Bull market, o que é? Definição, como funciona e principais fases

23 de setembro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 41 seg


O bull market é um termo usado por investidores para se referir ao ciclo de alta do mercado. Podemos fazer uma analogia entre o bull market e o mar.

Isso porque, assim como as ondas do mar, o bull market é um momento de subida do otimismo do mercado financeiro. Portanto, quando a onda atinge seu pico máximo, significa que o bull market alcançou o preço máximo. 

Essa onda é impulsionada pelas expectativas dos investidores. Essas expectativas podem ser motivadas por inúmeros fatores e são elas, no fim das contas, que determinam as variações do mercado. Afinal, são baseados em suas expectativas que os investidores optam por investir ou vender ativos. 

Contudo, assim como as ondas do mar sobem, elas também caem. Ou seja, apesar do bull market ser a alta do mercado, em algum momento, ele vai sair e dar lugar ao seu oposto, o bear market. Ou seja, o bear market é a baixa do mercado e entra em ação quando o bull market está de saída.

O que é bull market

O termo em inglês bull market pode ser traduzido para o português como mercado do touro.

Desse modo, o termo bull market, normalmente, é utilizado como uma forma de se referir a um contexto em que o valor de determinado ativo, depois de um histórico de constantes altas, provavelmente, continua a subir. 

Em outras palavras, quando um ativo vem subindo de maneira consistente, e a tendência é de que ele continue a subir no futuro, temos um bull market.

Sendo assim, podemos ver o bull market como uma onda de otimismo do mercado em relação aos ativos que podem ser variados, como exemplo as ações, bitcoins ou títulos. 

Contudo, vale lembrar que a onda de otimismo funciona como uma onda do mar. As ondas vêm e vão. Ou seja, da mesma forma que a maré sobe, uma hora ela também vai descer, seja em poucos meses ou até mesmo anos.

Portanto, é importante estar atento, pois os preços podem subir, porém, em algum momento, eles também podem cair. 

Como o bull market funciona

Quando ocorre uma alta de 20% nos preços de determinados ativos – quando anteriormente eles tinham caído 20% – o fator já se caracteriza como bull market. Entretanto, assim como todo o mercado de ações, são as expectativas que determinam as variações. 

Isso porque, são as expectativas que fazem os investidores procurarem ativos para comprar ou vender. É claro que as expectativas são impactadas por diversos fatores, como as medidas tomadas pelas empresas, a situação da economia nacional ou, até mesmo, a eleição de determinado político.

Em resumo, as variações econômicas, sociais e políticas impactam os investidores que, por sua vez, podem ter as expectativas alimentadas ou frustradas. Então, em última instância, o mercado varia conforme essas expectativas.

Portanto, algumas características podem indicar que uma onda de otimismo do mercado está para chegar, como: 

  • Aumento de empregos;
  • Queda dos juros;
  • Aumento do PIB;
  • O lucro de empresas aumentam.

Portanto, para identificar o começo de um bull market, é importante se manter atualizado sobre a situação política, social e econômica do país. 

Fases do bull market

O bull market costuma ser caracterizado em três fases:

A primeira fase é a de acumulação: Quando o mercado está se recuperando e, portanto, os ativos têm uma alta. Porém, a alta é considerada temporária.  

A segunda fase é a de participação pública: Quando os investidores criam a expectativa de crescimento e passam a acreditar nos investimentos na bolsa de valores. Dessa maneira, ela passa a ser mais procurada do que os outros tipos de investimentos. 

Por fim, a terceira fase é a euforia: Nessa fase, os investidores de maneira geral querem comprar ativos e os investidores experientes aproveitam para vender e lucrar. 

Bull market X bear market

O bull market é o oposto do bear market. Dessa maneira, o bear market se difere do bull market, principalmente, por estar sempre à espreita. Em outras palavras, enquanto o bull market se refere à alta do mercado, o bear market é quando o mercado está em baixa. 

Portanto, apesar de serem opostos, o fim de um é o começo do outro e, juntos, formam o ciclo de alta e baixa característico do mercado. 

Como investir na onda de otimismo

Como o bull market se refere ao mercado das rendas variáveis, antes de investir é importante que o investidor identifique seu perfil e perceba se gosta de investimentos de alto risco.

Afinal, como dito anteriormente, os ativos sobem muito no bull market, contudo, pode haver uma grande queda e consequente perda de dinheiro

Entretanto, se você é o tipo de investidor que adora um risco, o bull market é um ótimo momento de investir, principalmente se você conseguir identificar o começo da maré de alta.

Além do mais, os investidores que mais lucram com o bull market são aqueles capazes de prever quando o bull market irá ocorrer. 

Portanto, quando o investidor consegue identificar o momento em que o bull market vai começar, ele pode comprar ações com preços baixos e, posteriormente, vender as mesmas ações na alta. Outro ponto crucial de um bom retorno é exatamente saber a hora certa de vender. 

O investidor que for capaz de identificar quando a onda do bull market está em seu pico mais alto e vende na hora certa, ganha mais. Esse é um ponto importante, pois quando a onda de otimismo estiver baixando, pode ser que ele perca dinheiro. 

Touro em investida

A escultura em bronze na Bowling Green, em New York, é conhecida como Charging Bull, ou touro em investida. O touro, que é uma verdadeira atração turística, foi inspirado no crash de 1987, quando a bolsa de New York passou por uma forte queda.

A escultura, portanto, foi criada por Arturo de Modica para representar a força do mercado financeiro. Por outro lado, para os ativistas contra o capitalismo, o touro representa toda a opressão de uma sociedade considerada, por eles, como extremamente gananciosa. 

Enfim, o touro que foi idealizado, em 1989, possui 4,9 metros de comprimento por 3,4 metros de altura, o que totaliza 3,5 toneladas de bronze.

Agora que você sabe o que é bull market e o otimismo do mercado, veja o vídeo de Raul Sena e entenda um pouco mais sobre o termo:

E aí, gostou de conhecer sobre o mercado do touro e como ele é influenciado pelo otimismo do mercado? Então, aprenda mais sobre investimentos com os Livros sobre investimentos obrigatórios para investidores iniciantes.

Fontes: Mais retorno, XP e Suno