplo, uma pessoa quiser pagar uma conta em um estabelecimento (físico ou digital) através do celular, basta ter o aplicativo instalado, com os dados bancários e realizar o pagamento em estabelecimentos que também aderem ao serviço.
Como as carteiras digitais funcionam?
As carteiras virtuais são softwares que funcionam como aplicativos para celular ou computador. O principal objetivo das carteiras virtuais, é promover agilidade no dia a dia, por meio da redução do tempo necessário para realizar pagamentos.
Por exemplo, com a carteira virtual, você pode realizar o pagamento apenas aproximando o aparelho da maquininha física da loja ou lendo o QR Code do produto. Ou seja, quem possui carteira virtual no celular, pode optar por carregar ou não a carteira física, já que é possível substituir a carteira tradicional pelo celular.
Diário da região
A segurança das transações monetárias ocorre por meio de criptografia que cria chaves de acesso, evitando fraudes. Além disso, as digital wallets fazem a armazenagem dos registros de endereços de origem e destino dos usuários que realizam as transações. Dessa maneira, é registrada uma transferência na Blockchain e ocorre a atualização dos saldos das carteiras.
Tipos de carteiras digitais
As digital wallets podem ser categorizadas de acordo com o dispositivo em que ela é instalada:
1- Carteira virtual móvel
As carteiras digitais em dispositivos móveis são as mais usadas, já que possuem a grande vantagem da mobilidade. Portanto, basta instalar o aplicativo no celular e realizar as transações financeiras do dia a dia. Essas carteiras contam com chaves privadas e as transações ocorrem através de QR Code.
Ao escolher um aplicativo, verifique as avaliações dos usuários e quantas estrelas ele tem, assim você escolhe a carteira que mais se encaixa às suas necessidades.
Panorama crypto
2- Desktop
As digital wallets de desktop devem ser instaladas no computador ou no notebook. Elas são parecidas com as carteiras móveis, porém, são mais seguras. Isso porque o usuário possui duas chaves privadas que ficam gravadas no disco rígido (HD) da máquina.
Desse modo, é mais difícil, caso alguém tente roubar os dados do computador. Antes de fazer o download do software, confira as avaliações sobre ele e só baixe algo depois que você tiver certeza que não se trata de um programa que irá infectar sua máquina.
3- Carteira digital de Hardware
As carteiras digitais em hardware são consideradas como a opção mais segura. Essas carteiras são um dispositivo físico, que funcionam de maneira similar aos pen drives.
Sendo assim, o armazenamento é feito off-line, o que impede que os dados sejam roubados através da internet. Além disso, elas são dispositivos autônomos e criptografados.
Rebel
Como as carteiras de hardware são a alternativa mais segura, elas são usadas sobretudo pelas pessoas que frequentemente realizam grandes movimentações de dinheiro. Entretanto, elas custam bem mais caro do que as outras opções de carteiras digitais.
4- Online
Por fim, temos ainda as carteiras virtuais online, que são acessíveis através de senha e usuário. Essa é uma opção bastante viável, contudo, não é tão segura. Acontece que, a chave privada de cada usuário fica armazenada na nuvem dentro de um servidor. Logo, elas estão sujeitas a fraudes e ataques de hackers.
Vantagens e desvantagens
A principal vantagem de usar uma carteira virtual é a facilidade do armazenamento e do uso de dinheiro virtual e criptomoedas. Essa também é uma opção bem prática, que pode substituir a necessidade de andar com carteira e com dinheiro físico.
Outra vantagem é que as transações são realizadas rapidamente e existem diversas opções de dispositivos, que se encaixam de acordo com as necessidades dos usuários. Por outro lado, é preciso considerar a segurança. As carteiras de hardware são bastante seguras e podem ser usadas frequentemente.
Freepik
No entanto, as outras opções devem ser vistas com cautela, já que estão susceptíveis a ataques de hackers que podem roubar todo o seu dinheiro.
Por isso, ao escolher uma carteira, considere quais são suas necessidades. Se a intenção for apenas realizar transações rápidas (e não deixar o dinheiro lá), as carteiras para celular podem ser uma boa alternativa.
Em contrapartida, se você precisar de um pouco mais de segurança, usar o desktop pode ser uma boa saída. Por fim, se você for movimentar grandes quantias de dinheiro, é melhor investir em uma carteira de hardware. Para as criptomoedas, você pode recorrer também às Paper Wallet, o que é? Definição, como funciona e segurança da carteira
Fontes: Magnetis, Capital reseach e Empreender dinheiro,
Imagens: Bitcoin trade, Suno, Diário da região, Rebel, Panorama crypto e Freepik