Como vender pelo Instagram e ganhar dinheiro na internet? [Tutorial completo]


A bolsa de valores é uma ótima opção para colocar o seu dinheiro para trabalhar por você. No entanto, se a sua intenção é ganhar dinheiro, a bolsa não é o ideal. Por outro lado, empreender no Instagram pode ser uma boa.

Como vender pelo Instagram?

Atualmente, o Instagram é uma das principais formas das empresas venderem os seus produtos.

Se você também quer ganhar dinheiro ao empreender no Instagram, mas não sabe como vender por lá, não se preocupe. No texto de hoje eu vou te ensinar justamente isso.

1 – Definindo o estilo do perfil

Um perfil no Instagram pode ser pessoal ou da marca. Sendo assim, o primeiro passo é escolher entre os dois. Vale destacar que se você for começar do zero, talvez seja melhor um perfil pessoal.

Isso porque, começar um perfil de marca leva muito mais tempo para ganhar tração do que o seu perfil pessoal. Ou seja, você vai crescer mais rápido com um perfil pessoal do que com um perfil de marca.

Para você entender isso melhor, vamos fazer um exercício. Tente se lembrar de alguma marca que você segue no Instagram.

Você consegue de forma assídua o conteúdo dessa marca? Ou você prefere consumir conteúdos de pessoas?

De maneira geral, as pessoas preferem consumir conteúdos de pessoas. Um dos motivos para isso é que pessoas geram conexões e identificação com outras pessoas.

2 – Empreender no Instagram: escolha um nicho

Em resumo, um nicho de mercado é uma parcela de um mercado consumidor. O erro de muitas pessoas que estão começando é querer falar da própria vida.

Talvez você esteja se questionando o porque isso é um erro. Afinal, as influenciadoras de sucesso fazem isso. A questão é que elas são pessoas com sucesso. Logo, outras pessoas querem saber da vida delas.

Mas se você não é conhecido, ninguém vai querer saber da sua vida. Por isso, é essencial escolher um nicho de mercado, para que você saiba sobre o que você irá falar no Instagram.

Sendo que você deve escolher um tema que você tenha autoridade sobre ele. Em outras palavras, você não deve escolher um nicho de forma aleatória.

Quando você já for uma pessoa reconhecida, uma influenciadora de sucesso, as pessoas vão começar a ter curiosidade sobre sua vida pessoal. Só então você poderá falar sobre a sua própria vida.

3 – Crie conteúdo

Depois de escolher o seu nicho, está na hora de criar conteúdo sobre o assunto. Uma dica caso você não tenha autoridade sobre o assunto que você quer falar, é falar sobre estudar o assunto.

Por exemplo, vamos supor que você é pobre, mas quer falar sobre dinheiro. Neste caso, você não pode ensinar as pessoas a ficarem ricas, já que você é pobre. Mas você pode falar sobre estudar a forma de ganhar dinheiro.

Na hora de criar conteúdo, tenha como foco ser útil para as pessoas. Se o seu conteúdo não for útil para as pessoas, porque elas vão consumir os seus conteúdos?

A dica do Raul Sena, o Investidor Sardinha, para quem quer crescer no Instagram é postar no mínimo 10 stories, 1 foto no feed e um reels por dia.

4 – Seja claro na sua bio

Essa é uma dica muito importante. Isso porque, a sua bio é como um cartão de visitas: precisa deixar claro quem você é e o que faz.

Por exemplo, se você é maquiadora, deixe claro na bio o que você faz. Com isso, os visitantes sabem logo de cara qual é o nicho do seu perfil.

5 – Empreender no Instagram: Foto de perfil

A foto de perfil é outro ponto chave. Não é legal colocar uma foto qualquer. Tenha em mente que a foto de perfil serve para te identificar. Dessa maneira, é preciso que apareça o seu rosto de forma clara.

Não é bom colocar foco com o rosto de lado, sentado ou de corpo inteiro, por exemplo. Ao invés disso, prefira uma foto que mostra bem o seu rosto e que o seu olhar esteja voltado para frente.

Se você estiver olhando para frente, quando alguém entrar no seu perfil, ela já tem um contato visual com você. Isso é muito importante.

6 – Construa uma audiência

Talvez você esteja se perguntando quando é que você poderá começar a vender no Instagram. Saiba que você não precisa ter milhares de seguidores para começar a vender.

Pensa comigo, se você tiver 1.000 seguidores e vender 10 produtos de 1000 reais, você já tem 10 mil reais. É claro que você não vai ficar rico com tão poucos seguidores.

Mas você já pode começar a vender e ganhar dinheiro com isso. O fato é que o Instagram não vai te deixar rico da noite para o dia. Mas no longo prazo, você pode ganhar muito dinheiro ao empreender no Instagram.

7 – Serviços

Se você tem uma profissão, você pode vender seu serviço pelo Instagram. A lógica é que ao produzir conteúdos sobre a área que você trabalha, vão surgir pessoas querendo contratar seus serviços.

É bom que o serviço que você presta seja online. Assim você consegue atender mais pessoas de forma mais rápida, já que não precisa da sua presença.

8 – Como vender pelo Instagram: Produtos

É muito importante que você saiba identificar se você vai vender serviço ou produto no Instagram. Muitas pessoas querem vender serviços, quando, na verdade, elas deveriam vender produtos.

Ao escolher o produto que você irá vender, tenha em mente que ele tem que fazer sentido com os conteúdos que você produz no Instagram.

Como você é uma autoridade em certo assunto, você deve vender produtos relacionados a isso, já que as pessoas confiam em você em relação àquele assunto.

9 – Comece antes de pensar no produto

Pense sobre o produto antes da sua audiência crescer. Ou seja, você não precisa esperar que você seja grande no Instagram para começar a vender o seu produto.

Inclusive, começar a vender com poucos seguidores é bom para que você possa testar e aprimorar o produto. Assim, quando você for grande, você já estará oferecendo um produto de alta qualidade.

10 – Invista seu dinheiro

Por fim, ao começar a ganhar dinheiro no Instagram, não deixe de investir. Se você não sabe como investir, busque aprender por meio de livros, sites e cursos.

Um exemplo disso, é a Única Verdade Possível, um curso onde você aprende na prática a investir nos mais diversos tipos de ativos no Brasil e no exterior.

Enfim, para saber como colocar as dicas em prática, assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha:

E aí, gostou de aprender como vender pelo Instagram? Aprenda também sobre a A estratégia que pode render 200% de ganhos em ações!

Fonte: Roteiro de Raul Sena.

Conte-nos a sua opinião...