20 livros para mulheres empreendedoras

19 de março de 2024, por Sidemar Castro

Tempo de leitura médio: 13 min, 18 seg


Livros para mulheres empreendedoras podem, de fato, ensinar sobre investir e empreender. Existem várias opções de leitura que abordam o empreendedorismo feminino e oferecem insights valiosos para o sucesso nos negócios.

Esses livros fornecem orientações práticas, histórias inspiradoras e estratégias para mulheres empreendedoras que desejam se destacar no mundo dos negócios. Portanto, a leitura dessas obras pode ser muito enriquecedora para quem busca investir ou empreender.

Quer descobrir mais livros para mulheres empreendedoras? Aproveite a nossa lista, que contém apenas livros traduzidos em português.

20 livros para mulheres empreendedoras

1) #GirlBoss – Sophia Amoruso

20 livros para mulheres empreendedoras

A obra #GirlBoss, de Sophia Amoruso, é descrita como uma mistura de autobiografia e inspiração empreendedora. O livro relata a jornada da autora como CEO da Nasty Gal, uma influente empresa de moda nos EUA.

Amoruso compartilha sua trajetória de forma sincera, incluindo os desafios e momentos menos glamorosos. Alguns leitores destacam que o livro tem uma abordagem quase de autoajuda, enquanto outros esperavam mais conteúdo biográfico.

No entanto, é elogiado por oferecer referências valiosas para empreendedoras e por sua capacidade de inspirar. A leitura é recomendada para quem busca motivação e orientação no mundo dos negócios.

2) Beleza Natural: A História da Rede de Cabeleireiros que Levantou a Autoestima das Brasileiras – Liana Melo

20 livros para mulheres empreendedoras

O livro narra a trajetória de Zica Assis, uma carioca ex-empregada doméstica que, com garra e determinação, fundou uma rede de cabeleireiros que revolucionou o conceito de beleza no Brasil.

A obra destaca como Zica Assis, juntamente com seus sócios, transformou a autoestima das brasileiras por meio de técnicas inovadoras e um olhar diferenciado sobre a beleza. O livro aborda não apenas a história da empresa, mas também inspira leitores com a jornada empreendedora e os desafios superados por Zica Assis.

3) Empreendedorismo feminino: Protagonistas em ação – Ionara Rech, Letícia Hoppe e Maiara Monteiro

20 livros para mulheres empreendedoras

Este livro apresenta histórias e experiências de empreendedoras, com o objetivo de fornecer exemplos e ideias para a solução de problemas existentes.

A obra é estruturada para compartilhar desafios, sucessos e dicas preciosas a partir da experiência de cada empreendedora, abordando assuntos como trabalho, parceiros e outros aspectos relevantes para o empreendedorismo feminino.

4) Empreendedoras de Alta Performance por Andréia Roma, Tatyane Luncah e Vanessa Cotosck

20 livros para mulheres empreendedoras

A obra destaca estratégias de mulheres empreendedoras de sucesso. Publicado em 2017 pela Editora Leader, o livro conta com 346 páginas e está disponível em plataformas como Amazon, Martins Fontes Paulista, Shopee e Estante Virtual.

Ele apresenta experiências e estratégias de empreendedorismo de mulheres, sendo recomendada não apenas para o público feminino, mas também reconhecida por líderes como Mark Zuckerberg (Facebook) como uma leitura valiosa para homens interessados em aprimorar suas habilidades de liderança.

5) Elas empreendedoras – Andréa Villas Boas e Bruna Villas Boas Diehl

20 livros para mulheres empreendedoras

A obra explora o empreendedorismo feminino no Brasil, sendo considerado o primeiro livro brasileiro a abordar profundamente esse tema. As autoras realizaram uma extensa pesquisa, incluindo cursos no exterior, comparação de dados globais e locais, leitura de obras de referência e entrevistas com empreendedores de ambos os sexos, além de especialistas do setor.

A obra destaca 21 mulheres empreendedoras de sucesso que compartilham suas experiências sobre como fundaram e geriram seus próprios negócios. “Elas Empreendedoras” é uma obra rica em conteúdo, que vai além do pioneirismo da abordagem sobre empreendedorismo feminino, fornecendo uma visão abrangente e detalhada desse cenário no Brasil, destacando a importância do protagonismo das mulheres no mundo dos negócios.

