O governo vai proibir Bitcoins?

28 de janeiro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 3 seg


Se você investe ou pensa em investir em Bitcoins, você já deve ter se perguntado o que aconteceria caso os governos optassem por proibir os Bitcoins.

Pensando nisso, preparamos um texto para te explicar como seria um cenário desses e se, de fato, é possível que um dia os governos do mundo todo tomem essa decisão.

E para quem pensa que é impossível que isso aconteça um dia, saiba que é sim possível. Isso porque, vários países já têm projetos de proibir o Bitcoin. Mas será que essa proibição iria funcionar na prática?

É possível que o governo proibir Bitcoins?

Os governos podem criar leis arbitrárias o tempo todo. Logo, é sim possível a proibição do Bitcoin no Brasil e em outros países pelo mundo. Afinal, os governos têm medo de perder o controle dos sistemas financeiros e monetários.

Inclusive, a China já proibiu a mineração e o uso de criptos. Além dela, o banco central da Rússia propôs, recentemente, a proibição do uso e da mineração de criptomoedas no país.

A justificativa usada foi que as criptos são ameaças para a estabilidade financeira, soberania política monetária e bem-estar dos cidadãos. Basicamente, a intenção do país é proibir não apenas o Bitcoin, mas sim todas as criptos.

Sendo que a Rússia é o 3º país que mais minera criptos no mundo. Além da Rússia, a Índia também está estudando a possibilidade de proibir criptos.

Um detalhe muito importante é que a proibição não faz com que o Bitcoin deixe de funcionar. Isso porque, o Bitcoin não é uma empresa ou algo que o possa ser retirado do ar de uma hora para a outra.

proibir Bitcoins

Na verdade, o Bitcoin é uma rede descentralizada. Sendo assim, existem diversas pessoas e empresas no mundo todo que garantem a existência da rede e é impossível proibir essas redes de funcionar, já que elas são independentes.

Seria necessária uma instituição internacional reguladora, que criasse uma lei internacional para proibir Bitcoins em todos os países ao mesmo tempo.

Essa instituição teria que perseguir as pessoas que estão favorecendo a rede do Bitcoin, para que ela saia do ar. Nesse cenário, a rede certamente diminuiria de tamanho, mas não deixaria de existir.

Na prática, a proibição iria funcionar para estimular a ilegalidade, já que as pessoas não iriam parar de minerar Bitcoins e garantir a existência da rede.

Será que a proibição funcionaria?

Quando algo é proibido, muitas vezes o seu preço sobe. Nesse sentido, a recompensa na rede do Bitcoin poderia aumentar fazendo com que mais pessoas queiram minerar Bitcoins.

Ou seja, por causa do aumento da recompensa causada pela proibição, iria aumentar a quantidade de pessoas interessadas em agir na ilegalidade.

Para você entender o efeito que uma proibição causa, vamos usar como exemplo a cocaína. A cocaína é uma droga proibida em todo o Brasil.

Apesar disso, ela é consumida por cerca de 1,46 milhão de brasileiros, o que corresponde a 0,7% dos cidadãos. Se levarmos em conta todos os derivados da droga, como o crack, esse número sobe para 5,6 milhões de usuários.

proibir Bitcoins

No caso da cocaína ela não traz nenhum benefício ao usuário e para o traficante existe o risco de prisão. Mesmo assim, os números de usuários é grande e de traficantes também.

A questão é: se no caso das drogas, que só tem malefícios, a proibição não funciona, por que a proibição iria funcionar com o Bitcoin?

Se as pessoas estão dispostas a usar drogas apesar de serem proibidas e maléficas, certamente a simples proibição do Bitcoin não iria impedir a rede de existir.

Outros exemplos de proibição

Se você acha que a comparação com a proibição das drogas e do uso do Bitcoin é muito extrema, podemos comparar com a proibição de dirigir alcoolizado, proibição de andar de moto sem capacete e de carro sem cinto.

Essas proibições visam a proteção da vida das pessoas. Mas mesmo assim, as pessoas continuam a beber e dirigir, por exemplo.

proibir Bitcoins

E se engana quem pensa que o não cumprimento das proibições ocorre apenas no Brasil. Por exemplo, em 1920 os EUA proibiram o consumo de álcool.

O resultado foi o surgimento de bares e destilarias clandestinas por todo o país. Inclusive, nessa época criou-se drinks que são até hoje bem famosos.

Outro exemplo de proibição nos EUA, foi em 1933 quando o ouro foi proibido. O intuito era impedir que as pessoas recorressem ao ouro no período pós quebra da bolsa.

O que vai acontecer se proibir Bitcoins?

Se todos os países proibissem o Bitcoin e houvesse uma verdadeira caça às bruxas, ainda assim, a rede do Bitcoin não iria morrer.

É claro que no curto prazo poderia haver uma desvalorização da moeda. Mas, provavelmente, ocorreria a revogação da lei depois de alguns anos.

Por fim, vale destacar que enquanto alguns países falam em proibir o Bitcoin, já existe um país em que o Bitcoin é a moeda oficial.

O El Salvador adotou o Bitcoin como moeda em 2021. Portanto, o Bitcoin e o dólar são as moedas oficiais e usadas nas transações diárias da população.

Enfim, para saber mais sobre a possibilidade do governo proibir Bitcoins, assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha:

Agora que você sabe o que aconteceria caso os país optem por proibir Bitcoins, aproveite para ler também: como declarar Bitcoin, como comprar Bitcoin, halving do Bitcoin, fim do Bitcoin e ainda, Carteiras para Bitcoin: tipos e melhores alternativas

Fonte: Roteiro de Raul Sena