Como economizar – Lista completa com dicas e hábitos para poupar


Se você deseja realizar algum objetivo que demande um certo investimento financeiro, você já deve ter se perguntado como economizar dinheiro. Existem diversas dicas e hábitos que podem te ajudar nesta tarefa. 

É possível economizar em diversos aspectos da sua vida, seja no supermercado ou mudando pequenos hábitos domésticos. Além disso, você pode economizar mesmo ganhando pouco ou sendo estudante. 

Para te ajudar a entender como economizar dinheiro, preparados uma lista completa com formas de economizar e como poupar para objetivos específicos, como para o casamento, para construir uma casa ou ainda para investir. 

Como economizar dinheiro

Independente do motivo que te leva à economizar dinheiro, o primeiro passo é sempre um controle financeiro. Isso porque, sem saber para onde seu dinheiro está indo, fica difícil economizar. Sendo assim, a primeira coisa a se fazer é o levantamento de todos os seus gastos. 

como economizar

Guia bolso

Posteriormente, separe os seus gastos em fixos, variáveis e supérfluos. Com esses dados em mãos, você pode começar a pensar nos cortes de gastos a serem realizados e formas de conseguir mais dinheiro. 

Como economizar dinheiro mesmo ganhando pouco

Quem ganha um salário pequeno pode achar que é impossível poupar dinheiro. Mas, na verdade, é sim possível. Assim, você só terá que alterar alguns hábitos. Portanto, para economizar, mesmo ganhando pouco, algumas dicas são válidas, como:

Hábitos: Alguns pequenos hábitos podem estar consumindo aos poucos o seu dinheiro. Como exemplo, deixar as luzes acesas sem estar no cômodo ou possuir um plano de TV com muitos canais sendo que você usa poucos. 

Ademilar

Compre à vista: Comprar à vista é vantajoso, principalmente por dois motivos. Primeiro, você não fica endividado. Segundo, comprando à vista, você pode conseguir um bom desconto e economizar dinheiro. 

Cozinhe: Cozinhar em casa sai muito mais barato do que comer em restaurante todos os dias. Ou seja, dê preferência à sua cozinha e leve marmitas para o trabalho. 

Divisão de gastos: Existem algumas formas diferentes de dividir sua receita. Sendo que, você pode usar uma regra, ou estabelecer a sua. Um exemplo de regra é a dos 70-20-10, onde o salário é dividido em:

  • 70% para gastos essenciais;
  • 20% para investir;
  • 10% para gastar com coisas que você gosta. 

Dê adeus ao cartão de crédito: Evite usar o cartão de crédito, assim você não contrai dívidas e não corre o risco de pagar juros. Além disso, se você tiver dívidas, se planeje para quitar todas.

Como economizar - Lista completa com dicas e hábitos para poupar

Solar prime

Se divirta de graça: Existem diversas opções para passar o tempo livre sem ter que gastar, como assistir filme em casa com os amigos ou fazer um piquenique no parque. Inclusive, se você gostar de futebol, chamar os amigos para assistir o jogo em casa vai sair mais barato do que ir até o estádio. 

Como poupar dinheiro sendo estudante

A maioria dos estudantes depende apenas da verba do estágio ou da ajuda dos pais. Logo, poupar dinheiro se torna essencial para não fechar o mês no vermelho ou contrair dívidas.

Leve lanche: As lanchonetes de faculdade costumam vender lanches bem caros. Levar o lanche de casa pode representar uma economia e tanto no final do mês. 

Venda seus livros: Se você tiver que comprar livros para alguma disciplina, no final do semestre você pode vender esses livros e recuperar parte do dinheiro gasto. 

Brigadeiros: Vender brigadeiros no intervalo das aulas pode ser uma alternativa interessante para complementar sua renda. 

Como economizar - Lista completa com dicas e hábitos para poupar

Sua previdência privada

Dê aulas: Se você é bom em alguma área, você pode dar aulas particulares e conseguir um dinheiro extra. 

Programas de bolsa: Existem diversos programas de bolsas para que você pague uma mensalidade da faculdade menor. Pesquise por eles e poupe seu dinheiro. 

Repúblicas: Para os estudantes que já saíram da casa dos pais, morar em repúblicas ou alojamentos pode sair bem mais barato do que alugar um apartamento. 

Como economizar no supermercado

Como dito anteriormente, cozinhar em casa e levar marmita para o trabalho é uma forma de economizar. Mas cuidado quando for fazer as compras, pois alguns hábitos podem sabotar a sua economia!

Planejamento: Planeje um cardápio semanal ou mensal e faça uma lista de compras. Quando você for ao supermercado compre somente os itens da lista e evite gastos desnecessários.