6) Faça Acontecer – Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar – Sheryl Sandberg

20 livros para mulheres empreendedoras

É um livro inspirador escrito por Sheryl Sandberg, executiva do Facebook. Ela investiga as razões pelas quais o crescimento das mulheres na carreira está estagnado há tantos anos. Sheryl Sandberg identifica a raiz do problema e oferece soluções práticas e sensatas para que as mulheres atinjam todo o seu potencial.

O livro encoraja as mulheres a sonharem alto, assumirem riscos e buscarem seus objetivos sem medo. A obra combina autorreflexão sincera, pesquisa vasta e sabedoria, proporcionando insights valiosos para todos que desejam promover a igualdade de gênero no ambiente profissional.

7) Manual da CEO – As Estratégias Essenciais Das Mulheres Bem-sucedidas – de Sharon Hadary e Laura Henderson

20 livros para mulheres empreendedoras

O livro escrito por especialistas em liderança e empresárias bem-sucedidas. Nele, as autoras abordam questões cruciais para mulheres que desejam se destacar em posições de liderança:

O livro explora as qualidades mais importantes para mulheres em cargos de poder. Como podem as mulheres se destacar e liderar com eficácia? As autoras discutem os grandes desafios enfrentados por líderes femininas ao liderar equipes mistas, incluindo homens e mulheres.

Com base em experiências reais, o livro oferece reflexões sobre como lidar com posições de gestão e como evitar erros e armadilhas no mundo corporativo.

8) Lugar de mulher é onde ela quiser – Patricia Lages

20 livros para mulheres empreendedoras

A obra desvenda os o mundo corporativo e os caminhos do empreendedorismo. O livro oferece dicas práticas e valiosas para as mulheres que desejam vencer na carreira profissional ou empreender seu próprio negócio. A autora, Patricia Lages, é uma especialista em liderança e desenvolvimento de carreira, com mais de 20 anos de experiência no mercado.

O livro é um manual para quem quer vencer na vida profissional, abordando temas como a importância da autoconfiança, a necessidade de se superar e de buscar oportunidades de crescimento. A autora destaca a importância da perseverança e da resiliência para alcançar o sucesso profissional, bem como a necessidade de se adaptar aos desafios e mudanças constantes do mundo corporativo.

9) Mulheres com poder de inspirar outras mulheres – Várias autoras

20 livros para mulheres empreendedoras

O livro apresenta histórias de 22 mulheres empreendedoras que decidiram arriscar e abrir seus próprios negócios, sendo uma fonte de inspiração e superação para as leitoras. Essas narrativas destacam a jornada dessas mulheres ao enfrentar diversos obstáculos em busca da realização de seus sonhos e do sucesso no mercado de trabalho.

Com um prefácio da empresária, apresentadora e palestrante Cristiana Arcangeli, o livro oferece uma visão inspiradora sobre a presença feminina no mundo dos negócios e como essas mulheres conseguiram superar desafios e conquistar seu espaço no mercado empreendedor. As histórias contidas na obra são um testemunho do poder, da resiliência e da determinação das mulheres em alcançar o sucesso profissional.

10) Empreendedorismo feminino: olhar estratégico sem romantismo – Monique Evelle

20 livros para mulheres empreendedoras

Este é o primeiro livro da empreendedora Monique Evelle, especializada em negócios sociais, que compartilha aprendizados a partir de relatos pessoais, levando os leitores à reflexão sobre o que é empreender no Brasil. A obra aborda o cenário e os desafios enfrentados por mulheres empreendedoras de forma direta e estratégica, sem romantismo, oferecendo insights valiosos para quem deseja ingressar no mundo do empreendedorismo.

Com uma abordagem realista e prática, o livro destaca o olhar estratégico necessário para empreender com sucesso, apresentando um panorama do caminho a ser percorrido por aqueles que desejam iniciar um negócio no Brasil. A autora compartilha sua experiência e conhecimento para inspirar e orientar mulheres empreendedoras a superarem obstáculos e alcançarem seus objetivos profissionais de forma assertiva.

