Rating, o que é? Definição, como funciona, tipos, importância e críticas

10 de dezembro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 40 seg


O rating serve para mostrar aos investidores qual o risco que eles correm ao investir em determinada empresa ou país. Deste modo, através da análise de crédito de um Estado ou empresa, é possível determinar o nível de risco de um calote. 

As responsáveis por realizar as análises de risco de crédito, são as agências de classificação de risco. Essas agências atribuem uma nota para os agentes econômicos, de acordo com o seu grau de risco. 

No entanto, as notas atribuídas não são definitivas. Afinal, uma empresa que possui dificuldade de honrar com seus compromissos financeiros pode passar por uma mudança em seu quadro financeiro e, com isso, reduzir o seu grau de risco. 

O que é rating

O termo rating, em português, significa classificação. Entretanto, o seu uso não se dá através da tradução literal do termo.

Sendo assim, no setor econômico, a palavra rating está ligada ao risco de créditoA avaliação de risco de crédito é feita por uma agência de classificação de risco.

Rating, o que é? Definição, como funciona, tipos, importância e críticas

Insurance

Dessa maneira, esta agência avalia um Estado ou uma empresa. Geralmente, esta análise, que também é chamada de classificação de crédito ou nota de crédito, demonstra o risco que o investidor corre ao investir em determinado país ou empresa. 

Como a classificação de rating funciona

Existem diversas agências de classificação de risco espalhadas pelo mundo. Porém, as três principais são: Standard & Poor’s (S&P), Fitch e Moody’s.

Para que estas agências possam divulgar uma nota de risco, elas avaliam diversos aspectos, como: fluxo de caixa, nível de alavancagem, contexto político do país, projeções de resultados futuros e balanço patrimonial

A intenção das agências é avaliar tanto aspectos internos das empresas, quanto o contexto social em que ela está inserida. Desse modo, se um país estiver passando por um período político conturbado, a nota de uma empresa pode cair, já que a situação influencia indiretamente a companhia. 

Experiencialize

Para averiguar todos estes critérios, a agência envia para a empresa um analista de riscos. Este profissional é o responsável por realizar um estudo completo sobre a empresa, sua realidade econômica é fazer consultas aos membros da administração fiscal. 

Cada um dos critérios estudados pelo analista são apresentados para o comitê de pontuação, que irá determinar um rating para a instituição. Contudo, esta nota pode ser alterada posteriormente, de acordo com o desempenho da empresa ao longo do tempo, podendo tanto subir quanto cair. 

Big three

O termo big three se refere às três maiores agências de rating do mundo. Portanto, a maioria dos países e investidores consideram as notas atribuídas por uma dessas três empresas em suas análises:

Standard & Poor’s: A S&P é provavelmente a mais tradicional entre as maiores agências de rating do mundo. A sede da S&P é em New York, e ela é conhecida especialmente por avaliar empresas, títulos públicos e privados.

Esta empresa foi fundada ainda em 1860, nos Estados Unidos. Entretanto, o serviço de avaliação de risco realizado pela companhia teve início na década de 40. 

Rating, o que é? Definição, como funciona, tipos, importância e críticas

Grupo fidere

Moody’s: Esta agência foi criada em 1990, por John Moody. Uma curiosidade é que a Moody’s possui ações listadas na bolsa de New York (NYSE), com o ticker MCO. Na década de 90, os papéis eram negociados por cerca de 10 dólares, mas hoje em dia chega quase a 300 dólares. 

Fitch: Para finalizar a lista das três principais agências de rating, temos a Fitch. Dentre as três maiores do mundo, ela é a que possui menos market share, cerca de 15%. A empresa que foi fundada por John Knowles Fitch, tem sede em New York e Londres. 

Tipos de rating

As notas de rating podem aparecer de algumas formas diferentes:

1- Rating por grau

Nos ratings por grau, o investidor consegue analisar a posição de um ativo e seu risco de crédito dentro de uma escala de notas.

Em outras palavras, o investidor consegue averiguar se a relação entre o risco e o retorno compensa para a sua carteira de investimentos. Além disso, o grau de risco pode ainda ser dividido em:

Grau especulativo: Dentro do grau especulativo estão listados aqueles com maior risco de crédito. Isso significa que a probabilidade de darem o calote é alto.

No entanto, o grau de risco geralmente está aliado à possibilidade de retorno. Logo, como são mais arriscados, estes ativos podem oferecer um retorno maior. 

Setcesp

Por exemplo, um país com uma dívida gigantesca em comparação com o seu PIB, com elevadas taxas de juros e situação política instável, pode ser classificada no rating de grau especulativo. 

Grau de investimento: Dentro do grau de investimento, estão listados os títulos com menores chances de darem calote. É claro que, como possuem um risco menor, eles também possibilitam um retorno menor. Como exemplo, podemos citar os títulos de países desenvolvidos e com economias estáveis. 

2- Rating por nota

O rating por nota procura mostrar qual o nível de risco de um ativo dentro da classificação de rating por grau. Dessa forma, ele demonstra a nota do ativo dentro do grau especulativo ou de investimento. 

Rating, o que é? Definição, como funciona, tipos, importância e críticas

Valorem

Sendo assim, as notas atribuídas pela Fitch ou pela S&P, começam em A como um valor alto e D como a pior nota. Ou seja, da letra D para frente, são empresas com altíssimo risco de inadimplência. Já na Moody’s, a pior nota é representada pela letra C. 

Importância

A classificação de risco de crédito é muito importante para o investidor, pois é ela quem mostra qual o grau de risco de calote com aquela aplicação. Ou seja, ao analisar os ratings das empresas, o investidor consegue fazer um paralelo entre o risco e o retorno com o investimento. 

Neil patel

Por outro lado, para as empresas e governos o rating também é muito importante, pois, baseado nele, é possível alinhar o risco com o prêmio.

Isso significa que um país ou empresa mais arriscados, precisam alinhar a perspectiva de retorno com o grau de risco, para que se tornem opções vantajosas para os investidores. 

Justamente por esta dinâmica de risco e retorno que as empresas buscam manter uma boa saúde financeira. Afinal, se elas tiverem uma boa nota, conseguem emitir papéis mais baratos e assim seus lucros aumentam. 

Críticas

Apesar de ajudar o investidor na tomada de decisão na hora de investir, o rating também possui suas limitações. A principal crítica feita ao sistema de rating se refere à sua má avaliação. Um exemplo disso foi a crise de 2008.

Acontece que as agências de rating tinham atribuído boas notas aos bancos, sendo que eles estavam com uma situação financeira bem ruim. 

Rating, o que é? Definição, como funciona, tipos, importância e críticas

Finance

Além da má avaliação, existe também a crítica de que a indústria do rating possui diversos conflitos de interesses. Em resumo, as agências de rating ganham dinheiro através de suas avaliações, porém, eles são pagos justamente pelas empresas que eles terão que avaliar. 

E aí, gostou de conhecer sobre o rating? Então, aproveite para entender sobre a importância do Gerenciamento de risco, o que é? Quais os riscos e como fazer a gestão

Fontes: Suno, Apprenda fixa, Easynvest e Mais retorno

Imagens: Valorem, Grupo fidere, Modalmais, Finance, Insurance, Setcesp, Neil patel e Experiencialize