Cartão de crédito Nubank: como funciona, limite e vale a pena?

21 de setembro de 2021, por Sidemar Castro

Tempo de leitura médio: 17 min, 12 seg


O cartão de crédito Nubank é um dos mais populares do Brasil. Ele se destaca, principalmente, por não cobrar cobrar tarifas e anuidades.  Outra vantagem desse banco virtual é sua facilidade de obtenção, através de um aplicativo instalado no celular. Além da fácil aprovação, até mesmo quem tem o “nome sujo” pode solicitar seu cartão.

Existem alguns poucos requisitos básicos como para a solicitação do cartão, como por exemplo, ser maior de idade, informar CPF e e-mail. Não é preciso ter uma renda mínima, mas o limite inicial é definido com base na renda mensal informada.

O que é o cartão Nubank?

O Nubank é uma empresa de tecnologia para serviços financeiros fundada em 2013, que inovou um sistema até então burocrático, com taxas abusivas e pouca atenção às necessidades básicas dos clientes. Com 85 milhões de clientes no Brasil, México e Colômbia, o Nubank está entre as maiores instituições financeiras digitais do mundo.

O primeiro produto do Nubank foi o “roxinho”, um cartão de crédito sem anuidade ou taxas e que pode ser completamente controlado pelo celular através de um aplicativo.

O roxinho foi o primeiro produto do Nubank, que atualmente é considerado uma startup unicórnio (nome dado a startups com valor de mercado igual ou acima de um bilhão de dólares). 

Quais os tipos de cartões de crédito do Nubank?

Cartão Internacional

O cartão internacional do Nubank não tem anuidade ou tarifas escondidas, com a bandeira Mastercard, e que pode ser completamente controlado pelo celular. Ele é aceito em mais de 30 milhões de estabelecimentos ao redor do mundo, além dos benefícios Mastercard.

Você pode criar novos cartões virtuais de crédito ou débito no seu aplicativo e proteger ainda mais suas compras online. Você também pode compartilhar o seu limite com outra pessoa, usando o cartão adicional. E ainda pode armazenar os dados do seu cartão nas carteiras digitais do Google Pay, Apple Pay e Samsung Pay e ter mais facilidade na hora de comprar.

No entanto, existem algumas taxas que podem ser cobradas em determinadas situações. Por exemplo, todas as compras realizadas com o cartão Nubank em moeda estrangeira estão sujeitas ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que é um imposto federal cobrado pelo governo em diversas operações financeiras. O IOF para gastos no cartão de crédito em moeda estrangeira é de 6,38% do valor total da compra.

Além disso, também é cobrado o spread, que é um valor aplicado sobre a cotação do dólar para cobrir custos adicionais que o Nubank tem com essas transações. O spread é de 4%.

Cartão Gold

O Nubank Gold tem entre suas principais vantagens, além da isenção de anuidade e taxas comuns, a garantia dos produtos comprados, como proteção contra roubo ou danos acidentais por até 30 dias após a compra e extensão da garantia original por até um ano, sem nenhum custo adicional.

Também tem um seguro que permite reembolso da diferença de valor quando o cliente compra uma mercadoria por um preço e encontra o mesmo produto em outro estabelecimento por um valor mais baixo.

Além disso, o Nubank Gold também oferece outros diferenciais, como a participação no programa Nubank Rewards, mediante pagamento de uma taxa mensal. Complementando, ele também conta com todos os benefícios do cartão internacional.

Cartão Platinum

O Nubank Platinum é um cartão de crédito destinado a pessoas com uma renda maior, além de ser mais indicado para quem viaja com frequência. O Nubank avalia o histórico de consumo de cada cliente e, com base no perfil de gastos do cliente, eles liberam a versão Platinum do cartão.

Ele oferece todos os benefícios do cartão Gold, mais alguns extras, como um programa de recompensas exclusivo, o Mastercard Surpreenda. Ele permite acumular pontos e trocar por produtos e serviços. Também tem um serviço de concierge, que ajuda o cliente a planejar viagens, reservar restaurantes, comprar ingressos e muito mais. E ele ainda tem acesso a ofertas especiais em hotéis, lojas e experiências.

