CR2 Empreendimentos Imobiliários

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker CRDE3
Fundador CR2 Administradora de Recursos Ltda
Presidente da empresa Felipe Shalders
Alavancada? Sim
Registra lucro? Não
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribuí dividendos desde 2007, com algumas exceções neste período. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Participação do Estado 0%
Ano de fundação 2006
Ano do IPO 2007
Setor de atuação Consumo Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos da CR2
Principais produtos

Realiza a incorporação de empreendimentos imobiliários residenciais.

O que a empresa faz?

A CR2 Empreendimentos Imobiliários é uma empresa que atua na incorporação de empreendimentos imobiliários residenciais. As suas atividades ocorrem no eixo Rio – São Paulo 

A CR2 é focada no ciclo de vida do cliente. Isso significa que ao atender as famílias, ela leva em conta as diferentes necessidades dos clientes, de acordo com a fase da vida que eles estão vivendo.

Por exemplo, dependendo da fase da vida do cliente, ele necessita de um apartamento próximo a modais de transporte ao invés de morar em condomínios horizontais em regiões mais afastadas.

CR2 Empreendimentos Imobiliários - CRDE3

Para oferecer as soluções de acordo com as necessidades dos clientes, a empresa atua através de parcerias estratégicas, com o intuito de aproveitar ao máximo o que cada parceiro pode oferecer.

Sendo que, geralmente, a CR2 procura por parceiros para cada projeto e prioriza a região onde o empreendimento deve ser realizado. Um detalhe importante é que mesmo com as parcerias, a CR2 tem total controle de todas as etapas da incorporação.

Esse controle inclui o conhecimento do nível de risco, nível de liquidez, velocidade de construção, custo e preço. Enfim, os segmentos que a CR2 consegue operar são:

  • Residencial econômico;
  • Residencial de alta renda;
  • Shoppings centers;
  • Empreendimentos comerciais diversos.

Breve história da empresa

A CR2 foi fundada no dia 10 de janeiro de 2006. Os seus fundadores foram administradores com mais de 10 anos de atuação no mercado imobiliário brasileiro, o que fez com que a empresa desde o seu nascimento já contasse com um time com ampla experiência no setor.

CR2 Empreendimentos Imobiliários - CRDE3

Além disso, os fundadores da CR2, também já tinham fundado a CR2 Administradora de Recursos Ltda. Em resumo, a CR2 Administradora foi fundada em 1998, com o intuito de atuar como gestora de empreendimentos imobiliários desenvolvidos através de SPEs.

Em 2007, a CR2 Empreendimentos Imobiliários abriu o seu capital na bolsa de valores e foi listada no segmento de Novo Mercado, o mais alto nível de governança. Durante algum tempo, a empresa incorporou e lançou projetos.

Porém, devido a diversos fatores, inclusive a crise do subprime, a empresa começou a entrar em declínio na quantidade de lançamentos. Dessa forma, ela passou a diminuir as suas atividades, apesar de não ter falta de liquidez.

Ou seja, a empresa não entrou em recuperação judicial e não teve problemas de liquidez. No entanto, ela entrou em um hiato e ficou em stand by por cerca de uma década.

Sendo assim, a CR2 administrava um pouco do estoque de alguns empreendimentos e ficou com um grande land bank (banco de terrenos). Ela estava sendo controlada, basicamente, por três grupos: Banco Itaú, Squadra e antigos sócios-fundadores da companhia.

CR2 Empreendimentos Imobiliários - CRDE3

O restante estava pulverizado no mercado. Foi nesse momento que entrou em cena a Total Log. Em resumo, a Total Log é um grupo de empresas que teve origem nos postos de gasolina no Rio de Janeiro e que estava interessada em expandir a sua atuação no mercado imobiliário.

Desse modo, entre 2020 e 2021 a Total Log negociou com o Itaú e adquiriu a participação do Itaú, se tornando controladores da CR2. Com isso, a empresa está basicamente nascendo de novo, com novos planos e objetivos.


Diretoria

Felipe Shalders (Diretor Presidente)

Khrislla Pimentel Assunção (Diretora Jurídica)


Conselho administrativo

Eduardo Valentim de Araujo (Presidente)

Ronaldo Amaral (Vice-Presidente)

Rafael Santiago Salles

Fernando Perez Romanelli

Carlos Antonio Guedes Valente


Principais concorrentes

Construtora Adolpho Lindenberg (CALI4, CALI3)

Cyrela Brazil Realty (CYRE3)

Direcional Engenharia (DIRR3)

Even Construtora e Incorporadora (EVEN3)

Ez Tec Empreendimentos e Participações (EZTC3)

Gafisa (GFSA3)

Helbor Empreendimentos (HBOR3)

Inter Construtora e Incorporadora (INNT3)

JHSF Participações (JHSF3)

João Fortes Engenharia (JFEN3)

Mitre Realty Empreendimentos e Participações (MTRE3)

Moura Dubeux Engenharia (MDNE3)

MRV Engenharia e Participações (MRVE3)

PDG Realty (PDGR3)

RNI Negócios Imobiliários (RDNI3)

Rossi Residencial (RSID3)

Tecnisa (TCSA3)

Trisul (TRIS3)

Viver Incorporadora e Construtora (VIVR3)


Perspectiva para o futuro

Depois de anos em standy by, onde o seu futuro era incerto, a CR2 voltou ao mercado. Sendo assim, em 2021 a empresa deu início ao seu processo de reestruturação e na elaboração de um novo planejamento estratégico.

Com isso, a empresa iniciou o seu processo de expansão em São Paulo e Rio de Janeiro, com o objetivo de aumentar o alcance dos seus projetos, mas mantendo o foco no desenvolvimento de produtos versáteis e personalizados.

Desse modo, no mês de setembro de 2021, a empresa celebrou o contrato para a realização de 7 empreendimentos imobiliários no estado do Rio de Janeiro. Sendo que os empreendimentos estão localizados em Madureira, Campo Grande, Santíssimo, Bangu e Mangaratiba.

CR2 Empreendimentos Imobiliários - CRDE3

No total, os projetos possuem um potencial de Valor Geral de Vendas (VGV) acima de R$ 300 milhões. Além disso, nos próximos anos a empresa pretende focar a sua atuação no projeto Casa Verde e Amarela, o antigo Minha Casa, Minha Vida.

Em resumo, são grandes as expectativas para o futuro da CR2, já que ela pretende começar a lançar produtos no Rio de Janeiro no primeiro trimestre de 2022 e em São Paulo a partir do segundo trimestre.

Apesar das expectativas, a empresa precisa lidar com o recente aumento dos custos de construção, que podem impactar na rentabilidade dos empreendimentos.


Composição acionária

CRDE3 Acionista Percentual
1 Itau Unibanco S/a 19,64%
2 Squadra Investimentos - Gestão de Recursos Ltda. 18,58%
3 Carlos Antonio Guedes Valente 17,26%
4 Claudio Coutinho Mendes 8,37%
5 The Bank Of New York Adr Department 5,04%
6 Rogerio Furtado Moreira 3,75%
7 Ana Leticia Cavalcante Brandao 2,27%
8 Outros 25,09%