Ações units, o que são? Como funcionam, tipos de ações e como investir

5 de novembro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 20 seg


As ações units são uma opção de investimento em que se reúne mais de um tipo de ativo. Dessa maneira, o investidor adquire um pacote de ativos que possui dentro dele ativos de classes diferentes. 

O pacote de ativos é composto, geralmente, por ações ordinárias e preferenciais. Sendo assim, aplicando em units, o investidor pode ter preferência no recebimento de dividendos, por parte das ações preferenciais, e poder de voto devido às ações ordinárias. 

Enfim, as units são uma opção para os investidores que pretendem diversificar a carteira com ativos de renda variável. Afinal, diversificar a carteira é considerado como uma das principais formas de proteção de capital. 

O que são ações units

As ações units também são conhecidas como certificado de depósito de ações. Elas funcionam como uma espécie de pacote de ativos, que podem ser compostos, por exemplo, de ações preferenciais e ordinárias. 

A composição do certificado de depósito de ações depende dos objetivos do investidor. Desse modo, ele pode optar por units compostos com uma ou mais classes de ações. 

Valor educação

Mesmo formando um pacote de ativos, os benefícios individuais de cada ativo são mantidos. Então, se por exemplo, uma ação unit for formada por duas ações ordinárias e uma preferencial, o investidor possui prioridade no recebimento de dividendos e pode votar nas assembleias dos acionistas. 

Como as ações units funcionam

O funcionamento das ações units se dá por meio da junção de vários ativos negociados em conjunto. Em outras palavras, o investidor compra uma unit como unidade. Porém, dentro dela, estão presentes vários ativos. 

Assim como diversos outros tipos de aplicações, as ações units também são negociadas na B3 – bolsa de valores brasileira, onde o código de identificação é o código da empresa, seguido pelo número 11. Como exemplo temos ações units do Santander Brasil (SANB11): 1 ação ON + 1 ação PN.

Ações units, o que são? Como funcionam, tipos de ações e como investir

Suno

Já a estrutura das ações units depende do capital da empresa. Ou seja, não são todas as companhias que oferecem este tipo de aplicação.

Como são compostas por ações, as units são consideradas como investimento de renda variável. Portanto, sofrem com as variações do mercado. 

Tipos de ações

As ações podem ser de três tipos diferentes: preferenciais, ordinárias ou units.

1- Preferenciais

Os investidores que aplicam em ações preferenciais, possuem prioridade no recebimento de dividendos. Os dividendos, por sua vez, são uma parcela do lucro da empresa distribuída entre os acionistas.

Essa distribuição ocorre de maneira proporcional à quantidade de ação que eles possuem. 

Ações units, o que são? Como funcionam, tipos de ações e como investir

Club financeiro

Essa participação nos lucros da empresa é a principal vantagem das ações preferenciais. Por conta disso, elas são os ativos com maior liquidez na bolsa.

No entanto, a distribuição de proventos funciona como um mecanismo de compensação, já que os acionistas preferenciais não possuem poder de voto. Ou seja, eles recebem dividendos, mas não têm nenhum tipo de influência no futuro da empresa.  

2- Ordinárias

Ao contrário das ações preferenciais, os investidores de ações ordinárias possuem poder de voto nas assembleias dos acionistas. Isso significa que eles podem influenciar no futuro da empresa.

Entretanto, o poder de voto é proporcional à quantidade de ações que cada investidor possui. Logo, as ações ordinárias são mais vantajosas para os investidores com muitas ações. 

Ativa investimentos

Além disso, as ações ordinárias não possuem preferência no recebimento dos dividendos. Nesse caso, o recebimento de proventos só ocorre após a distribuição para os acionistas preferenciais e segundo as diretrizes determinada pela empresa. 

3- Ações units

Para finalizar, as ações units são um pacote de ativos formado pela junção de uma ou mais ações das categorias ordinárias e preferenciais. 

Como investir em ações units

O processo de investimento em ações units é similar às aplicações em outros tipos de ativos. Dessa forma, o primeiro passo é determinar quais são seus planos e objetivos com o investimento.

Também é importante identificar se essa aplicação é indicada para o seu perfil de investidor. Afinal, como as units são ativos de renda variável, elas possuem um grau de risco considerável. 

Valor investe

Depois disso, você precisa escolher uma corretora e abrir uma conta. Posteriormente, pesquise as ações units disponíveis e escolha as que melhor se encaixam em seus planos. Por fim, basta investir. 

Agora que você entende como funciona as ações units, aprenda como fortalecer sua carteira através da  Diversificação de investimentos – Quantas ações ter em carteira?

Fontes: The cap, Magnetis e Mais retorno

Imagens: Club financeiro, Super econômica, Valor educação, Valor investe, 1 bilhão, Suno e Ativa investimentos