Programa de fidelidade: o que é, como funciona e exemplos

Se você quer saber mais sobre como os programas de fidelidade funcionam, quais os tipos de fidelidade e suas vantagens e desvantagens, vem que te conto!

21 de junho de 2024 - por Nathalia Lourenço


Com cada vez mais competição no mercado, as marcas se obrigam a traçar estratégias de marketing mais inteligentes para atrair e claro, fidelizar seus clientes. E o que melhor para isso do que os Programas de fidelidade?

Mas, na pratica, como isso funciona? É uma ideia realmente vantajosa para ambos os lados? Se você quer saber mais sobre como essa estratégia tem funcionado, quais os tipos de fidelidade e suas vantagens e desvantagens, vem que te conto!

O que é um programa de fidelidade?

Os programas de fidelidade funcionam através da acumulação de pontos, milhas, ou algum tipo de crédito virtual que os clientes recebem cada vez que realizam alguma compra ou utilizam um serviço da empresa participante.

Esses pontos acumulados podem ser trocados por benefícios como descontos em novas compras, produtos gratuitos, upgrades de serviços, entre outros.

Como um programa de fidelidade funciona?

Um programa de fidelidade funciona da seguinte forma:

1. Inscrição:

Os clientes se inscrevem no programa de fidelidade da empresa, normalmente de forma gratuita. Pode ser feito através de um cadastro online, aplicativo móvel, ou mesmo nas lojas físicas.

2. Acúmulo de Pontos ou Benefícios:

Os clientes acumulam pontos, milhas, selos, carimbos ou outro tipo de crédito virtual, sempre que fazem compras ou utilizam serviços da empresa participante.

A quantidade de pontos geralmente depende do valor gasto ou do tipo de transação realizada. Tudo isso, claro, é definido pela empresa.

3. Benefícios e Recompensas:

Os pontos acumulados podem ser trocados por uma variedade de benefícios e recompensas, como descontos em compras futuras, produtos gratuitos, upgrades de serviço, acesso exclusivo a eventos ou produtos, entre outros.

Quais são os tipos de programa de fidelidade?

Cada tipo de programa de fidelidade pode ser adaptado para atender às necessidades e características específicas de diferentes setores e mercados, visando reforçar a relação de longo prazo entre a empresa e seus clientes.

Eles podem variar bastante em termos de estrutura e benefícios, mas geralmente podem ser categorizados da seguinte forma:

1. Pontos Acumulativos:

Este é o tipo mais comum de programa de fidelidade, no qual os clientes acumulam pontos com base nas compras realizadas.

2. Cashback:

Neste tipo de programa, os clientes recebem de volta uma porcentagem do valor gasto em forma de crédito para futuras compras ou até mesmo em dinheiro.

3. Milhas ou Créditos:

Programas frequentemente utilizados por companhias aéreas e hotéis, nos quais os clientes acumulam milhas aéreas ou créditos que podem ser usados para obter passagens aéreas gratuitas, upgrades de classe, diárias de hotel gratuitas, entre outros.

4. Nível de Fidelidade:

Alguns programas dividem os clientes em diferentes níveis ou categorias com base no volume de compras ou na frequência de utilização dos serviços.

Cada nível oferece benefícios adicionais, como acesso exclusivo a eventos, atendimento prioritário, entre outros.

Quais são as vantagens de participar de um programa de fidelidade?

1. Recompensas e Benefícios Exclusivos:

Participar de programas de fidelidade pode trazer inúmeras vantagens, afinal, o que melhor do que comprar algo e ganhar outra coisa junto e sem nenhum valor a mais por isso? Algumas das vantagens são:

2. Economia Financeira:

Quando se acumula pontos ou milhas, isso pode resultar em economia significativa ao longo do tempo, principalmente quando os benefícios podem ser usados para obter produtos ou serviços que normalmente custariam mais.

3. Personalização e Experiência Personalizada:

Algumas empresas podem optar por oferecer um atendimento personalizado para seus membros mais fieis, tudo vai depender do tipo de produto que a empresa oferece.

E as desvantagens?

Claro que nem tudo são vantagens, e é preciso tomar cuidado com os lados negativos dos programas de fidelidade. Para te ajudar a ficar ciente, aqui vão algumas desvantagens que você pode encontrar por ai!

1. Gastos desnecessário

Para que os programas tenham sucesso, é preciso incentivar os clientes a gastarem mais do que o planejado, já que assim ele consegue acumular seus pontos.

2. Complexidade e Restrições:

Para que um programa de fidelidade funcione bem ele precisa ser simples, mas esse não é o caso de todos eles! Alguns tendem a ter regras muito complexas para acumular e até mesmo para resgatar os pontos, como por exemplo, datas de expiração, restrições e condições de uso muito específicas.

3. Taxas de Adesão:

As Taxas de adesão ou custo anual para ter uma participação não é tão incomum assim, e é preciso ficar esperto para não deixar que esses custos adicionais anulem os benefícios obtidos.

Exemplos de programas de fidelidade:

São inúmeros os exemplos de programas de fidelidade, isso porque existem muitas possibilidades para fidelizar os clientes, dependendo do produto que esta sendo vendido. Alguns exemplos são:

1. Smiles (GOL Linhas Aéreas):

Permite acumular milhas através de voos realizados pela GOL e suas parceiras aéreas, além de compras em estabelecimentos parceiros. As milhas podem ser usadas para adquirir passagens aéreas, upgrades e outros produtos e serviços.

2. TudoAzul (Azul Linhas Aéreas):

Oferece pontos para voos realizados pela Azul e seus parceiros, que podem ser trocados por passagens aéreas, upgrades e produtos no Shopping TudoAzul.

3. Multiplus (LATAM Airlines):

Programa de fidelidade que permite acumular pontos voando com a LATAM e suas parceiras, além de compras em empresas parceiras. Os pontos podem ser usados para resgatar passagens aéreas, produtos e serviços.

4. Dotz:

Programa de coalizão que permite acumular pontos (Dotz) em compras realizadas em diversas lojas físicas e online parceiras. Os pontos podem ser trocados por produtos, serviços e experiências.

5. Petrobras Premmia:

Programa de fidelidade da Petrobras que permite acumular pontos através de compras em postos de combustível, lojas BR Mania e parceiros. Os pontos podem ser trocados por descontos em combustível, produtos e serviços.

6. Clube Extra:

Programa de fidelidade do Grupo Pão de Açúcar (Extra e Pão de Açúcar) que permite acumular pontos com compras nas lojas e postos participantes. Os pontos podem ser trocados por descontos em compras futuras.

7. Natura Meu Espaço:

Programa de fidelidade da Natura que oferece benefícios exclusivos para consultores e clientes frequentes, como descontos, produtos gratuitos e acesso antecipado a promoções.

8. Clube Viva O Boticário:

Oferece benefícios exclusivos para clientes frequentes da rede O Boticário, como descontos, produtos exclusivos e acesso a eventos especiais.

E ai, gostou de saber um pouco mais sobre os clubes de fidelidade? Já adere algum? Se você gostou, não deixe de ler também: 12 dicas para sobrar dinheiro no fim do mês

8 dicas do que fazer com a restituição do IR

Como comprar euro mais barato

As dívidas mais comuns entre os brasileiros e como evitá-las

Programa de fidelidade: o que é, como funciona e exemplos