Garantia firme, o que é? Definição, como funciona e vantagens

3 de junho de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 41 seg


A garantia firme é um tipo de subscrição onde o agente intermediador garante à empresa que fará a captação de todas as suas ações. Desse modo, o emissor possui a segurança de que vai conseguir levantar todo o capital pretendido com a emissão de títulos. 

Esse tipo de garantia é feita por meio de uma cláusula de garantia do contrato de abertura de capital e serve para reduzir o risco de uma demanda inferior à oferta de ações na bolsa.

Ao garantir que a empresa terá o montante pretendido, a instituição financeira coloca o seu capital em risco. Afinal de contas, mesmo se ela não conseguir revender as ações no mercado primário, ela ainda terá que pagar o montante para a empresa emissora.

O que é garantia firme?

A garantia firme, também conhecida como underwriting firme ou puro, é um tipo de subscrição de ações. Sendo que, underwriting é um processo de intermediação realizado entre empresas que precisam de recursos financeiros e as instituições subscritoras.

A intenção é captar os recursos necessários para facilitar a oferta de ações. Sendo assim, a garantia é usada quando uma empresa ou governo procura levantar capital para financiar seus investimentos. Dessa maneira, as subscritoras contribuem na busca por investidores e às vezes assumem os riscos da transação.

No caso da garantia firme, a instituição tem a responsabilidade na venda das ações. Ou seja, ela se compromete com a subscrição integral dos ativos e assume o risco caso eles não sejam comercializados. Essa modalidade de garantia pode ser usada apenas na oferta primária de ações (IPO) ou na emissão de debêntures.

Garantia firme, o que é? Definição, como funciona e vantagens

Sindcont sp

Portanto, a empresa que está abrindo o capital é responsável por emitir as ações, enquanto a instituição financeira fica responsável por realizar o lançamento dos ativos no mercado. Para isso a instituição deve seguir a legislação vigente e cumprir os requisitos necessários para a oferta pública inicial.

Enfim, a instituição subscritora deve ser um banco múltiplo, sociedade corretora, distribuidora ou banco de investimento. Ao se enquadrar em uma dessas categorias, ela tem o direito de negociar ações e títulos de crédito no mercado. 

Como funciona?

A abertura de capital na bolsa de valores é uma maneira das empresas captarem recursos que podem ser usados em seus projetos de crescimento e expansão.

Entretanto, para que as ações sejam emitidas, as empresas precisam do auxílio de uma entidade financeira para a intermediação no lançamento das ações. Logo, ao formalizar a contratação da instituição é oferecido três tipos de garantias:

1- Garantia firme: A instituição financeira fica com todo o risco da venda das ações e a empresa emissora possui a segurança de receber o montante pretendido com a venda dos ativos.

Garantia firme, o que é? Definição, como funciona e vantagens

Meet

Apesar da instituição intermediária assumir toda a responsabilidade, existe a possibilidade da inserção da cláusula de market out. Em síntese, essa cláusula permite que a instituição fique livre da responsabilidade pelas ocorrências que possam prejudicar a qualidade dos papéis.

2- Melhores esforços: Essa opção é o oposto da garantia firme, já que neste caso o risco de não vender todas as ações é totalmente da empresa emissora. Dessa forma, nesse modelo a instituição subscritora também se compromete com a venda das ações por meio dos seus melhores esforços, porém, ela não se responsabiliza pelos papéis que não forem vendidos.   

3- Garantia residual: Por fim, na garantia residual, também chamada de stand by, a instituição financeira garante somente a subscrição das ações que não forem vendidas para o público. Essa opção tem risco para as duas partes, já que no término do prazo a instituição pode optar por subscrever as ações ou devolver para a empresa emissora.

Vantagens

A principal vantagem da garantia firme é que a empresa tem a segurança de que irá receber o valor total pela emissão das ações. Essa é uma vantagem também para os investidores, já que garante que a empresa terá o capital necessário para realizar seus projetos de crescimento do negócio.

Suvorov

Ou seja, mesmo que a demanda não seja suficiente para todas as ações, a empresa e os investidores se beneficiam, pois a companhia conseguirá captar o valor que ela pretendia obter ao abrir o capital. Além disso, a empresa com garantia firme é vista com bons olhos pelo mercado.

Isso porque, a garantia firme é um sinal de confiança na empresa. Afinal de contas, se a instituição está disposta a assumir o risco da operação, isto significa que ela confia no sucesso do lançamento das ações. Portanto, ao analisar a abertura de capital de uma empresa, é importante que o investidor confira se a empresa conta com garantia firme.

Entretanto, esse não deve ser o único dado a ser analisado ao investir em ações. Não deixe de levar em consideração seu perfil de investidor, objetivos de investimento e as informações sobre a empresa. Aprenda agora mesmo como fazer uma Análise de ações – Diferenças entre fundamentalista, técnica e como fazer

Fontes: Yubb, André bona, RenovainvestSuno

Imagens: Mediaçãonline, Sindcont sp, Meet e Suvorov