O Nubank Platinum oferece muitas vantagens para seus clientes, como consultoria de destinos turísticos, seleção de resorts e hotéis, seguro de emergências médicas em viagens, seguro de automóveis, ofertas internacionais, entre outras.

Além disso, o Nubank Platinum também oferece mais diferenciais, como a participação no programa Nubank Rewards, mediante pagamento de uma taxa mensal.

Cartão Ultravioleta

O Nubank Ultravioleta é o cartão premium do Nubank, sem anuidade e da bandeira Mastercard Black. Ele tem 1% de cashback em todas as compras no crédito, que cresce 200% do CDI e pode ser usado quando e como você quiser. Ele também tem acesso aos benefícios Mastercard Black, como seguro viagem, sala VIP em aeroportos, Wi-Fi grátis em mais de 1 milhão de pontos e muito mais. Além disso, ele tem um design exclusivo, feito de metal, que muda de cor conforme a luz.

O Nubank Ultravioleta oferece muitas vantagens para seus clientes. Aqui estão algumas delas:

Cashback: O Ultravioleta oferece 1% de cashback em todas as compras no crédito, que cresce 200% do CDI e pode ser usado quando e como você

Conta digital: A conta digital do Nubank tem transferências ilimitadas e gratuitas, via TED ou Pix, sem tarifas de manutenção, onde seu dinheiro rende mais do que a poupança.

Atendimento humano: O Nubank oferece atendimento humano de verdade, disponível 24 horas por dia.

Cartão PJ

O cartão PJ do Nubank é um cartão de crédito para pessoas jurídicas, ou seja, para empresas. Ele foi criado para ajudar empreendedores a gerenciar melhor as finanças de seus negócios, oferecendo uma opção de crédito sem anuidade e com muitos benefícios. Com o cartão PJ do Nubank, é possível separar as despesas pessoais das despesas da empresa, facilitando a organização financeira e o controle de gastos.

Além disso, o cartão PJ do Nubank oferece muitas vantagens, como cashback em compras no débito, descontos em serviços e produtos para empresas, TEDs gratuitas e ilimitadas, Pix no crédito e parcelamento de boletos.

Quais são as vantagens do cartão Nubank?

O cartão de crédito Nubank funciona online, o que possibilita uma série de vantagens.

Sem tarifas e anuidade

O cartão de crédito Nubank Gold não possui anuidade, ou seja, não são cobradas tarifas pela sua contratação.

Sem as estruturas robustas dos bancos tradicionais, o Nubank consegue oferecer um cartão de crédito sem tarifas e anuidade.

Aplicativo completo

Outra vantagem é que o aplicativo do Nubank é bem completo, o que permite que o cliente controle seus gastos, confira os limites e realize os pagamentos. Em relação ao pagamento, você pode pagar a fatura no aplicativo ou recebê-la por e-mail e pagar pela internet, lotérica ou qualquer agência bancária.

A conta digital do Nubank tem transferências ilimitadas e gratuitas, via TED ou Pix, sem tarifas de manutenção, onde seu dinheiro rende mais do que a poupança.

Além disso, no aplicativo você pode bloquear o seu cartão imediatamente em caso de perda e fazer o desbloqueio quando ele for encontrado. O aplicativo está disponível para Android (de no mínimo 4.0), iOS e Windows Phone.

Atendimento ao cliente

Outra vantagem do cartão de crédito Nubank é o atendimento ao cliente. Como este é um cartão emitido por um banco digital, o cliente não precisa ir até a agência e ficar horas na fila para resolver um problema. Sendo assim, todos os possíveis problemas com o cartão são resolvidos de maneira digital, o que é mais fácil e rápido. 

Contactless do cartão de crédito Nubank

Outra vantagem é a tecnologia contactless (sem contato). Em síntese, com essa tecnologia os clientes conseguem realizar compras aproximando o cartão da maquininha, sem a necessidade de inserir.