11) Empreendedorismo Feminino: Inovação e Associativismo – 21 autoras participantes

20 livros para mulheres empreendedoras

O livro Empreendedorismo Feminino: Inovação e Associativismo é uma obra coletiva que apresenta as histórias de 21 mulheres empreendedoras e suas trajetórias pessoais e profissionais. Além de abordar o empreendedorismo e seus desafios, o livro trata de outras questões relevantes, como a análise contextual, estratégia, preços, relacionamentos e comunicação.

As autoras do livro realizaram uma extensa pesquisa, concluíram cursos no exterior e compararam dados globais e locais, incluindo entrevistas profundas com especialistas do setor. A obra é uma fonte de conhecimento para mulheres empreendedoras, oferecendo conselhos valiosos e orientações estratégicas para superar obstáculos e alcançar o sucesso profissional.

12) Atenção plena – Mindfulness: Como encontrar a paz em um mundo frenético – Danny Penman e Mark Williams

20 livros para mulheres empreendedoras

Escrito por Danny Penman e Mark Williams, o livro apresenta uma série de práticas simples para expandir a consciência e quebrar o ciclo de ansiedade, estresse, infelicidade e exaustão. Ele é recomendado pelo Instituto Nacional de Excelência Clínica do Reino Unido e tem como objetivo trazer alegria e tranquilidade para a vida das pessoas, permitindo que elas enfrentem seus desafios com uma coragem renovada.

A atenção plena (ou mindfulness) é um estilo de vida que consiste em estar aberto à experiência presente, observando seus pensamentos sem julgamentos, críticas ou elucubrações. O livro apresenta um curso de oito semanas com exercícios e meditações diárias que ajudam as pessoas a se libertarem das pressões cotidianas, a se tornarem mais compassivas consigo mesmas e a lidar com as dificuldades de forma mais tranquila e ponderada.

13) Mulheres poderosas têm ambição – Heather McGregor

20 livros para mulheres empreendedoras

Heather McGregor, também conhecida como “Mrs. Moneypenny”, é uma renomada executiva, jornalista e acadêmica britânica. Ela é reconhecida por sua coluna no Financial Times e por seu trabalho como fundadora da Taylor Bennett Foundation, uma organização que promove a diversidade na indústria de comunicação e relações públicas. McGregor é uma defensora da representação feminina em cargos de liderança e foi fundamental na criação do 30% Club, que busca aumentar a presença de mulheres em conselhos de administração de empresas listadas na FTSE 100.

Seu livro aborda a importância da ambição para as mulheres alcançarem o sucesso profissional. McGregor incentiva as mulheres a perseguirem seus objetivos com determinação e confiança. Heather McGregor é atualmente a Provost e Vice-Reitora da Heriot-Watt University Dubai, após ter ocupado cargos de destaque na Edinburgh Business School.

14) Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso – Nathalia Arcuri

20 livros para mulheres empreendedoras

O livro oferece orientações práticas sobre como economizar no dia a dia, poupar mesmo ganhando pouco, identificar os melhores (e piores) investimentos, e planejar o futuro financeiro sem abrir mão das necessidades do presente. A autora compartilha sua experiência pessoal como poupadora compulsiva e empreendedora, destacando como alcançou a independência financeira aos 35 anos.

A obra apresenta 10 passos simples e eficazes para ajudar os leitores a gerenciar melhor suas finanças, com exemplos práticos, situações reais, planilhas e exercícios que facilitam a aplicação dos conceitos abordados. Nathalia Arcuri é conhecida por seu canal no YouTube, Me Poupe!, que se tornou referência em entretenimento financeiro ao abordar questões monetárias com leveza e bom humor.

15) A estratégia do oceano azul: Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante – W. Chan Kim e Renée Mauborgne

20 livros para mulheres empreendedoras

O livro escrito por W. Chan Kim e Renée Mauborgne apresenta uma abordagem sistemática para criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. Ele é baseado em 10 anos de pesquisa em 150 empresas de 30 setores diferentes e já vendeu 3,5 milhões de cópias em 43 idiomas.

A estratégia do oceano azul se concentra em encontrar novos mercados e espaços de crescimento, em vez de competir diretamente com os concorrentes existentes. O livro apresenta seis princípios do oceano azul, que incluem reconstruir barreiras no mercado, concentrar-se no panorama geral, ir além da demanda existente, formular a estratégia na sequência adequada, superar os obstáculos organizacionais e orientar a execução estratégica.

