Bancos mais rentáveis do mundo: Brasil tem 4 bancos no top 10


Dentre os bancos mais rentáveis do mundo, estão presentes 4 bancos brasileiros. O levantamento foi feito pela Economatica e verificou quais bancos têm a maior rentabilidade em relação ao patrimônio líquido (ROE).

Desse modo, os primeiros do ranking são aqueles com maior ROE, já que são os bancos com maior retorno em relação ao patrimônio líquido.

Os bancos brasileiros que aparecem na lista são: Santander com ROE de 18,9%, Banco Itaú com ROE de 17,3%, Banco do Brasil com ROE de 15,7% e, por fim, Bradesco com ROE de 15,2%.

Quais são os bancos mais rentáveis do mundo?

Abaixo está a lista realizada pelo levantamento da Economatica com os 10 bancos mais rentáveis do mundo e os seus respectivos ROE – Retorno sobre Patrimônio.

Em resumo, ROE é um indicador que relaciona o lucro e o patrimônio líquido de uma companhia e serve para analisar a saúde financeira e o potencial de crescimento futuro de uma empresa.

Enfim, confira a lista dos bancos mais rentáveis do mundo:

  1. Capital One FInancial Corp (EUA) – ROE de 20,4%
  2. Ally Financial (EUA) – ROE de 19,3%
  3. Santander BR (Brasil) – ROE de 18,9%
  4. Royal Bank Of Canadá (Canadá) –  ROE de 17,3%
  5. Itaú (Brasil) – ROE de 17,3%
  6. JP Morgan Chase & Co (EUA) – ROE de 16,9%
  7. Banco do Brasil (Brasil) – ROE de 15,7%
  8. Bradesco (Brasil) – ROE de 15,2%
  9. Bank Of Nova Scotia (Canadá) – ROE de 15,1%
  10. SVB Financial Group (EUA) – ROE de 15%

Rentabilidade histórica

De acordo com dados do período analisado (2010 a 2021), a rentabilidade mediana dos grandes bancos brasileiros sempre foi maior que a dos grandes bancos dos EUA.

Nos últimos anos, essa distância diminuiu, mas os brasileiros ainda são mais rentáveis. Desse modo, a rentabilidade mediana no ROE dos quatro bancos brasileiros em dezembro de 2021 foi de 16,5%.

Inscreva-se na Pior Newsletter Possível!

Receba os melhores conteúdos (ou não) gratuitamente!

Usamos a Sendinblue como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Sendinblue para processamento, de acordo com o termos de uso deles

Isso representa uma queda de 6,6 pontos percentuais em relação a 2010. Sendo que entre 2016 e 2019 os bancos brasileiros tiveram um bom crescimento.

Contudo, esse crescimento foi interrompido com o resultado de 2020, e apresentaram uma recuperação de 4,4 p.p. em relação à rentabilidade mediana de 2020.

Por outro lado, o ROE dos 19 bancos dos Estados Unidos tiveram uma sequência aproximada ao longo dos anos que varia de 8% a 11%.

No entanto, entre 2019 e 2020, é possível notar um recuo relevante, seguido de uma recuperação que representa um aumento de 4,3 pontos na mediana do resultado apresentado em 2021.

Enfim, gostou de descobrir quais são os bancos mais rentáveis do mundo? Pois saiba que aqui no site existem vários outros textos que podem te interessar.

Por exemplo, você pode gostar de descobrir quais são os 20 maiores bancos brasileiros. Além disso, não deixe de conferir quais são os melhores bancos do Brasil.

Fontes: Poder 360Estudo Economatica.

Conte-nos a sua opinião...