Como economizar - Lista completa com dicas e hábitos para poupar

Sindico online

Compras com fome: Faça um lanchinho antes de sair de casa, fazer compras com fome é uma armadilha para comprar mais comida do que o planejado. 

Inscreva-se na Pior Newsletter Possível!

Receba os melhores conteúdos (ou não) gratuitamente!

Usamos a Sendinblue como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Sendinblue para processamento, de acordo com o termos de uso deles

Produtos perecíveis: Alguns perecíveis como carnes, verduras e frutas possuem uma data de validade menor. Logo, o ideal é aproveitar o dia de promoção e comprar esses itens semanalmente. Isso evita o desperdício e economiza dinheiro, já que o desperdício é basicamente seu dinheiro sendo jogado fora. 

Cuidados com as promoções: Aproveitar as promoções é uma forma de economizar, porém, cuidado para não cair em armadilhas. Se um item não está na sua lista e você não precisa dele, então, mesmo em promoção, você não precisa levar o item. 

Como economizar - Lista completa com dicas e hábitos para poupar

A carteira

Filhos: Se você tiver filhos, o melhor é não levá-los junto com você ao fazer compras. Desse modo, vai ser bem mais fácil focar na sua lista. 

Confira os preços: Às vezes você pega um produto na prateleira do supermercado e quando passa no caixa ele está mais caro. Portanto, é importante estar sempre atento ao passar as compras e pedir o ajuste dos preços se eles estiverem errados. 

Como poupar dinheiro para o casamento

Fazer uma grande festa de casamento é o sonho de muitas pessoas, no entanto, esse é um gasto bem alto. Por isso, procurar formas de economizar é fundamental.

Planejamento: O primeiro passo para economizar para o casamento é planejar a festa. Dessa maneira, vocês saberão qual a quantia necessária para economizar. 

Realismo: Depois de estabelecer o quanto vocês vão precisar para realizar a cerimônia de casamento, é preciso ser realista e determinar o quanto vocês conseguem poupar por mês. 

Catraca livre

DIY: O chamado Do it Yourself (DIY), pode te ajudar a economizar. Afinal, algumas lembrancinhas podem ser feitas à mão, segundos os gostos do casal. 

Flores: Usar flores da época pode te ajudar a poupar bastante na decoração da cerimônia. 

Desconto: Procure fornecedores com bons preços e peça por desconto. 

Como construir com economia

Apesar de ser o sonho da maioria das pessoas, a construção da casa própria demanda bastante dinheiro, por isso, algumas dicas podem ser úteis:

Terreno: A economia para construir a casa própria começa desde a escolha do terreno. Isso porque terrenos mais planos demandam menos gastos com nivelamento, bem como na construção. 

Como economizar - Lista completa com dicas e hábitos para poupar

Monterre

Orçamentos: Tanto para a mão de obra quanto para o material de construção, é importante fazer vários orçamentos. Dessa forma, você pode comparar os preços e os benefícios e escolher os melhores orçamentos. 

Negocie: Além de analisar os orçamentos, você pode ainda negociar com os fornecedores e conseguir bons descontos em compras à vista. 

Prioridades: Se você sabe que o seu dinheiro não vai ser o suficiente para cobrir toda a obra, talvez você deva escolher um projeto menor, ou deixar itens como piscina e churrasqueira para um projeto futuro. 

Investir

Se a sua intenção ao economizar dinheiro é para investir, então aqui vão algumas dicas:

Objetivo: estabeleça seus objetivos com o investimento. Isso é importante, pois vai servir de motivação para suas economias e investimentos. 

Educação financeira: Estude sobre finanças, busque por livros, canais no YouTube e sites que possam contribuir com seu aprendizado. 

Mariana kalil

Reserva de emergência: Antes de começar a investir é preciso fazer uma reserva de emergência. Dessa maneira, caso surja um imprevisto, você não precisa recorrer aos seus investimentos. 

Invista: Após definir seus objetivos, fazer uma reserva de emergência, estudar sobre o mercado financeiro e as opções de investimentos disponíveis, está na hora de começar a investir. Além de começar, é importante também manter a constância das aplicações, assim aos poucos você vai construindo seu patrimônio. 

Enfim, agora que você sabe como poupar dinheiro cortando gastos em diversos aspectos da sua vida, aprenda também Como ficar milionário? Dicas e hábitos para atingir o primeiro milhão

Fontes: Idinheiro, Toro investimentos e Mobills

Imagens: Guia bolso, Tetra supermercado, Ademilar, Sua previdência privada, Solar prime, Sindico online, Monterre, Mariana kalil, Catraca livre e A carteira

Conte-nos a sua opinião...