32 hábitos dos milionários que vão te ajudar a mudar de vida

Adotar alguns hábitos milionários podem te ajudar a construir um patrimônio milionário. Descubra quais são eles.

20 de maio de 2021 - por Jaíne Jehniffer


Adorar hábitos milionários é essencial para quem deseja ter um patrimônio milionário. Alguns hábitos são comuns a muitos milionários, logo, eles podem te ajudar a conquistar o tão sonhado milhão e se tornar oficialmente um milionário.

A adoção desses hábitos pode te ajudar, pois os hábitos são os comportamentos que tomamos sem pensar a respeito e que impactam na forma com que lidamos com as coisas ao nosso redor. Ao mudar, por exemplo, o hábito de gastar mais do que você ganha, você consegue dinheiro para investir.

Ao adquirir o hábito de investir, você coloca o seu dinheiro para render e, no longo prazo, você pode construir um patrimônio milionário. Portanto, os hábitos que você tem são essenciais para que você consiga realizar os seus objetivos financeiros.

32 hábitos dos milionários que vão ajudar a mudar sua vida

Se o seu sonho é se tornar milionário, alguns hábitos podem te ajudar nessa jornada:

1- Planejamento

Coloque seus objetivos financeiros no papel e estabeleça metas que ao serem cumpridas te ajudarão a alcançar seus objetivos.

Muitas pessoas confundem objetivos com metas e isso é um grande erro que pode te impedir de realizar os seus sonhos. Em resumo, objetivo é algo que você deseja alcançar como, por exemplo, a independência financeira. Por outro lado, as metas são etapas para que você realize os seus objetivos.

No caso do objetivo de independência financeira, as metas podem incluir economizar e investir x reais por mês, por exemplo. Portanto, é essencial que você tenha seu objetivo claro para que você consiga estabelecer as metas, que serão os passos para realizar seus objetivos.

2- Economia

Economizar é um dos principais hábitos milionários, pois te permite usar o dinheiro economizado para realizar os seus objetivos. Essa economia pode ser em diversos aspectos da sua vida como, por exemplo, levando um estilo de vida mais minimalista, sem grandes luxos e gastos excessivos.

Além disso, não se esqueça de sempre gastar menos do que ganha, pois assim você não fica endividado e consegue manter a sua saúde financeira.

3- Poupar é um hábito milionário

Poupar boa parte da renda é um hábito importante, pois o que torna uma pessoa milionária é justamente o acúmulo de dinheiro bem investido.

Quem já é milionário consegue poupar mais da metade da sua renda, já que mantêm os custos de vida bem abaixo da renda recebida. No entanto, se você ainda não é milionário, você pode organizar seu orçamento pessoal para poupar e investir boa parte da sua renda.

4- Orçamento

Como os milionários têm receitas muito altas e gastam apenas uma fração, muitos milionários não têm o hábito de fazer um orçamento. Entretanto, se você ainda não tem um orçamento tão grande, é importante fazer um orçamento pessoal, assim você consegue se organizar melhor financeiramente.

5- Leitura é um hábito milionário

A leitura é um dos principais hábitos dos milionários. Em síntese, a leitura melhora a criatividade, a concentração, amplia o vocabulário, exercita o cérebro e contribui para a formação do senso crítico.

Você pode ler vários tipos de livros, pois todos eles podem te enriquecer em algum quesito. No entanto, se você for ler com foco em se tornar milionário, os livros sobre investimento podem ser uma boa escolha.

6- Investir é um hábito milionário

Investir é uma forma de fazer o seu dinheiro trabalhar por você e aumentar ainda mais seu patrimônio. Sendo assim, os milionários geralmente possuem o hábito de aplicar em diversos tipos de ativos, diversificando a carteira para diluir os riscos.

Sendo assim, se você deseja se tornar milionário, é essencial começar a investir. Mas atenção: apenas investir não vai te deixar milionário. O investimento em bons ativos, tem o poder de fazer o seu dinheiro render, aumentando o seu patrimônio aos poucos.

Mas para ter dinheiro para investir, você precisa focar no seu trabalho. Além disso, é essencial que você estude sobre investimentos, caso contrário, pode acabar perdendo dinheiro ao invés de ganhar.

