ETFs de commodities: o que são e como funcionam?

7 de novembro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 3 min, 45 seg


Os ETFs de commodities são fundos de índice que aplicam nos mesmos ativos do índice de referência tido como base. Sendo que o índice tem relação com as commodities.

A sigla ETF significa Exchange Traded Funds. Em resumo, os ETFs são fundos de índice, que replicam a carteira de um índice de referência.

Existem vários tipos de índices do mercado. Logo, existem vários tipos de ETFs, de acordo com o índice tido como base.

As commodities, por sua vez, são produtos usados como matéria-prima. Alguns exemplos de commodities são: ouro, boi gordo, milho e açúcar.

Uma vantagem de investir em ETFs de commodities, é a diversificação da carteira de investimentos. Sendo que a diversificação é uma boa forma de reduzir os riscos da carteira de investimentos.

Por outro lado, temos a desvantagem de que os ETFs são ativos de renda variável que passam por constantes oscilações de preços.

Sendo assim, esse não é um ativo recomendado para todos os perfis de investidores.

Como funcionam os ETFs de commodities

Os ETFs – exchange traded fund são fundos de índice, que replicam a carteira teórica do índice de referência.

Desse modo, os fundos funcionam como uma reunião de investidores com foco na aplicação em um setor ou ativo em específico.

Além disso, os fundos são caracterizados pela presença de um gestor, um profissional responsável por aplicar os recursos dos investidores que fazem parte do fundo.

No caso dos ETFs, o gestor replica a carteira do fundo de referência. Portanto, a intenção é ter uma rentabilidade similar ao índice usado como base.

Já as commodities são os produtos usados como matéria-prima. Sendo que as commodities, geralmente, podem ser estocadas sem que ocorra perda de qualidade.

Enfim, dentre as principais commodities do mercado estão:

  • café;

  • milho;

  • dólar;

  • trigo;

  • ouro;

  • boi gordo;

  • soja;

  • minério de ferro.

Portanto, os ETFs de commodities são os ETFs que replicam um índice de referência ligado ao setor das commodities.

Quais são as vantagens dos ETFs de commodities?

Uma das grandes vantagens dos ETFs, é a diversificação da carteira de investimentos. Isso porque, ao investir em ETFs você diversifica em vários ativos que fazem parte da carteira do fundo.

Essa diversificação é muito importante, pois reduz os riscos e ainda potencializa as chances de altos rendimentos.

Existe também a vantagem de que as commodities podem servir para proteção de patrimônio, sobretudo, em períodos de crises econômicas.

Por fim, existe ainda a vantagem de que as commodities são um mercado extremamente relevante para a economia brasileira e mundial.

Riscos

Os ETFs são ativos de renda variável. Sendo assim, eles passam por constantes oscilações de preços. Sendo assim, existe o risco do ETF e dos ativos que compõem a carteira do ETF passar por desvalorizações.

Além disso, existe o risco associado ao ativo que faz parte da carteira do ETF. Isso porque, o preço das commodities podem ser impactados por diversos fatores.

Como investir em ETFs de commodities?

Para investir em ETFs, é essencial que você leve em conta o seu perfil de investidor e objetivos com a aplicação.

O perfil é importante, pois os ETFs são ativos de renda variável que passam por constantes oscilações. Logo, eles não são recomendados para todos os perfis de investidores.

Em contrapartida, a definição dos objetivos é essencial para que você saiba se os ETFs são os ativos mais recomendados para que você consiga atingir esses objetivos.

Enfim, para investir você deve abrir uma conta em uma corretora de valores e fazer uma transferência. Depois disso, basta procurar pelo ticker (código) do ETF e emitir a ordem de compra.

LEIA MAIS

O que são ETF de Fundos Imobiliários (FIIs) e como investir?

Tributação de ETF: saiba como funciona e como declarar em 2022

Investir em ETF de renda fixa ou comprar títulos direto do tesouro?

ETF de Bitcoin entra pela primeira vez na lista da Bolsa de Nova York

Dez ações e ETFs estrangeiras mais buscados por investidores brasileiros

ETFs globais são novo foco dos investidores brasileiros após riscos fiscais

Fontes: Mais retorno e Renova invest.