Além disso, o livro inclui exemplos de empresas como Apple e Cirque du Soleil, que tiveram sucesso ao criar seus próprios oceanos azuis.

16) De Empreendedor e Louco Todo Mundo Tem Um Pouco. Perder o Juízo Pode Ser Um Bom Caminho – Linda Rottenberg

20 livros para mulheres empreendedoras

Imagine uma pessoa com esse pensamento arrojado e empreendedor. Assim é Linda Rottenberg. E é com essa visão de futuro que este livro vai lhe mostrar o quanto é importante o pensamento empreendedor ser parte do nosso dia a dia.

O livro explora a relação entre empreendedorismo e loucura, argumentando que a loucura pode ser uma qualidade valiosa para os empreendedores. A autora, Linda Rottenberg, é uma empreendedora e fundadora do Endevour, um programa global de apoio a empreendedores.

No livro, Rottenberg compartilha suas experiências pessoais e os desafios enfrentados ao longo de sua jornada como empreendedora, bem como as histórias de outros empreendedores que também foram considerados loucos por seus planos. Ela destaca a importância de perder o juízo e tomar riscos calculados para alcançar o sucesso no mundo dos negócios.

17) Do Nosso Jeito – Maureen Chiquet

20 livros para mulheres empreendedoras

Escrito por Maureen Chiquet, o livro descreve sua trajetória improvável, desde bacharel em Artes com especialização em Literatura até CEO internacional da Chanel. A obra aborda temas como liderança, sucesso e a jornada pessoal e profissional da autora, oferecendo insights valiosos sobre o papel das mulheres no mundo dos negócios.

Maureen Chiquet compartilha sua experiência e perspectivas sobre liderança feminina, destacando a importância de seguir seu próprio caminho e superar desafios para alcançar o sucesso profissional.

18) O Momento de Voar – Como o Empoderamento Feminino Muda o Mundo – Melinda Gates

20 livros para mulheres empreendedoras

Este é o primeiro livro de Melinda Gates, uma das mulheres mais ricas do mundo, onde ela compartilha conceitos transformadores sobre a importância do empoderamento feminino e seu impacto na sociedade. A obra é um chamado à ação pelo empoderamento das mulheres, destacando a necessidade de promover a igualdade de gênero e criar um mundo mais inclusivo e justo.

Melinda Gates, por meio de sua fundação, viaja o mundo para compreender as diversas realidades enfrentadas pelas mulheres e busca inspirar mudanças significativas em prol do desenvolvimento feminino. O livro é um manifesto urgente que ressalta a importância de dar voz e poder às mulheres, reconhecendo seu potencial transformador na construção de um futuro mais equitativo.

19) Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso – Carol S. Dweck

20 livros para mulheres empreendedoras

Carol S. Dweck explora a ideia de que a mentalidade, ou “mindset”, desempenha um papel fundamental no sucesso e no desenvolvimento pessoal. A autora discute a diferença entre uma mentalidade fixa e uma mentalidade de crescimento, destacando como a crença na capacidade de aprendizado e crescimento pode impactar significativamente as conquistas individuais.

Dweck argumenta que indivíduos com uma mentalidade de crescimento estão mais propensos a abraçar desafios, persistir diante das adversidades e aprender com os fracassos, enquanto aqueles com uma mentalidade fixa tendem a se limitar por crenças sobre suas habilidades inatas. O livro oferece informações sobre como cultivar uma mentalidade de crescimento para alcançar o sucesso em diversas áreas da vida.

20) A Coragem de Ser Imperfeito – Brené Brown

20 livros para mulheres empreendedoras

O livro aborda a importância da vulnerabilidade como aliada para viver plenamente, superando a vergonha, o medo e outros obstáculos que impedem a ousadia na vida. A autora destaca a relevância de ter a experiência da vulnerabilidade para alcançar uma vida mais autêntica e significativa, ressaltando que quem somos é mais importante do que o que sabemos.

Brown explora a resiliência como um caminho para sair da vergonha em direção à empatia, apresentando maneiras práticas de lidar com os desafios do cotidiano e revelando máscaras comuns que as pessoas utilizam ao longo da vida. O livro oferece insights profundos sobre como aceitar a própria vulnerabilidade e cultivar uma mentalidade de crescimento e autenticidade.

Fontes: Hubspot, Endeavor, Infomoney, Omni Hypnosis, Terra Empresas