7- Persistência é um hábito milionário

Outro hábito milionário é ter persistência e foco na realização dos objetivos. Esse é um hábito que pode ajudar até mesmo quem ainda não é milionário, já que o caminho rumo ao primeiro milhão exige bastante persistência, foco e paciência.

De fato, a persistência é muito importante em vários aspectos da sua vida. Mas para construir um patrimônio, ela é essencial. Isso porque um patrimônio é construído aos poucos, durante anos. Se você não tiver persistência, você pode acabar desistindo no meio do caminho.

8- Planejamento para investir

Planejar os investimentos é um hábito milionário que contribui para que as aplicações sejam feitas de forma mais acertada. Afinal de contas, se você estuda sobre o funcionamento de determinado ativo, planeja o momento de investir e define qual será o risco tolerado, as chances de ter um bom retorno são maiores.

Portanto, não invista de qualquer forma. Se planeje, escolha os ativos de acordo com o seu perfil de investidor e leve em conta os riscos e o retorno oferecido pelo ativo.

9- Reflexão

Refletir sobre a vida pessoal, o trabalho e alternativas para ganhar mais dinheiro, é o hábito de muitos milionários. Ao refletir, você pode encontrar soluções e alternativas que irão te ajudar na sua jornada rumo ao milhão.

Não viva a vida no modo automático, reflita sobre o que está à sua volta e sobre as atitudes que você pode tomar.

10- Focar nas soluções é um hábito milionário

Enquanto muitas pessoas preferem focar nos problemas, os milionários escolhem focar nas soluções para os problemas. Desse modo, ao invés de perder tempo reclamando de algum problema, eles preferem encontrar soluções e aprender com o processo.

O problema de reclamar é que reclamar não adianta nada. Por outro lado, quando você enfrenta os desafios, com foco na solução, você consegue não apenas resolver os problemas, mas evoluir como ser humano.

11- Hábitos milionários: Oportunidades

Além de focarem na resolução de problemas, os milionários também focam nas oportunidades, inclusive em momentos de crise.

Por exemplo, durante uma grande crise, o investidor pode aproveitar para comprar ações desvalorizadas, de empresas com bons fundamentos. Com isso, quando o mercado se valorizar e o preço das ações voltarem a subir, ele lucra com a valorização dos papéis. 

12- Fundos Imobiliários

Antigamente as pessoas acreditavam que investir diretamente em imóveis era um excelente negócio. No entanto, atualmente muitos milionários estão preferindo investir em Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs). Isso porque investir em um imóvel tem várias desvantagens como, por exemplo, a falta de liquidez.

Em contrapartida, com os fundos imobiliários você tem muito mais liquidez, podendo vender suas cotas no mercado secundário. Além disso, existe a vantagem de que os fundos imobiliários costumam distribuir proventos de forma mensal.

13- ETFs

Os Exchange Traded Funds (ETFs) são um tipo de fundo de investimento focado em acompanhar algum índice.

Muitos milionários possuem o hábito de investir em ETFs, pois eles proporcionam uma boa diversificação da carteira, tem baixo custo e podem ser menos arriscados do que investir em ações individuais.

Existem diversos tipos de ETFs no mercado, que acompanham os mais diferentes tipos de índices como referência. Ao escolher um ETF, não deixe de levar em conta o nível de risco, de acordo com o seu perfil de investidor.

14- Atitude é um hábito milionário

As pessoas milionárias geralmente têm atitude e não se deixam dominar pela preguiça. Dessa forma, elas estão sempre em busca de novas oportunidades e não ficam acomodadas. Afinal de contas, sair da zona de conforto é uma maneira de aprender coisas novas e crescer na vida pessoal e profissional.

Portanto, se você está com preguiça de agir, está na hora de respirar fundo e tomar as atitudes necessárias para que você consiga realizar seus objetivos!

15- Dormir menos

Dormir menos e trabalhar mais é o hábito de muitos milionários que preferem aproveitar o dia para trabalhar e construir seu patrimônio, do que dormir até tarde.

É claro que dormir é essencial para que você descanse e tenha energia no dia seguinte. Mas você não precisa dormir até 12:00hrs para isso. O importante é ter o hábito de ir dormir mais cedo, assim você consegue acordar mais cedo e fazer o dia render.

