Como comprar dólar? Formas, variação de preços e tipos de dólar

1 de outubro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 35 seg


Atualmente, o dólar é uma das moedas mais importantes do mundo. Isso porque, o dólar não é usado apenas nos Estados Unidos, mas sim em operações comerciais internacionais e, até mesmo, em viagens. Logo, devido à sua importância, surge a dúvida de como comprar dólar. 

A princípio, existem dois tipos diferentes de dólar. A cotação anunciada diariamente nos noticiários se refere ao dólar comercial. Esse tipo de moeda norte-americana é usado em operações comerciais internacionais. Por outro lado, o dólar turismo, como o próprio nome sugere, é usado em viagens. 

Em resumo, como existem dois tipos de dólares, eles possuem características de uso diferentes. Além disso, a forma para adquirir ambos os tipos de dólares também varia. 

Como comprar dólar? Variações de preços e tipos de dólar

G1

Breve história do dólar

Antes de falarmos sobre como comprar dólar, vamos a uma breve história da moeda norte americana.

O dólar foi criado, em 1776, nos Estados Unidos, devido à necessidade de financiar a Guerra da Independência. Contudo, uma instituição reguladora só foi criada em 1972, com a casa da moeda e a adoção de uma moeda única em toda a nação. 

Dessa forma, somente anos mais tarde, durante a Guerra Civil, é que o departamento do Tesouro passou a realizar a emissão de cédulas semelhantes às atuais. Enfim, o nome dólar deriva do nome thaler, uma moeda feita na região de Joachimsthaler e que circulava na Europa. 

Como comprar dólar? Variações de preços e tipos de dólar

Pag Brasil

O dólar só se tornou moeda internacional depois da Segunda Guerra Mundial, onde foi possível financiar a reconstrução de países afetados pela guerra.

Foi também nessa época que os Estados Unidos se estabeleceram como potência mundial. Antes do dólar, a moeda internacional era a libra esterlina, da Inglaterra.

Enfim, apesar de ser mais conhecido como a moeda norte-americana, o dólar também é a moeda de outros países, como El Salvador, Micronésia e Zimbábue.

Como comprar dólar

Para adquirir a moeda norte americana é preciso realizar um cadastro em instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil.

Como os preços podem variar, conforme os custos que a instituição possui, é interessante fazer uma pesquisa antes. Normalmente, para realizar o cadastro, alguns documentos são solicitados como CPF, RG e Comprovante de Residência.

Como comprar dólar? Variações de preços e tipos de dólar

Cambio Curitiba

Enfim, a taxa cobrada pela instituição é chamada de taxa de venda, e é essa que você paga ao comprar dólar. Por outro lado, a taxa de compra é o valor que a instituição paga quando adquire o dólar.

É possível adquirir dólar de duas maneiras diferentes:

1- Comprar dólar físico

É possível comprar o dólar turismo em espécie em aeroportos, agências bancárias e casas de câmbio. Ao comprar dólar nesses estabelecimentos, a moeda já vem acrescida de diversos gastos, ou seja, no preço do dólar está embutido alguns custos, que depende de cada estabelecimento.  

Como comprar dólar? Variações de preços e tipos de dólar

Vontade de viajar

Um dos principais gastos se refere à segurança do dinheiro. Mas existem outros como o transporte, impostos, logística e lucros das instituições.

Todos esses gastos são embutidos no preço do dólar físico. Além disso, ao comprar o dólar em espécie, é cobrado o Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) correspondente à 1,1%. 

2- Comprar dólar no cartão de débito

É possível comprar a moeda norte-americana e deixar o valor no cartão de débito. Dessa maneira, não é necessário andar com um monte de dólar na bolsa por aí.

Por outro lado, o desconto do IOF é muito mais alto do que adquirir dólar físico. O IOF é de 6,38% em cima do valor total que foi carregado no cartão.

Como comprar moeda norte americana

Finance one

Além do cartão de débito, é possível também usar o cartão de crédito no exterior, contudo, o IOF também é alto. A taxa é de 6,38% em cima da compra realizada em dólar. 

Dólar turismo

O dólar turismo é usado, principalmente, em viagens para o exterior. Contudo, ele pode ser usado também em compras no exterior aqui no Brasil.

A sua cotação é mais alta do que a do dólar comercial, pois em seus valores estão embutidos os gastos das instituições que o vendem. 

Exame

Em resumo, o dólar turismo é usado, principalmente, em viagens e sua cotação é mais alta do que a do dólar comercial, sendo o único dólar que as pessoas podem comprar.  

Dólar comercial

O dólar comercial é usado em transações internacionais. Portanto, em importações e exportações, é o dólar a moeda utilizada por todos os países. É a cotação desse dólar que passa todos os dias nos noticiários, já que as suas variações afetam outros países.

Focco turismo

Em resumo, o dólar comercial é a moeda internacional utilizada pelo mundo em suas operações de importação e exportação de mercadorias.

O dólar comercial não pode ser comprado por pessoas físicas e está disponível apenas em instituições específicas autorizadas pelo Banco Central. Sendo assim, é preciso abrir uma conta internacional para realizar as operações. 

Dólar paralelo

O dólar paralelo é vendido de forma ilegal, já que não é regulado pelo Banco Central. Ele surgiu, na década de 90, como uma estratégia de proteção contra as oscilações econômicas da época. 

Diana viaja

Atualmente, ele é usado em sonegação de impostos e lavagem de dinheiro. Isso porque, a sua cotação costuma ser mais baixa do que o dólar turismo. Por isso ele pode ser atrativo, mas não se engane, adquirir dólar paralelo é totalmente ilegal

E aí, gostou de entender como comprar dólar e quais são as diferenças entre os tipos de dólares? Pois, saiba que o dólar e a sua cotação exercem forte influência na bolsa de valores do brasileira. Veja o vídeo de Raul Sena e descubra ações que podem se beneficiar com a alta do dólar:

Agora que você sabe como adquirir dólar, entenda também um pouco sobre a história da moeda brasileira Plano real, o que foi? Definição, história da moeda e características

Fontes: Deboni, Remessa online e Uol

Imagens: Quanto custa viajar, Diana viaja, Focco turismo, Exame, Vontade de viajar, Cambio Curitiba, Finance one, Pag Brasil e G1