Como investir em ouro? Principais vantagens, riscos e formas de investir


Em épocas de crise, a dúvida de como investir em ouro passa a ser constante. Afinal, como o ouro é um ativo que nunca perde o seu valor, ele é tido como uma forma de proteger o capital a longo prazo. Ou seja, investir em ouro funciona como a criação de uma reserva de valor.

Reserva de valor é uma forma de manter o recurso a salvo de crises, afinal, mesmo daqui a dez anos o ouro ainda terá valor. Isso acontece porque ele é um metal precioso natural. Portanto, o governo não pode simplesmente emitir mais, como ocorre com o papel-moeda.

Em resumo, investir em ouro é uma forma de se proteger a longo prazo. Porém, compra do metal diretamente na home broker da corretora só é indicada para os investidores mais experientes. Para os demais, existe a opção de fundos de investimento em ouro.

Seu crédito digital

Reserva de valor

O ouro é uma espécie de reserva de valor para os investidores. Isso porque, quando o mercado está em crise, ele é uma forma de proteger a carteira de investimentos. Desse modo, é comum que, durante uma crise, o número de investidores interessados no metal precioso aumente.  

O ouro funciona como um ativo bom para reserva de valor, pois é pouco provável que sua liquidez diminua ou que ele venha a perder seu valor com o passar dos anos. O motivo disso é simples, o ouro é escasso, não é como o papel-moeda que pode ser simplesmente impresso pelo governo. 

Guia do investidor

Portanto, o ouro serve como uma proteção para os investidores que se preocupam a longo prazo com seus investimentos. Por outro lado, ele não é indicado como um investimento de curto prazo, onde o investidor pode, até mesmo, perder dinheiro.

Vantagens X riscos

A principal vantagem do metal precioso é a capacidade de ser uma reserva de valor, já que, na realidade, em meio às crises, o seu preço tende a subir. Isso nos leva à outra vantagem, que é a sua capacidade de proteger a carteira de investimentos em meio às oscilações do mercado. 

Por fim, temos a vantagem referente à segurança de que o ouro não vai perder sua validade. Mesmo os preços do metal sofram oscilações, ele tem o seu valor garantido. Entretanto, mesmo sendo visto como uma reserva de valor, investir em ouro ainda possui sua parcela de risco, afinal, estamos falando de renda variável.

Como investir em ouro - home broker ou fundos de investimento?

Trovo academy

Alguns fatores que podem influenciar as variações do ouro e que representam riscos são, por exemplo, a lei da oferta e da demanda. Além disso, seu preço pode variar devido a eventos macroeconômicos e o preço pode baixar quando o mercado está focado em outros ativos.

Outro fator que pode afetar as variações do ouro é o fluxo de exportações e importação de minérios, e essas variáveis estão muito além do poder de controle do investidor. Para finalizar, os fenômenos da natureza também podem afetar a extração de ouro, e logo a sua cotação no mercado. 

Como investir em ouro na B3

Para investir em ouro, existem dois caminhos possíveis dentro da bolsa de valores brasileira. O primeiro é através de contratos futuros e o outro é por meio de fundos de investimento.

Independente do caminho escolhido, o primeiro passo vai ser definir uma corretora. Para investir, existem algumas taxas, então, é importante analisar quais corretoras oferecem o melhor custo-benefício.

Depois de escolhida a corretora, abra uma conta. Normalmente, a abertura de conta é gratuita e simplificada. 

Como investir em ouro - home broker ou fundos de investimento?

Messem

1- Home broker

Se você for investir em ouro através de contratos futuros, é interessante que você se familiarize com o ambiente do home broker, já que é lá que todas as negociações acontecem. Os contratos futuros com mais liquidez são negociados com os seguintes códigos:

  • OZ2D – Lote fracionário de 10g;
  • OZ1D – Lote padrão de 250g.

Depois de escolher qual o tipo de contrato, já é possível realizar a compra, ou ligar para a corretora, pois algumas não permitem que o investidor realize a operação diretamente no home broker.

Como investir em ouro - home broker ou fundos de investimento?

W1 consultoria

Em relação aos custos, ao investir em ouro por meio de contratos futuros, você precisa pagar taxa de corretagem. Porém, a taxa de custódia quem paga é a corretora.

Outro atrativo é que, em lucros de até 20 mil, o investidor está isento do imposto de renda.  Por fim, esse tipo de investimento é recomendado apenas para quem já possui experiência com o mercado de renda variável.

2- Fundos de investimento

Para investir em ouro por meio dos fundos de investimento, é tão simples quanto investir em outros fundos de investimento. Portanto, basta adquirir cotas de fundo de investimento que sejam focadas na compra do metal precioso.

Como investir em ouro - home broker ou fundos de investimento?

Uol

Nesse caso o responsável pelas aplicações é o gestor do fundo, então o investidor não precisa se preocupar, caso opte por investir sozinho.

Em relação aos fundos, eles podem ser ativos ou passivos. No caso dos fundos passivos, o gestor adquire o metal precioso e sofre as variações do preço. Já no fundo ativo, o gestor compra e vende conforme o momento do mercado com foco em uma rentabilidade maior.

Como investir em barras de ouro

Além das opções de investir em ouro por meio da corretora, existe ainda a possibilidade de compra de barras do metal precioso. Contudo, o processo é um pouco mais complicado. O primeiro passo é encontrar uma instituição financeira que venda ouro.

Outros pormenores, como comprovar renda, preencher cadastro e encontrar um local seguro para armazenar também devem ser considerados. Depois disso, quando você quiser vender, será preciso encontrar alguém que esteja disposto a comprar ouro físico.

Como investir em ouro - home broker ou fundos de investimento?

Modalmais

Enfim, como esse meio é pouco prático, o mais comum é investir em fundos de investimento de ouro ou através de contratos futuros

Se você ainda tem dúvidas se deve investir em ouro e como funciona na prática, veja o vídeo de Raul Sena e entenda o motivo que ele investe em ouro:

E aí, gostou de aprender como investir em ouro? Saiba que o famoso investidor Warren Buffett, com a crise do Covid-19, também optou por investir em ouro Novas ações de Warren Buffett – Quais são e motivos do investimento

Fontes: Capital research, Bussola do investidor e Rico

Imagens: Seu crédito digital, Senhor mercado, Guia do investidor, Messem, Trovo academy, Modalmais, W1 consultoria e Uol

Conte-nos a sua opinião...