16- Não seguir a multidão

Um hábito muito importante dos milionários é não seguir a multidão. Esse é um hábito essencial, pois somente tomando atitudes diferentes da multidão você poderá ter resultados diferentes dos demais. Ou seja, se você apenas seguir o que os demais estão fazendo, você não conseguirá realizar nada de diferente.

Seguir a manada é muito mais fácil do que escolher o seu próprio caminho. Mas lembre-se: se você fizer o que todos estão fazendo, você não terá resultados diferentes.

17- Pedir feedback é um hábito milionário

A maioria das pessoas não sabe lidar com críticas. Contudo, os milionários usam os feedbacks e críticas para melhorarem a si mesmo e aos seus empreendimentos.

Se você é do tipo que fica chateado ao receber uma crítica, está na hora de ver as críticas como uma forma de descobrir no que você precisa melhorar para ter melhores resultados. Ou seja, use a crítica para crescer e ser melhor, e não como uma fonte de mágoa.

18- Hábitos milionários: Relacionamentos

Os milionários geralmente priorizam quatro tipos de relacionamentos: um mentor, um treinador, um amigo e um líder de torcida, isto é, uma pessoa que sempre apoia suas decisões.

Além disso, os milionários evitam ter amizade com pessoas que só lhe atrasam. Isso porque as pessoas à nossa volta influenciam quem nós vamos nos tornar. Nesse sentido, se você estiver rodeado de pessoas com hábitos milionários, a tendência é que você também tenha esse tipo de hábito.

19- Consistência

A consistência é um hábito milionário muito importante tanto para quem já é milionário, quanto para as pessoas que estão caminhando rumo ao primeiro milhão. Por exemplo, investir é uma boa forma de fazer seu dinheiro trabalhar por você.

Entretanto, investir apenas uma vez não irá te deixar rico. Na verdade, o foco no seu trabalho e os aportes mensais é que irão te enriquecer. Por isso, é preciso ter persistência, para ao longo dos anos, você construir um patrimônio milionário.

20- Curiosidade

A curiosidade é um hábito milionário que contribui não apenas para encontrar novas oportunidades, como também para ser mais criativo e ver o mundo através de novas perspectivas.

Portanto, ao invés de reprimir a sua curiosidade, usa-a para enxergar novas perspectivas e oportunidades que irão te ajudar no caminho rumo ao milhão.

21- Hábitos milionários: Pare de assistir TV

Ao invés de perder tempo vendo programas de reality na TV, prefira ler um livro ou assistir documentários que irão contribuir para o seu crescimento pessoal.

O grande problema dos programas de televisão é que muitos deles não irão contribuir em nada para o seu crescimento pessoal e do seu patrimônio. Por isso, seu tempo pode ser melhor usado ao ler um livro ou estudar sobre algo que irá te ajudar a enriquecer.

22- Simplicidade é um hábito milionário

Apesar dos filmes de Hollywood geralmente retratarem os milionários como pessoas que esbanjam dinheiro e mantêm um padrão de vida luxuoso, o hábito de muitos milionários é manter uma vida simples.

Um exemplo disso é Warren Buffett, um dos maiores investidores do mundo, que ainda mora na mesma casa que comprou em 1958.

Manter uma vida simples irá te ajudar e cortar gastos desnecessários e ter mais dinheiro para investir. Depois que você for milionário, você pode esbanjar mais. Só tome cuidado, pois se você esbanjar demais, você pode voltar a ficar pobre.

23- Aprofundar

Ao invés de tentar conhecer sobre diversas áreas, os milionários têm o hábito de se aprofundarem em poucas coisas. A grande vantagem dessa atitude é que eles conseguem alcançar a excelência na área escolhida, ao invés de serem medianos em várias áreas.

Como é o seu trabalho que irá te proporcionar dinheiro para investir, aprofunde na sua área. Assim você pode conseguir ganhar mais e ter mais dinheiro para investir.

