14 de abril de 2021 - por Jaíne Jehniffer
O Binance Coin é uma criptomoeda usada pela Exchange Binance. O seu funcionamento ocorre através da Blockchain Ethereum, o que faz com que ela tenha funcionamento similar ao Ether.
Inicialmente, a intenção era que o Binance Coin fosse utilizado como utility token. Sendo assim, ela oferecia desconto para o pagamento das taxas de serviço da plataforma Binance.
No entanto, o Binance Coin se desenvolveu e passou a ser uma das criptomoedas mais utilizadas no Blockchain e foi adicionada e aplicada fora da plataforma Binance.
O que é Binance Coin?
O Binance Coin (BNB) é uma criptomoeda da Exchange Binance, executada por meio da Blockchain Ethereum com padrão ERC 20. Em outras palavras, o Binance Coin é uma criptomoeda com funcionamento parecido com o Ehter, sendo que o token BNB também alimenta as operações realizadas na plataforma Binance.
Como se trata de uma criptomoeda, o Binance Coin pode ser negociado em troca de outras moedas digitais. Inclusive, recentemente ele passou por uma forte valorização que o colocou entre as trinta principais moedas digitais do mundo.
Os motivos da recente valorização são diversos, dentre eles o aumento no número de negociações na Exchange Binance e a alta do Bitcoin, que pode ter feito usuários migrarem para a BNB prevendo a correção nos valores do Bitcoin.
Origem do Binance Coin
A criptomoeda Binance Coin foi criada por Chang Peng Zhao e Roger Wang, em 2017. Sendo que a sua inauguração ocorreu através de uma ICO (Oferta Inicial de Moedas), pouco tempo antes da Binance Exchange ser inaugurada. A intenção inicial era que a criptomoeda fosse um utility token.
Portanto, o BNB deveria ser utilizado pelos usuários da plataforma como meio de pagamento com desconto, das taxas cobradas pelo uso dos serviços, como taxa de câmbio e negociação. Dessa forma, foi oferecido um desconto de 50% nas taxas de negociação, durante o primeiro ano.
Entretanto, rapidamente o Binance Coin evoluiu para um token que era amplamente utilizado em mais de 120 opções de uso. Desse modo, ele se tornou um dos utility tokens mais utilizados no Blockchain e foi adicionado e aplicado fora da plataforma Binance. O objetivo é que a criptomoeda continue a evoluir e possa operar um DEX (Exchanges descentralizadas).
Como funciona?
As criptomoedas funcionam como facilitadores de pedidos de compra e venda dos consumidores. Em resumo, os usuários confiam nas trocas para que haja correspondência de pedidos de compra com os pedidos de venda da mesma moeda por outros usuários.
Logo, é preciso que a exchange seja capaz de processar uma grande quantidade de possíveis pares de negociação. Nesse sentido, o mecanismo de correspondência do Binance Coin é considerado robusto, já que consegue suportar 1.400.000 pedidos por segundo. Isso significa que essas são as trocas de criptomoedas mais rápidas do mercado.
Ao criar o BNB, a Binance cunhou 200 milhões de tokens e o fornecimento total foi alocado em diferentes proporções para várias entidades. Dessa maneira, 50% dos tokens do BNB foram reservados para a ICO, outros 40% foram alocados para a equipe fundadora e os 10% restantes foram reservados para investidores anjo.
Como todas as moedas foram disponibilizadas no lançamento da criptomoeda, não existe processo de mineração delas. Apesar de inicialmente existirem 200 milhões de tokens, a Binance prometeu que trimestralmente irá queimar ativos para que a oferta seja reduzida para 100 milhões de moedas digitais.
Vantagens e desvantagens
A criptomoeda Binance Coin possui diversas vantagens e algumas desvantagens, confira:
Vantagens
A primeira vantagem da criptomoeda Binance Coin, além do rápido crescimento, é a liquidez. A liquidez é a facilidade com que essas moedas podem ser compradas e vendidas. A liquidez é extremamente importante para que exista um fluxo constante de operações e facilidade de vender uma moeda digital quando desejar.
Outra vantagem do Binance Coin é o desconto dos traders ao fazer os pedidos. Normalmente, a taxa padrão real que os traders recebem é de 0,1% por negociação comprometida. Em comparação com outras moedas digitais, essa é uma das menores taxas do mercado.
Como funciona por meio de uma plataforma descentralizada, essa criptomoeda é considerada como uma alternativa bastante segura. Além disso, caso o usuário deseje armazenar os tokens BNB com maior segurança, é possível usar carteiras de software ou hardware.
A carteira oficial de armazenamento de Binance Coin é a Trust Wallet, mas os tokens podem ser armazenados em outros tipos de carteiras como a Enjin e a Jaxx. Por fim, temos ainda a vantagem de que o Binance Coin possui suporte para 13 idiomas, inclusive o português. Essa característica é muito importante, pois permite que a BNB seja acessada e negociada por pessoas de todo o mundo.
Desvantagens
Como o Binance Coin é a criptomoeda da exchange Binance, então ela dificilmente poderá ser usada de forma anônima e isso pode ser uma desvantagem para alguns usuários. Em síntese, para usar o BNB você precisa criar uma conta na Binance e ao criar sua conta, diversos dados pessoais serão solicitados.
Portanto, se você não deseja que a exchange, o governo ou um hacker encontre seus rastros, é melhor usar algum outro tipo de moeda que proporcione anonimato. Outra desvantagem é que essa criptomoeda não possui a mesma aceitabilidade de outras moedas digitais.
Sendo assim, no momento ela é usada principalmente dentro da plataforma Binance e para descontos comerciais, sobretudo no setor de viagens e hospitalidade. Logo, ela ainda não pode ser vista como um dinheiro de fato, apesar de ter potencial para se tornar no futuro.
Enfim, agora que você conhece as vantagens e desvantagens da Binance Coin, aproveite para entender O que é Blockchain? Definição, como funciona e aplicações da tecnologia
Fontes: Infomoney, Magnetis, Panorama crypto e Guia do Bitcoin
Imagens: Valor investe, Cointimes, Crypto, Coingape, Cointimes e Investing cube