A tecnologia funciona tanto para compras na opção de crédito, quanto débito. Essa é uma tecnologia que pode facilitar bastante no seu dia a dia. No entanto, caso você não queira usar essa função, basta acessar o aplicativo e desativar.

Programa de pontos

O banco tem também a vantagem de que o cartão de crédito Nubank tem um programa de pontos, o Nubank Rewards.

Cada R$ 1,00 gasto equivale a 1 ponto acumulado, que não expira. Entretanto, é preciso pagar uma taxa mensal para fazer parte do programa, por isso, a adesão é opcional.

E as desvantagens?

O cartão Nubank é um dos mais populares entre os brasileiros que buscam uma opção de crédito sem anuidade e com controle pelo aplicativo. No entanto, como todo produto financeiro, ele também tem suas desvantagens. Algumas delas são:

Taxa de uso no exterior

Uma das desvantagens do Nubank é que ele cobra taxa para uso no exterior e para compras em moedas estrangeiras. A taxa é de 4% do valor total da compra.

Não tem banco físico

O Nubank é um banco digital, ou seja, não possui agências de atendimento físicas. Isso pode ser uma desvantagem para clientes que utilizam esse serviço, especialmente para saques e consultas.

A dificuldade para aumentar o limite

Muitos clientes reclamam que o Nubank não libera um limite de crédito adequado ao seu perfil e renda, e que o processo para solicitar um aumento é demorado e burocrático.

 A dependência do celular e da internet

O cartão é gerenciado pelo aplicativo, que requer um smartphone compatível e uma conexão estável. Se o usuário ficar sem bateria, perder o aparelho ou ficar sem sinal, pode ter dificuldades para acessar sua conta, pagar a fatura ou bloquear o cartão em caso de roubo ou perda.

A cobrança de juros e multa por atraso

O cartão cobra uma taxa de juros rotativos de 2,75% ao mês e uma multa de 2% sobre o valor da fatura em caso de atraso no pagamento. Esses valores são menores do que os praticados por outros bancos, mas ainda assim podem comprometer o orçamento do cliente se ele não se planejar bem.

 A limitação da bandeira Mastercard

O Nubank só está disponível na bandeira Mastercard, que é aceita na maioria dos estabelecimentos comerciais, mas pode não ser compatível com alguns serviços ou promoções que exigem outras bandeiras, como Visa ou Elo.

Como pedir o cartão de crédito do Nubank?

Como o Nubank é um banco digital, a solicitação do cartão é feita pela internet. Dessa forma, existem três formas de pedir um cartão:

  • A primeira opção para conseguir o cartão de crédito Nubank, é entrar no site do Nubank e clicar em Pedir Meu Cartão de Crédito.
  • A segunda alternativa é baixar o aplicativo no celular e criar sua conta.
  • Por fim, você pode ainda receber a indicação de um amigo. Neste caso, você tem que receber o convite de uma pessoa que já tem a conta Nubank e, por meio do link, você faz o seu cadastro e solicita o cartão.

Para abrir sua conta e pedir o seu cartão de crédito Nubank não é preciso ter nenhum valor inicial. A abertura da conta é rápida e fácil.  Durante o processo, será solicitado o seu CPF e e-mail, para que o Nubank possa fazer a sua análise de crédito.

Para pedir o seu cartão você precisa ter no mínimo 18 anos de idade, morar no Brasil e ter um celular compatível com o aplicativo Nubank. Ao abrir sua conta, você tem acesso à NuConta que é uma conta corrente gratuita.

Dentro do aplicativo, que você controla tanto a conta corrente quanto o andamento da sua solicitação do cartão de crédito, você pode realizar diversas operações de forma gratuita. Por exemplo, se você vai investir, você pode fazer uma tranferência TED para a conta da corretora sem cobrança de taxas.

Vale destacar que ao abrir a NuConta não significa que automaticamente você já terá um cartão de crédito Nubank. Ao abrir a NuConta você pode receber juros pelo dinheiro em conta e realizar operações gratuitas. Contudo, para receber o cartão com a dupla função de débito e crédito, você precisa ter o limite de crédito aprovado.

