O que são ETF de Fundos Imobiliários (FIIs) e como investir?

7 de abril de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 44 seg


Em 1º lugar, a sigla ETF de Fundos Imobiliários significa Exchange Traded Funds. Ou seja, são fundos que seguem algum tipo de índice de mercado. A intenção ao seguir um índice é ter um desempenho similar ao indicador escolhido.

Desse modo, na construção da carteira do ETF, o gestor investe nos mesmos ativos da carteira teórica do índice de referência. Existem vários tipos de ETFs no mercado, que variam de acordo com o tipo de índice escolhido.

Nesse sentido, o ETF de Fundos Imobiliários é o ETF que segue um índice formado por um rol de Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs).

Como funciona

O ETF de Fundos Imobiliários funciona de forma similar aos outros tipos de ETFs disponíveis no mercado. Sendo assim, ele investe nos mesmos FIIs que compõem a carteira teórica do índice de fundos imobiliários.

Se você já investe em FIIs, deve saber que esse tipo de fundo costuma distribuir dividendos todos os meses.

No caso dos ETFs de FIIs, os dividendos recebidos são reinvestidos no próprio ETF. Ou seja, você não vai receber dividendos ao investir em ETF de fundos imobiliários.

É assim que funciona agora. Contudo, pode ser que no futuro próximo a bolsa desenvolva um sistema que viabilize a distribuição de dividendos por parte dos ETFs.

Vantagens

Algumas vantagens de investir em FIIs por meio de ETF de Fundos Imobiliários ao invés de diretamente nos fundos imobiliários são:

1- Diversificação. Os ETFs de FIIs proporcionam uma boa diversificação para a carteira do investidor.

Isso porque na carteira do ETF estão vários tipos de fundos imobiliários. Dessa maneira, por meio de uma única cota, você já expõe a sua carteira à diversos FIIs.

2- Praticidade. Outra vantagem dos ETFs de FIIs é que você pode facilmente comprar e vender cotas dele na bolsa.

3- Gestão. Como o gestor é o responsável por comprar os FIIs que irão compor a carteira do ETF, você não precisa se preocupar com isso.

Essa é uma vantagem principalmente para quem não tem tempo para analisar e selecionar fundos.

Custos e tributação

Os custos para investir em ETFs de FIIs são bem parecidos com os custos de negociar ações na bolsa. Desse modo, você tem que arcar com taxas de corretagem, taxa de custódia e emolumentos.

Em resumo, as taxas de corretagem e custódia são cobradas pelas corretoras pela negociação de guarda dos ativos. Já os emolumentos são cobrados pela bolsa pelos serviços que ela presta, tais como registro e liquidação das operações.

Vale destacar que, nos últimos anos, várias corretoras reduziram ou zeraram as suas taxas de corretagem. Sendo assim, você pode reduzir os custos ao optar por uma corretora com taxa baixa ou taxa zero.

Além desses custos, existe ainda a taxa de administração. Essa taxa serve para remunerar o gestor e a instituição financeira responsável pelo ETF. A taxa de administração é um percentual cobrado de forma anual.

Ao analisar um ETF para investir, fique de olho nessa taxa. No geral, os ETFs de FIIs têm uma taxa mais baixa do que os fundos imobiliários. Dessa forma, um ETF com taxa de administração alta pode não ser vantajoso.

Por fim, em relação a tributação é preciso ficar atento. Isso porque certos ETFs de FIIs têm uma tributação de 20% caso haja ganho de capital no resgate dos recursos.

Por outro lado, ETFs de REITs têm uma alíquota de 15% em cima do lucro obtido com a negociação de cotas. Seja qual for a alíquota de IR, o recolhimento do imposto é de responsabilidade do próprio investidor.

Portanto, se você vender cotas e tiver lucros, você deve fazer as contas, gerar um DARF –  Documento de Arrecadação de Receitas Federais e pagar o imposto.

Como investir em ETF de fundos imobiliários

Para investir em ETF de fundos imobiliários, siga o passo a passo:

1- Perfil. O primeiro passo é conhecer o seu perfil de investidor. Isso é importante pois o perfil indica qual nível de risco você está disposto a correr. 

2- Objetivo. Levar em conta o seu objetivo com a aplicação é muito importante. É com base no seu perfil de investidor e objetivos que você vai analisar o risco, prazo e retorno das aplicações.

3- Análise do ativo. Nessa etapa você deve analisar os indicadores do ETF de fundos imobiliários. 

4- Invista. Por fim, depois de escolher o ETF de fundos imobiliários que melhor se encaixa com seus objetivos, está na hora de investir. Você pode comprar cotas de ETFs na bolsa de valores.

Sendo assim, você pode comprar e vender cotas de ETFs da mesma forma que compra e vende ações. Vale destacar que todos os ativos possuem um código de negociação na bolsa.

No caso dos ETFs o código possui 4 letras seguidas pelo número 11. Por exemplo, XFIX11 é o código de negociação do Trend ETF IFIX.

Enfim, no texto de hoje eu te expliquei diversos aspectos relacionados aos ETFs de FIIs, tendo como fonte os sites Infomoney e B3. Aqui no Investidor Sardinha, nós temos vários outros textos sobre FIIs.

Por exemplo, você pode gostar de saber o quanto rende 60 mil investido em FIIs ou ainda quais são os 22 fundos que pagam dividendos mais alto do que a Selic.