Como comprar Bitcoins? Vantagens e desvantagens de investir

O processo de compra de Bitcoins é similar aos demais investimentos, logo, basta escolher uma corretora, transferir o dinheiro, determinar quantas criptomoeda deseja e enviar a ordem de compra.

26 de março de 2021 - por Jaíne Jehniffer


O Bitcoin é a moeda digital mais conhecida no mundo. Porém, muitos dos investidores que se interessam por esta criptomoeda, ainda não sabem como comprar Bitcoins.

Usado em pagamentos, trocas e recebimentos, o Bitcoin é uma moeda descentralizada. Isso significa que ela não é emitida nem controlada pelos bancos centrais, como acontece com o dinheiro físico. 

Ao invés de ser produzido pelos governos, o Bitcoin precisa ser minerado em computadores que resolvem problemas matemáticos. Como é descentralizada, essa moeda é totalmente regulada pela lei da oferta e procura. 

Como comprar Bitcoins?

O primeiro passo para comprar Bitcoins, é criar uma conta nas chamadas exchanges. Isto é, as corretoras de valores especializadas em intermediar e garantir a segurança das operações envolvendo criptomoedas. Ao escolher uma corretora, verifique quais são as taxas cobradas e os serviços disponibilizados.

Geralmente, as plataformas cobram taxas somente nos saques e não nas compras. Ao escolher uma corretora, é importante conferir também o limite de transações na plataforma. Isso porque algumas plataformas limitam a quantidade de depósitos e saques dentro de determinado período.

Como comprar Bitcoins? Vantagens e desvantagens de investir

Exame

Depois de criar uma conta, basta fazer uma transferência bancária do seu banco para a conta na corretora. Por fim, entre na plataforma, confirme se a transferência foi concluída e informe a quantidade de Bitcoins que deseja adquirir. O processo de venda funciona de maneira similar, ou seja, basta informar o valor que deseja vender e pronto.

Como investir em Bitcoin?

Já falamos sobre o processo de compra de Bitcoins. No entanto, se o seu objetivo é investir na construção de um patrimônio a longo prazo, existem algumas etapas antes de adquirir criptomoedas.

1- Perfil de investidor

A primeira etapa é conhecer o seu perfil de investidor. Como o Bitcoin não possui controle de nenhum banco central, ele é regulado apenas pela lei da oferta e procura. Logo, os seus preços oscilam constantemente, o que significa que não são todos os perfis de investidores que estão preparados para os riscos dessa moeda. 

Como comprar Bitcoins? Vantagens e desvantagens de investir

Investing

2- Estudos

A segunda etapa é estudar sobre o funcionamento do Bitcoin. Alguns assuntos que você precisa dominar para investir em Bitcoins são: funcionalidades, riscos, benefícios, estratégias e aplicações. Enfim, o conhecimento de todos os aspectos relacionados ao Bitcoin, irão te ajudar a administrar sua carteira de criptomoedas. 

3- Tenha cautela

Defina uma estratégia de investimentos e não se deixe levar pelo efeito manada. Uma boa dica, é começar a adquirir criptomoedas aos poucos, para que você possa se acostumar com as oscilações. Sendo assim, você diminui os riscos de prejuízo e conforme for adquirindo experiência, poderá aumentar os aportes. 

4- Acompanhamento do mercado

Depois de comprar seus Bitcoins, não deixe de continuar estudando sobre o mundo dos investimentos e de acompanhar as notícias referentes ao mercado financeiro. Se o seu objetivo for vender quando as moedas se valorizarem, então esse acompanhamento é ainda mais importante. 

Suno

Em contrapartida, se a intenção for investir no longo prazo, as oscilações diárias não são tão importantes. Neste caso, procurar se aprofundar em finanças por meio de cursos e livros, é o mais recomendado. 

5- Segurança dos Bitcoins

Por fim, ao investir em Bitcoin, não se esqueça de manter suas moedas em segurança. Para isso, você pode escolher entre os tipos de carteiras de Bitcoins disponíveis e fazer cópias delas. Dessa maneira, as carteiras podem ser no computador, no celular, online ou ainda no papel.

Vantagens e desvantagens de investir em Bitcoin

Uma das principais vantagens de investir em Bitcoin é a descentralização. Como o dinheiro físico é emitido pelo governo, ele controla diversos fatores como a quantidade de dinheiro em circulação no mercado. Entretanto, como o Bitcoin não pode ser emitido nem controlado pelo governo, ele é regulado apenas pela oferta e demanda.

Como comprar Bitcoins? Vantagens e desvantagens de investir

Infomoney

Outra vantagem é que os custos das operações de compra, venda e troca de Bitcoins geralmente são mais baixos do que as taxas cobradas no mercado tradicional. Além disso, essa criptomoeda pode ser usada em qualquer país do mundo, não sendo tão limitante quanto o dinheiro físico.

Temos ainda a vantagem do potencial de valorização do Bitcoin. Em síntese, a expectativa dos investidores é de que as moedas digitais sejam mais aceitas futuramente, elevando a sua procura no mercado o que resultaria na valorização dessas moedas. Nesse cenário, os investidores poderiam vender suas moedas por um valor bem acima do inicialmente investido.

Por outro lado, como desvantagem temos os riscos. Como o Bitcoin passa por constantes mudanças de preços, o investidor pode vender suas moedas no momento errado e ter prejuízos. Portanto, devido às fortes oscilações, o Bitcoin pode não atender a todos os perfis de investidores, sendo restrito aos investidores que aceitam correr riscos.

Por fim, se você estiver em dúvidas se deve ou não investir em Bitcoin, veja o vídeo de Raul Sena e descubra alguns motivos para comprar essa criptomoeda:

Enfim, agora que você sabe como comprar Bitcoin, aprenda como Declarar Bitcoin e outras criptomoedas – Obrigatoriedade e passo a passo

Fontes: B. trade, Tectudo e Mercado b.

Imagens: Exame, Investing, Information, Infomoney e Suno

8 dicas do que fazer com a restituição do IR

Como comprar euro mais barato

As dívidas mais comuns entre os brasileiros e como evitá-las

Programa de fidelidade: o que é, como funciona e exemplos