Ações de crescimento, o que são? Diferenças entre ações de valor

22 de abril de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 44 seg


As ações de crescimento são os papéis de empresas que estão aumentando sua receita e participação no mercado. Além disso, existe uma perspectiva de valorização futura, que faz com que elas sejam negociadas por valores que podem ser considerados caros. 

Como se trata de ações de empresas que estão investindo na expansão do negócio, elas são ativos mais voláteis. Ou seja, elas possuem uma maior imprevisibilidade, o que resulta em maiores riscos. 

Além das ações de crescimento, existem também as ações de valor. Este tipo de ação é aquela que oferece boa oportunidade para o investidor, já que estão sendo negociadas abaixo do seu preço justo. 

O que são ações de crescimento?

As ações de crescimento são os papéis de empresas em crescimento na bolsa de valores. Em outras palavras, são ações de companhias que geralmente estão inseridas em setores de grande crescimento e fornecem produtos e serviços que se destacam no mercado.

Sendo que esse destaque pode ser porque a empresa oferece produtos que o mercado em expansão necessita ou porque ela criou um mercado e só ela oferece àqueles produtos. Ao analisar ações desse tipo, o investidor deve considerar a participação da companhia, o crescimento do mercado que ela está inclusa e o crescimento da receita.

Ações de crescimento, o que são? Diferenças entre ações de valor

The cap

Um detalhe importante é que as empresas que estão crescendo em todos esses critérios, também são consideradas caras se forem analisadas tendo como base critérios tradicionais como EV/EBITDA e Preço/Lucro. 

Portanto, ao analisar as ações de crescimento, é importante considerar que os indicadores tradicionais por vezes não servem como reflexos desse tipo de empresa.

Isso acontece porque as empresas em crescimento não possuem as mesmas prioridades das empresas consolidadas. Por exemplo, uma empresa em crescimento pode não apresentar um lucro consistente, já que está mais preocupada em investir na melhoria e expansão do negócio. 

O fato dessas empresas estarem constantemente investindo em seu crescimento, faz com que elas sejam companhias mais imprevisíveis. Logo, as ações são mais voláteis do que os papéis das empresas consolidadas. Desse modo, antes de aplicar nesse tipo de ação, é importante considerar o seu perfil de investidor.

Ações de valor

Uma ação de valor é aquela negociada por um preço abaixo do seu valor justo. Nesse sentido, quanto maior for a diferença entre o preço justo e o preço pago pela ação, maior é a margem de segurança do investidor. 

O investidor de valor acredita que o mercado pode estar precificando uma ação errada. Sendo assim, ele pode comprar o ativo por preço abaixo do que ele realmente vale e quando o mercado corrigir o preço da ação, o investidor pode ganhar com a valorização do ativo.

Valor investimento

Dessa forma, esses investidores procuram por empresas em momentos desfavoráveis, que estejam mal precificadas e esperam que elas se recuperem. No entanto, esses investidores não se baseiam em expectativas futuras de crescimento, como ocorre com os investidores de ações de crescimento.

Na verdade, os investidores de valor consideram o patrimônio da companhia, a geração de caixa, o valor dos ativos, os dividendos atuais e o lucro do negócio e busca pagar o mínimo possível por eles.

Entretanto, o investidor deve tomar cuidado para não adquirir as chamadas value traps. Isto é, empresas que estão sendo negociadas abaixo do seu valor de mercado, pois estão em decadência.

Ações de crescimento versus ações de valor

As ações de crescimento são aquelas que possuem uma perspectiva futura de crescimento. Devido a essa perspectiva futura, elas podem ser negociadas por um valor acima do seu preço justo. Por outro lado, as ações de valor são os papéis de empresas com fundamentos sólidos, mas que estão sendo negociadas abaixo do seu preço justo. 

Como as empresas em crescimento são mais voláteis, os investidores que aplicam nessas companhias devem aceitar correr uma certa dose de risco. Em contrapartida, os investidores de valor geralmente não correm tanto risco, já que consideram os indicadores da empresa e não aceitam pagar muito pela perspectiva de crescimento, que pode não ser realizada.

Ações de crescimento, o que são? Diferenças entre ações de valor

Marcos martins

Ao optar por um dos dois tipos de empresas, o investidor deve considerar o grau de risco que ele está disposto a correr e os rendimentos que deseja obter. Sendo que, ao aplicar somente em ações de crescimento, o investidor pode ter prejuízos caso as empresas não se desenvolvam conforme as expectativas de crescimento.

Da mesma maneira, o investidor focado exclusivamente em ações de valor, pode perder a oportunidade de aplicar em empresas que podem apresentar um crescimento exponencial e trazer uma forte valorização para as ações.

Por isso, destinar uma parte da carteira para ações de crescimento e outra parte para ações de valor pode ser uma boa estratégia, dependendo do seu perfil de investidor e objetivos financeiros

Enfim, agora que você sabe o que são ações de crescimento, aproveite para aprender como vão funcionar as Transferências por WhatsApp – Autorização do Bacen e como funciona

Fontes: Eu quero investir, Investidor internacional e Valor investe

Imagens: Valor investimento, The cap, Mssae, Marcos martins