É possível viver de fundos imobiliários?

2 de agosto de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 9 seg


Viver de fundos imobiliários é possível, mas é preciso ter uma estratégia bem pensada e paciência para investir com foco no longo prazo. Afinal, é preciso investir durante alguns anos até construir um patrimônio que gere proventos suficientes para viver de renda.

Apesar da paciência necessária para investir durante anos em FIIs, essa é uma ótima opção para viver de renda, já que os fundos imobiliários costumam distribuir proventos de forma mensal. Desse modo, você pode usar os proventos como uma espécie de salário.

O que são os fundos imobiliários?

Os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs), são reuniões de investidores com foco na aplicação em imóveis ou títulos relacionados ao setor imobiliário. Sendo assim, existem vários tipos de FIIs, de acordo com o tipo de ativo que ele investe.

Por exemplo, os FIIs de tijolo investem em imóveis físicos, ao passo em que os FIIs de papel aplicam em títulos relacionados ao setor imobiliário, tais como os CRIs e LCIs.

Para investir em FIIs, você pode comprar cotas na bolsa de valores, da mesma forma que compra ações. Ao comprar uma cota, você se torna cotista do fundo e tem direito ao recebimento dos proventos do fundo, que são distribuídos, geralmente, de forma mensal.

Como viver de renda com fundos imobiliários?

Para viver de renda com fundos imobiliários, siga o passo a passo:

1º passo: analisar se os FIIs são a melhor opção

Qualquer pessoa pode comprar cotas de FIIs. No entanto, o ideal é que a sua situação financeira esteja de acordo com o objetivo de viver de renda. Isso inclui, por exemplo, não ter dívidas, ter uma boa reserva de emergência e foco no longo prazo.

Se os FIIs são a melhor opção para você, então analise os fundos disponíveis e invista. Em sua análise leve em conta aspectos como: histórico de rentabilidade, custos, tipo de fundo e quem é o gestor.

2º passo: reinvestimento de dividendos

Grande parte dos FIIs distribuem proventos de forma mensal. O ideal é que você reinvista esses dividendos, aumentando a sua participação nos fundos. Você deve reinvestir os dividendos durante o período em que estiver acumulando capital, ou seja, construindo um patrimônio.

Quando você já tiver um patrimônio grande, poderá usar parte desses proventos para viver de renda. Mas mesmo assim, o ideal é usar apenas parte dos proventos e reinvestir a outra parte.

3º passo: seja realista

Ter expectativas realistas é essencial para que você não fique frustrado e acabe desanimando do sonho de viver de renda. Primeiramente, não tenha a expectativa de ficar rico da noite para o dia. A construção de um patrimônio leva anos, então tenha foco no longo prazo.

4º passo: estratégia de investimento para viver de renda com FIIs

Estabeleça uma estratégia de investimentos e seja fiel a ela. Ao definir uma estratégia, não se esqueça de considerar o seu perfil de investidor, objetivos com a aplicação e foco no longo prazo. 

5ª passo: diversifique

A diversificação da carteira de investimentos serve para reduzir os riscos ao investir e aumentar as chances de altos retornos. Por isso, não deixe de diversificar entre diferentes ativos e setores.

6º passo: viver de renda

Por fim, depois de cumprir os passos anteriores e investir em fundos imobiliários durante anos até construir um patrimônio grande, está na hora de viver de renda.

Lembrando que, para viver de renda de FIIs, é preciso que os proventos pagos sejam o suficiente para arcar com as suas despesas mensais e sobrar uma parte para reinvestir. Quando chegar nesse ponto, você pode sair do seu emprego e viver apenas com os proventos dos FIIs.

Como investir em fundos imobiliários?

Para investir em fundos imobiliários e viver de renda, siga o passo a passo:

  • 1º Disciplina: Para investir durante anos com o objetivo de viver de renda, é preciso disciplina e paciência. Por isso, seja disciplinado para investir todos os meses e tenha paciência para construir o patrimônio aos poucos durante anos. Além disso, é preciso estudar sobre investimentos e ficar de olho no mercado.
  • 2º Longo prazo: Tenha sempre em mente o foco no longo prazo. Evite as supostas oportunidades de ganhar dinheiro rápido e fácil. Para construir um patrimônio consistente, é preciso de anos investindo. Não adianta achar que vai ficar rico fazendo operações de day trade, por exemplo.
  • 3º Diversificação: Vale a pena salientar a importância da diversificação na construção de um patrimônio sólido. Além disso, não se esqueça de reinvestir os proventos.

Investir em imóveis ou em fundos imobiliários?

O investimento em imóveis é mais tradicional, e por isso muitas pessoas ficam com receio de investir em fundos imobiliários. No entanto, os FIIs são uma forma muito mais prática de viver de renda, sem contar que costumam ser mais rentáveis do que os imóveis.

Sendo assim, os FIIs costumam ser mais vantajosos do que os imóveis. Por exemplo, os imóveis não têm liquidez, e muitas vezes pode ser difícil conseguir vender um imóvel. Já os FIIs podem ser facilmente negociados na bolsa de valores. Outra questão é que os imóveis são bem burocráticos, enquanto investir em FIIs é bem fácil e rápido.

Além disso, os FIIs são mais acessíveis, pois existem cotas de diferentes tipos, já o investimento em imóveis exige um valor bem alto. Enfim, as diferenças entre eles são muitas e os FIIs costumam valer mais a pena para quem deseja viver de renda.

Enfim, assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha, para saber mais sobre a possibilidade de viver de fundos imobiliários:

Fontes: Revista capital econômico, Clube do valor e Me poupe