Caso você não for aprovado para o cartão de crédito Nubank, você receberá um e-mail informando a negativa da solicitação e o motivo pelo qual você não foi aprovado. No entanto, essa recusa não é definitiva. Isso significa que dentro de seis meses você pode solicitar o cartão novamente.

Como funciona o cartão adicional do Nubank?

O cartão adicional do Nubank é uma opção para clientes do Nubank que possuem um cartão de crédito ativo (roxinho ou Ultravioleta) compartilharem seu limite de crédito com alguém próximo, incluindo menores de idade. O titular do cartão principal pode solicitar um cartão adicional sem custo e é responsável pelo pagamento da fatura do cartão extra.

O limite do cartão principal e do cartão adicional é compartilhado, o que significa que o titular pode estabelecer o valor máximo de gastos por mês no cartão adicional. O titular pode gerenciar o cartão adicional pelo aplicativo do Nubank, ajustando o valor do limite máximo de gastos, bloqueando ou desbloqueando o cartão, permitindo compras por aproximação, verificando o histórico de compras ou mesmo cancelando o cartão adicional.

O cartão adicional pode ser compartilhado somente com quem também é cliente do Nubank (da conta ou cartão de crédito). Se o usuário for menor de idade, é necessário que ele tenha a conta para menores de 18 anos de idade e que o cartão de crédito adicional seja emitido pelo seu responsável legal.

Taxas e tarifas

O cartão de crédito Nubank é conhecido por não ter anuidade e por oferecer muitos serviços gratuitos. No entanto, existem algumas taxas e tarifas que podem ser cobradas em determinadas situações. Aqui estão algumas delas:

O cartão de crédito Nubank é conhecido por não ter anuidade e por oferecer muitos serviços gratuitos. No entanto, existem algumas taxas e tarifas que podem ser cobradas em determinadas situações. Aqui estão algumas delas:

  • Saque no cartão de débito: R$ 6,50 por saque.
  • Cartão Nubank Ultravioleta: Mensalidade de R$ 49.
  • Compras e saques internacionais com cartão de crédito: Dólar referência: PTAX Venda + 4%; IOF: 6,38%; Juros no saque com cartão de crédito: 9,75% ao mês; Custo Efetivo Total (CET) máximo: 289,42% ao ano.
  • Juros de crédito rotativo: entre 2,75% e 14,00% ao mês.
  • Juros de parcelamento da fatura: entre 0,99% e 13,75% ao mês.
  • Em caso de atraso: juros (mesma taxa do rotativo ou do parcelamento) + mora de 1% ao mês: entre 1,99% e 15% ao mês; Multa de atraso: 2%.
  • Tarifa Nubank Rewards: O Nubank Rewards é o programa de recompensas do banco digital. Ele possui uma tarifa diferenciada de assinatura, que é cobrada mensalmente. O valor é de R$ 190 ou 12x R$19.

O cartão Nubank vale a pena?

O cartão Nubank pode ser uma ótima opção para muitas pessoas, pois oferece muitas vantagens, como a ausência de anuidade, a possibilidade de gerenciar o cartão pelo aplicativo, atendimento humano 24 horas por dia e muitos outros benefícios. No entanto, é importante avaliar se o cartão Nubank atende às suas necessidades e se as taxas e tarifas cobradas são compatíveis com o seu perfil de uso.

É sempre uma boa ideia comparar as opções disponíveis no mercado antes de tomar uma decisão.

Se você está em busca de um cartão de crédito sem anuidade e de fácil aprovação, o cartão Nubank vale a pena. Isso porque, o fato de ser fácil de aprovar e não cobrar anuidade são os principais destaques deste cartão, de resto ele não se difere tanto dos demais.

Já o cartão Ultravioleta oferece muitos benefícios aos clientes, já que faz parte da bandeira Black do Nubank, mas neste tipo de cartão é cobrada anuidade.

Além disso, o cartão Nubank pode ser uma boa opção caso você esteja com o nome sujo, já que mesmo estando negativado você pode solicitar o cartão.

Se você gostou dessa matéria, também poderá gostar de ler: Os 3 melhores cartões para ganhar dinheiro com milhas (2023)