24- Venda produtos, não tempo

Os milionários preferem abrir negócios para vender produtos e não o tempo deles. Isso porque vender produtos é escalável. Isso significa que o negócio cresce e enriquece o dono. Por outro lado, as pessoas que vendem seu tempo, possuem a desvantagem de não ser escalável, já que o tempo é limitado.

Por exemplo, se você é manicure, você está vendendo o seu tempo, já que você precisa fazer o serviço para ganhar dinheiro. Mas se você optar por vender algo escalável, você pode ganhar muito mais.

25- Hábitos milionários: Mentores

Um mentor é uma pessoa sábia e que adquiriu sucesso em certa área. Dessa maneira, milionários procuram por mentores que possam contribuir com seu desenvolvimento pessoal em busca do sucesso na mesma área.

Por exemplo, o Warren Buffett pode ser um bom mentor para os investidores, já que ele é um dos maiores investidores do mundo. Enfim, ter um mentor é uma forma de aprender direto da fonte como ter sucesso na sua área, com quem já trilhou este caminho.

26- Um degrau abaixo

Viver um degrau abaixo do seu orçamento é um hábito que te ajuda a continuar enriquecendo. Isso porque, ao viver em um padrão de vida abaixo do que a sua renda permite, você consegue continuar investindo e enriquecendo.

Em contrapartida, se você gastar toda a sua renda, você fica sem dinheiro para investir e construir um patrimônio milionário. Por isso, resista à tentação de viver no padrão de vida que a sua renda permite, e pensa na construção do seu patrimônio no longo prazo.

27- Corpo e mente

Cuidar do corpo e da mente contribui para que você tenha uma alta performance. Portanto, realize alguma atividade física para manter o corpo saudável e leia bastante para exercitar a mente.

Se você tiver pouco tempo para leitura, vale a pena ouvir audiobooks a caminho do trabalho, o importante é não deixar de lado o hábito da leitura, já que os livros têm muito a acrescentar em sua vida.

28- Paciência

Tenha paciência ao adquirir os hábitos milionários. Se você tem muitos hábitos que empobrecem, pode ser difícil mudar tantos hábitos de uma vez. Por isso, vá aos poucos.

É melhor ir mudando os hábitos aos poucos e conseguir manter os novos hábitos, do que mudar tudo de uma vez e depois de duas semanas desistir e voltar aos velhos hábitos. Portanto, tenha paciência consigo mesmo e com o processo de mudança.

29- Hábitos milionários: Oratória

Falar bem em público é essencial para as pessoas que desejam ser bem sucedidas. Isso porque é através da comunicação, que você poderá expor ideias, conseguir suporte financeiro para um negócio e compartilhar aprendizados.

Por isso, se você não fala bem, busque conteúdos que irão te ajudar a desenvolver uma boa comunicação.

30- Ouça mais e fale menos

Na dica anterior, eu falei sobre a importância de saber falar bem. Mas tão ou mais importante do que falar bem, é saber ouvir o que o outro está falando.

Portanto, crie o hábito de ouvir o que as pessoas estão dizendo, ao invés de querer ser o único a falar. Ao ouvir as pessoas, você pode aprender coisas novas e enxergar novas oportunidades.

31- Empreenda

Abrir um negócio é o caminho adotado por boa parte dos milionários, sendo que, além de ser uma forma de oferecer soluções para problemas, empreender é uma das maneiras de ficar milionário mais rápido.

Empreender não é um caminho fácil, mas pode te ajudar a conquistar um patrimônio milionário mais rápido do que se contentar com um salário de carteira assinada.

32- Resiliência

Por fim, o caminho para se tornar milionário exige resiliência e determinação. Você precisa de resiliência e determinação para aprender e se fortalecer com os percalços do caminho, não deixando os problemas te abater e não desistindo e alcançar seus objetivos.

Enfim, agora que você conhece vários hábitos milionários, veja o vídeo de Raul Sena e descubra quais hábitos ajudaram ele a alcançar o primeiro milhão:

Fontes: Infomoney, I-dinheiro, Época negócios, The cap, Mude e Engrandece.

Microeconomia: o que é, como funciona e quais são os elementos?

George Stigler: vida e carreira do Nobel de economia

Margaret Thatcher: quem foi e quais foram as contribuições dela?

Economia comportamental: o que é e como funciona?