Grupo Kallas

Informações atualizadas em 25/04/2023

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker KLAS3
Fundador Emílio Kallas
Presidente da empresa Emilio Rached Esper Kallas
Alavancada? Sim
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa não tem um histórico consistente de distribuição de dividendos. Acesse os dados financeiros da empresa clicando nesse link. 

Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1983
Ano do IPO 2020
Setor de atuação Consumo Cíclico
Recuperação judicial? Não
Links úteis
  1. RI
Principais produtos

O Grupo Kallas conta com algumas frentes de negócios que atuam em diferentes frentes do mercado imobiliário, tais como construção, incorporação, urbanismo e vendas. A sua atuação se dá por meio das suas controladas:

  • KAZZAS: é a construtora e incorporadora do Grupo Kallas, que tem como foco os empreendimentos de padrão econômico.
  • K’URB: essa empresa é especializada em loteamentos, voltada para o desenvolvimento de bairros planejados, com principal vocação residencial (primeira moradia).
  • KV: é a intermediadora responsável pelas vendas dos empreendimentos do Grupo Kallas.

O que a empresa faz?

O Grupo Kallas atua em diferentes frentes, tais como: construção, incorporação, urbanismo e vendas. No mercado residencial atua nos segmentos econômicos de médio e alto padrão. Desse modo, sua atuação ocorre por meio da Kazzas, K’URB e KV.

Em resumo, a Kazzas é uma construtora e incorporadora cujo foco são os empreendimentos de padrão econômico, sempre com o tripê de inovação, qualidade e sustentabilidade. A empresa atua também em programas habitacionais “Minha Casa Minha Vida”.

Grupo Kallas - KLAS3

Já a K’URB é uma empresa especializada em loteamentos que atua no desenvolvimento de bairros planejados com toda a infraestrutura de lazer, comércio e serviços. O foco prioritário de atuação da K’URB é no estado de São Paulo.

Por fim, a KV é a intermediadora responsável pelas vendas dos empreendimentos do Grupo, por meio de uma equipe de corretores treinados para adequar o perfil de cada cliente ao produto ideal dentro dos segmentos que o Grupo atua.


Breve história da empresa

O Grupo Kallas começou suas atividades em 1983, tendo como fundador o Emílio Kallas, Doutor em Engenharia Civil, pela POLI-USP.

Assim que foi criada, a empresa passou a atuar na construção de unidades residenciais para programas da Caixa Econômica Federal, como o Plano de Ação Imediata para Habitação – PAIH e o Programa de Arrendamento Residencial – PAR. Ela também participou dos programas habitacionais como a Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo – COHAB.

Já em 1990, o Grupo passou a atuar no mercado de média e alta renda. Nos anos seguintes, a companhia focou na diversificação da sua atuação e começou a desenvolver empreendimentos como shopping centers e hotéis. Nesse sentido, o foco principal de atuação do Grupo era no estado de São Paulo.

A estratégia do Grupo envolve um modelo de negócio integrado a toda a cadeia produtiva de seus empreendimentos. Ou seja, ela está presente desde a prospecção até a entrega do imóvel.

Com a crise financeira que afetou o Brasil entre 2014 e 2018, o Grupo reduziu o ritmo dos lançamentos imobiliários, focando seus esforços no aperfeiçoamento da capacidade de construção, prospecção e aquisição de novos terrenos.

Ao aproveitar esse cenário de crise e queda dos preços dos terrenos, a empresa conseguiu aumentar seu estoque com boas localizações e crescer em uma época em que a maior parte das empresas do setor estavam com problemas ou tiveram que encerrar suas atividades.

Grupo Kallas - KLAS3

Além disso, a construção para terceiros foi uma vertente que possibilitou que o Grupo mantivesse seus funcionários, evitando cortes de pessoal. Juntamente com a diversificação e crescimento da empresa, teve início uma importante reorganização societária para aumentar e eficiência e organização dos focos de atuação do Grupo.

Posteriormente, em 2015, o grupo criou a imobiliária KV com o intuito de focar mais nas vendas de estoques e futuros lançamentos.

No ano seguinte, o Grupo optou por segregar suas atividades de incorporação em dois grupos: na Kazzas, focada no segmento econômico, e na Kallas, focada em empreendimentos de médio e alto padrão.

Já em 2020, o Grupo fundou a K’URB, empresa de urbanismo focada no desenvolvimento de bairros planejados no estado de São Paulo.

Inclusive, apesar do cenário caótico que o mundo viveu em 2020, este foi um dos melhores anos para o Grupo Kallas, apresentando bons resultados em suas várias vertentes de atuação.

Além disso, em 2020 a empresa também realizou a sua abertura de capital e passou a ser listada na bolsa de valores. Por fim, em 2022, o Grupo entregou um volume de lançamentos na ordem de R$1,2 bilhão em VGV junto com um volume de vendas líquidas em VGV de R$1,145 bilhão.


Diretoria

Emilio Rached Esper Kallas (Co-CEO)

Raphael Esper Kallas (Co-CEO e Diretor de Relações com Investidores)


Conselho administrativo

Emilio Rached Esper Kallas (Presidente do Conselho)

Basílio Jafet (Membro Efetivo)

Felipe de Moura Prata (Membro Efetivo)


Principais concorrentes

Construtora Tenda (TEND3)

Cyrela (CYRE3)

Tecnisa (TCSA3)

JHSF (JHSF3)

Even (EVEN3)

Eztec (EZTC3)

MRV (MRVE3)

Helbor Empreendimentos (HBOR3)

Inter Construtora e Incorporadora (INNT3)

João Fortes Engenharia (JFEN3)

Mitre Realty Empreendimentos e Participações (MTRE3)

Construtora Adolpho Lindenberg (CALI4, CALI3)

Cr2 Empreendimentos Imobiliários (CRDE3)

Direcional Engenharia (DIRR3)

Gafisa (GFSA3)

Trisul (TRIS3)

Viver Incorporadora e Construtora (VIVR3)


Perspectiva para o futuro

O Grupo Kallas conta com fatores positivos que apontam para uma boa perspectiva de futuro. Um deles é que a empresa conta com uma boa diversificação dos segmentos de atuação o que aumenta as alternativas de negócio e incrementa as receitas.

Outro fator positivo da empresa é que ela apresenta uma boa resiliência em momentos de crise. Por exemplo, enquanto muitas empresas passavam por dificuldades financeiras em 2020, o Grupo Kallas teve um dos seus melhores anos.

Grupo Kallas - KLAS3

Além disso, diante do cenário de Covid-19 a companhia aumentou seus esforços para aumentar o número de vendas digitais, que atingiram uma participação de 14% no volume geral de vendas do Grupo, realizadas por meio da KV.

No entanto, a empresa tem alguns desafios pela frente. Por exemplo, esse setor de negócio costuma ser muito afetado pelo cenário econômico e pelas variações das taxas de juros.


Composição acionária

KLAS3 Acionista Percentual
1 Ther Gold Administração de Bens Participações 100%
2 Ações em Tesouraria 0,00%