1 de abril de 2021 - por Jaíne Jehniffer
O Bitcoin Cash é uma moeda digital com funcionalidade semelhante ao Bitcoin normal. Sendo assim, ele é usado principalmente para transações financeiras, sendo que ele possui a vantagem de contar com taxas mais baixas do que o Bitcoin.
O que difere os dois é a velocidade de processamento de operações. Isso porque o Bitcoin Cash é oito vezes mais rápido do que o Bitcoin normal.
As duas criptomoedas são tão parecidas porque o Bitcoin Cash surgiu a partir do Bitcoin. A intenção foi apenas lançar uma nova versão do Bitcoin, com maior velocidade nas operações, sem necessariamente mudar as características essenciais da criptomoeda.
O que é Bitcoin Cash?
O Bitcoin Cash (BCH), surgiu em 2017 como resultado da insatisfação da comunidade do Bitcoin (BTC), em relação à quantidade de transações que a criptomoeda conseguia fazer por segundo. Ou seja, o BCH foi lançado para que as transações com o Bitcoin pudessem ser realizadas mais rapidamente.
Através do protocolo Segregated Witness (SegWit), foi proposto um soft fork no Bitcoin. Desse modo, a compatibilidade com as soluções atuais do Bitcoin foi mantida, entretanto, aumentou em oito vezes a capacidade de transações.
A ideia inicial era de que o BCH substituísse o Bitcoin. No entanto, a proposta não foi aceita por toda a comunidade, logo, tiveram que criar uma nova moeda digital, que recebeu o nome de Bitcoin Cash.
Portanto, o BCH possui as mesmas funcionalidades do Bitcoin, porém, com algumas vantagens, como a velocidade maior e as taxas reduzidas.
Mineração
A mineração de Bitcoin Cash ocorre por meio da resolução de problemas matemáticos em computadores. Contudo, a mineração custa muito caro, pois é um processo que exige muita energia e poder de processamento. Por isso, uma alternativa para quem quiser começar a minerar, é entrar em um pool de mineração.
Em resumo, um pool de mineração ocorre quando vários usuários unem o poder de processamento para minerar e, posteriormente, dividem os lucros. Outra opção é o cloud mining. Neste caso, o usuário paga para que uma empresa realize a mineração do Bitcoin Cash.
Bitcoin Cash versus Bitcoin
O BCH e o Bitcoin são bastante parecidos, já que o BCH teve o Bitcoin como base. Até mesmo a quantidade de moedas disponíveis para mineração é a mesma: 21 milhões de unidades. Por outro lado, o BCH se diferencia do Bitcoin ao possibilitar que as transações sejam realizadas oito vezes mais rápido.
O BCH possui a vantagem de que ele conta com uma equipe de desenvolvedores e apoiadores alinhada, o que significa que é mais fácil obter um consenso em relação às mudanças de regras e updates. Além disso, o BCH possibilita um lucro mais interessante nas minerações do que o Bitcoin normal.
Uma curiosidade é que no dia da divisão que deu origem ao BCH, as pessoas que tinham o Bitcoin receberam na carteira a mesma quantia de Bitcoin Cash.
Vantagens e desvantagens
O Bitcoin Cash é vantajoso, sobretudo, como moeda de troca. Isso porque ele possibilita que transações financeiras sejam realizadas rapidamente. Outra vantagem é que o Bitcoin Cash é descentralizado.
Dessa maneira, o usuário pode realizar operações rapidamente, sem a necessidade da intermediação de bancos. É claro que o fato de não depender de bancos, também significa que as transações são bem mais baratas.
Por fim, temos ainda a vantagem de que o preço de cotação do BCH é determinado pela lei da oferta e procura. Ou seja, o Banco Central não tem poder para interferir no valor da moeda, como ocorre com o dinheiro físico.
Entretanto, como desvantagem temos a segurança. Em síntese, como a quantidade de hashrate do BCH é menor, ele acaba sendo mais arriscado, ao possibilitar o ataque de 51%.
Como comprar Bitcoin Cash?
Para comprar Bitcoin Cash, você precisa criar uma conta em uma exchange, corretora especializada em negociações de criptomoedas. Depois disso, basta fazer uma transferência bancária e adquirir a quantidade de moedas digitais desejadas.
No Brasil, algumas exchanges aceitam pagamento em reais. No entanto, em determinadas exchanges, é preciso comprar Bitcoin com dólares e depois usar os Bitcoin para comprar Bitcoin Cash. Depois de comprar suas criptomoedas, não deixe de armazená-las em local seguro.
Uma boa alternativa são as carteiras offline e físicas, pois são mais seguras contra ataques de hackers. Apesar de não ser tão seguro, existem também as carteiras online, para celular e desktop.
O que achou da matéria? Se gostou, aproveite para conferir: Declarar Bitcoin e outras criptomoedas – Obrigatoriedade e passo a passo
Fontes: Infomoney, Tecnoblog, Money times e Coinext
Imagens: Guia do bitcoin, B., Medium, Forbes, Snapper buzz e Just ask thales