Setor mais barato da B3 – Qual é, principais valores e características

12 de outubro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 21 seg


O setor mais barato da B3, a bolsa de valores brasileira, é o setor bancário. Dessa maneira, os bancos representam uma grande parcela da bolsa teórica de ações da Ibovespa.

Os bancos possuem uma grande lucratividade, porém, o setor bancário está com suas ações entre as mais baratas da bolsa. Isso se deve a vários motivos, entre eles duas novidades que estão chegando para revolucionar os bancos, o Open banking e o Pix.

Apesar de explicarmos sobre o setor mais barato da B3, esse texto não é uma recomendação de investimento. Afinal, antes de investir, você deve analisar detidamente as empresas e descobrir quais ações melhor se encaixam com seus objetivos de investimento.

O setor mais barato da B3

O setor bancário é o setor mais barato da B3. Isso porque, na carteira teórica do Ibovespa os bancos correspondem a cerca de 18,258% das ações totais.

A título de comparação, o setor do varejo como um todo – que possui uma grande oscilação de preços – representa apenas 9,249% do Ibovespa. 

Mesmo com ações de empresas como Magazine Luiza e Lojas Renner, em paralelo, o setor bancário possui quase o dobro de participação da carteira do IBOV.

O setor mais barato da B3 é dominado por grandes bancos tradicionais como Bradesco, Itaú, Santander e Banco do Brasil, que controlam mais de 90% do mercado brasileiro. 

Valores do setor mais barato da B3

Olhando em termos de cotação, os bancos estão custando valores semelhantes aos anos de 2016 e 2017. No entanto, comparando com o quanto o mercado está pagando pelas varejistas, temos o resultado de que o mercado está pagando melhor pelo varejo do que pelos bancos.  

O cenário de três e quatro anos atrás era bem diferente, tanto na macro economia quanto no setor financeiro como um todo. Nessas mesmas cotações, você estaria pagando muito mais pelo lucro das empresas, em virtude de uma expectativa de crescimento.  

Em comparação com o setor varejista, os bancos sempre foram mais previsíveis e apresentaram historicamente bons resultados. Deste modo, o mercado raramente precifica as empresas da mesma forma com o varejo. Porém, o cenário atual funciona com uma lógica diferente. 

O motivo pelo qual o setor bancário está sendo categorizado como o setor mais barato da B3 é devido a expectativa de mudanças que irão abalar o sistema financeiro tradicional.

Em outras palavras, os bancos tradicionais estão sendo ameaçados por novidades como o Open banking e o Pix. 

Open banking

Open banking significa banco aberto e tem como essência a fato de que os clientes podem compartilhar suas informações bancárias com outros bancos.

Isso porque, o open banking parte do princípio de que os clientes são os verdadeiros donos das informações sobre si, não o setor bancário.

Os dados que poderão ser compartilhados entre bancos são, por exemplo, o histórico de pagamento, o perfil de consumo e investimentos. O compartilhamento de informações serão por meio das APIs, plataformas totalmente digitais e seguras. 

O open banking trará autonomia aos clientes, que contarão ainda com as vantagens do aumento de concorrência no setor bancário, que passarão a disputar os clientes.

Em outras palavras, antes os dados dos clientes eram considerados propriedades dos bancos, agora o cliente poderá compartilhar esses dados em busca de serviços melhores.  

Em síntese, com o Open Banking os grandes bancos terão como principal preocupação a experiência do cliente e com isso melhores serviços deverão ser ofertados. 

Pix

O Pix foi criado pelo Bacen  e funciona como uma forma de realizar transferências e pagamentos instantâneos. Além disso, o serviço é gratuito e funciona todos os dias, todos os horários. Dessa forma, o Pix vai funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem exceções. 

Ou seja, o Pix irá revolucionar o setor bancário e a forma de fazer transferências, já que atualmente são cobradas taxas, existem prazos e ainda não funcionam todos os dias. 

O Pix irá começar a funcionar em novembro de 2020 e todos os bancos devem aderir a ele. Vale ressaltar que o zero custos e a instantaneidade serve para operações entre bancos, não apenas entre contas do mesmo banco. Em resumo, o Pix traz diversas vantagens para os clientes e o sistema bancário terá que se adaptar a ele.

Portanto, o Pix é visto como uma ameaça ao setor bancário devido ao fato de ser gratuito e disponibilizar um serviço mais rápido do que os existentes até então.

Os investidores estão na expectativa para ver como os bancos irão se adaptar a esse sistema. Essa expectativa se reflete nos preços das ações.

Enfim, agora que você conhece qual o setor mais barato da B3, descubra também algumas Ações que podem crescer em 2021 – 11 empresas para ficar de olho

Fontes: Infomoney e Nubank