Scalper trader: o que é e como funciona as operações de curto prazo

10 de setembro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 30 seg


O scalper trader é a pessoa que realiza operações de scalping, visando obter lucros no curto prazo, por meio das variações dos ativos de renda variável.

Basicamente, o scalper trader entra e sai de uma posição rapidamente, para obter lucros rápidos, mesmo que não sejam altos, com as tendências do mercado.

Este tipo de operação é uma modalidade de day trade. Contudo, as duas modalidades possuem algumas diferenças, como, por exemplo, o tempo de duração das operações.

O que é scalper trader?

A palavra scalper pode ser traduzida, de maneira literal, como cambista. Na bolsa de valores, esse termo se refere à troca de posições entre diversos investidores. Ou seja, no mercado financeiro, scalping é uma estratégia onde uma pessoa procura lucrar com os movimentos rápidos do mercado, várias vezes durante o dia.

Sendo assim, a pessoa que realiza operações de scalper é conhecida como scalper trader e tem como objetivo o ganho rápido, mesmo que pequeno, por meio de operações de curto prazo com ações ou contratos futuros. Enfim, de maneira geral, as operações na bolsa possuem os seguintes prazos:

scalper trader

Vexter

  • Longo: Nos investimentos de longo prazo a estratégia de buy and hold se destaca. Nessa estratégia, o investidor busca aplicar em empresas com bons fundamentos e permanecer com elas em carteira durante muitos anos.
  • Médio: No médio prazo estão as operações que duram alguns anos. É um prazo comum entre os investidores com pouca experiência na bolsa.
  • Position: Também chamado de swing trade, consiste em manter uma posição por alguns meses até obter o retorno esperado.
  • Diário: Nas operações diárias os especuladores acompanham o mercado durante todo o dia. Geralmente ocorre a compra do ativo em certo momento e a sua venda quando ele atinge o valor projetado.
  • Intradiário: Neste caso o trader fica de olho nos movimentos do mercado e está sempre pronto para se desfazer de uma posição. Normalmente essas operações duram cerca de 60 minutos.
  • Super-intradiário: São as operações de curtíssimo prazo que podem durar menos de um minuto. É nessa categoria que normalmente o scalper trader atua.

Características

As operações de scalping se caracterizam por focar em ganhos de escala. Isso significa que os operadores realizam várias operações com lotes grandes ao longo do pregão, com o intuito de ganhar alguns centavos no preço de um ativo.

Em outras palavras, os ganhos por operação podem não ser grandes, mas o lucro se acumula, já que as operações são realizadas várias vezes ao dia.

scalper trader

Empreender dinheiro

Outra característica do scalping é que o especulador pode se posicionar a favor da valorização ou desvalorização de determinado ativo, buscando lucros em ambas as situações. Por fim, o scalping se caracteriza também por ser baseado na análise do book de ofertas e não em análises aprofundadas sobre a empresa.

Como o scalping funciona?

O scalping funciona como uma operação especulativa realizada com a intenção de obter lucros no curto prazo. Dessa maneira, para realizar as operações, scalper trader fica atento ao book de ofertas para fazer a compra de um ativo que possui muitos interessados.

A lógica é que como existem muitos interessados no ativo, ele pode se valorizar, resultando em lucro para o scalper trader. Além disso, analisando o book é possível identificar quais ativos possuem muitos vendedores. Neste caso, o scalper trader pode aproveitar a desvalorização para operar vendido e ganhar na queda.

Para realizar suas transações, o especulador pode usar tanto a análise de fluxo de ordens, quanto a análise técnica. Em síntese, a análise do fluxo de ordens, também chamada de tape reading, consiste em acompanhar os negócios fechados (times e trades) junto com a dinâmica do book de ofertas.

scalper trader

Infomoney

A intenção com esse tipo de leitura é identificar as mudanças dos preços provocados pelos grandes investidores e se posicionar na mesma direção, seguindo o fluxo de movimento dos preços. Já a análise técnica, também conhecida como análise gráfica, consiste em observar o comportamento dos ativos da bolsa por meio de gráficos.

O objetivo com essa análise é encontrar as tendências do mercado e se posicionar da melhor forma possível para obter lucros. Os scalper traders podem usar ainda a análise fundamentalista como uma maneira de prever o desempenho de uma empresa tendo como base os seus fundamentos.

No entanto, como a análise fundamentalista é mais profunda, geralmente ela é usada por investidores de longo prazo. Por fim, o especulador pode fazer também a conta do Vwap  (Volume-Weighted Average Price), onde se considera o número de ações negociadas em um período e o preço da cada ação.

Diferenças entre scalper trader, day trade, position e swing

O scalping é uma modalidade de day trade. Porém, existem diferenças entre o day trader e o scalper trader. Primeiramente, para o day trader a análise técnica, a estratégia operacional, o uso de stop loss e a definição de metas são essenciais.

Por outro lado, o scalper trader é mais focado no fluxo de ordens e na análise do book de ofertas. Os dois tipos de especulação também se diferenciam em relação ao número de operações. Isso porque o scalper trader realiza várias operações no decorrer do dia.

Entretanto, no day trade tradicional, as operações costumam ser mais alongadas, apesar de encerrarem sempre no mesmo dia. Já no position trade o especulador compra ativos e permanece com eles por alguns meses até obter os resultados esperados.

Exame

Como a posição é mantida por mais tempo, os ganhos costumam ser maiores que as operações de scalping. Outra diferença é que o scalper trader usa principalmente a análise do book de ofertas, ao passo em que no position é preciso usar a análise técnica e fundamentalista.

Por fim, o swing trade é parecido com o position trade, com a diferença de que o prazo para sair de uma posição costuma ser bem menor.

Basicamente as operações de swing trade buscam lucros de dois dígitos em alguns dias ou semanas. De maneira geral, essa estratégia é adotada por scalper trader quando eles percebem uma oportunidade de permanecer um tempo maior com alguns ativos. 

Custos e riscos

Como as operações de scalping são realizadas diversas vezes ao longo do dia, o especulador precisa ficar atento aos custos envolvidos. Um dos principais custos é a taxa de corretagem, que precisa ser paga tanto ao comprar ativos, quanto ao vendê-los.

Capital research

Nesse sentido, dependendo do valor da taxa de corretagem, ela pode comer boa parte dos lucros da operação. Apesar disso, já existem corretoras com taxas baixas e algumas com taxa zero.

Além dos custos, vale destacar que as operações de scalping são bastante arriscadas. Esse risco deriva do fato de que a renda variável não é previsível. Desse modo, o especulador pode se enganar em sua análise e ter prejuízos. Sendo que esse risco pode ser ainda maior para as pessoas que operam alavancadas

Enfim, agora que você sabe o que é scalper trader, aproveite para descobrir o Quanto rende 1 milhão investidos e como superar a inflação

Fontes: Toro investimentos, Modalmais e Riconnect

Imagens: Jusbrasil, Empreender dinheiro, Vexter, Infomoney, Exame e Capital research