Como sair do financiamento imobiliário?

25 de janeiro de 2022, por Sidemar Castro

Tempo de leitura médio: 3 min, 10 seg


Você sabe como sair de um financiamento imobiliário? Geralmente, um financiamento é uma decisão ruim. A questão é que muitas pessoas descobrem isso apenas depois de já o terem feito. Logo, elas se questionam como sair do financiamento.

Pensando nisso, preparamos este artigo para te ensinar como sair do financiamento. Sendo que por meio de uma estratégia bem simples de amortização, você vai poder quitar a sua dívida antes do prazo final. Enfim, este é um texto opinativo. Sendo assim, você não deve considerá-lo como uma indicação do que você deve fazer na sua vida.

Como sair do financiamento imobiliário?

Por meio de quitação

Quitar todas as parcelas: Essa é a forma mais direta de encerrar o financiamento. Você paga todas as parcelas restantes e, assim, quita a dívida com o banco ou instituição financeira. Aqui estão os passos:

  1. Verifique o saldo devedor: Entre em contato com o banco ou consulte seu extrato para saber o valor total que ainda precisa ser pago.
  2. Faça o pagamento: Realize o pagamento integral do saldo devedor. Isso pode ser feito por meio de transferência bancária, boleto ou diretamente na agência.
  3. Solicite a baixa do financiamento: Após o pagamento, peça ao banco para emitir a quitação do financiamento. Esse documento comprova que você quitou a dívida e é essencial para a regularização do imóvel.

Por meio de cancelamento

Venda do imóvel: Se você não deseja quitar todas as parcelas, pode vender o imóvel para outra pessoa. Nesse caso, o novo proprietário assume a dívida restante. Veja como proceder:

  1. Encontre um comprador: Anuncie o imóvel à venda e encontre um interessado.
  2. Negocie a transferência da dívida: O comprador deve estar ciente de que assumirá o financiamento. Vocês precisarão acertar os detalhes com o banco ou instituição financeira.
  3. Realize a transferência: Com a venda concluída, o banco fará a transferência do financiamento para o novo proprietário.

Lembre-se de que cada caso pode ter particularidades, e é importante consultar o banco ou um profissional especializado para orientações específicas relacionadas ao seu financiamento.

Pagar as dívidas ou investir

Muitas pessoas investem ao mesmo tempo em que pagam suas dívidas. Entretanto, talvez acabar com a dívida logo seja melhor. Ao quitar as suas dúvidas, você tira um peso das costas e tem uma saúde financeira melhor.

Portanto, depois de quitar o seu financiamento, você poderá organizar melhor as suas finanças para investir um valor maior.

Por outro lado, se você não fez um financiamento, mas está pensando na possibilidade, saiba que dificilmente um financiamento vale a pena. É melhor você morar de aluguel e investir. Depois que você construir o seu patrimônio, você poderá comprar uma casa à vista e economizar o dinheiro que você pagaria de juros, caso financiasse uma casa.

Além disso, ao investir, você recebe os juros ao invés de pagar juros como ocorre com o financiamento. Em outras palavras, ao investir você ganha dinheiro ao passo em que ao financiar, você perde dinheiro.

Finalizando, para saber mais sobre financiamento e como se livrar de um, assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha:

Depois que você se livrar do seu financiamento, você poderá organizar as suas finanças para investir mais. Com isso, você poderá até mesmo alcançar a sua independência financeira.

Fontes: TarjaB, Economia UOL, Investnews, eInvestidor, Embraplan