LCI, o que é? Definição, como investir, vantagens e desvantagens


LCI, ou seja, Letra de Crédito Imobiliário, é uma modalidade de investimento de renda fixa. Dessa maneira, o investidor empresta dinheiro para instituições financeiras que, posteriormente, emprestam o montante para os seus clientes. 

Apesar de existirem modalidades dentro do LCI em que não é possível realizar o calculo de rendimento já no momento da aplicação, as LCIs são consideradas de renda fixa. Além disso, é um tipo de investimento considerado seguro, pois conta com a garantia do FGC

Além disso, um grande atrativo das LCIs, para quem quer começar a investir, é a isenção do imposto de renda sobre os rendimentos. 

Dica de hoje

O que é LCI

A sigla LCI significa Letra de Crédito Imobiliário. Quando o investidor investe em LCIs ele está, na verdade, emprestando dinheiro para o financiamento ou compra de um imóvel.

Dessa maneira, ao investir, o dinheiro é captado por uma instituição financeira que, posteriormente, o redireciona aos clientes. 

Publicidade imobiliária

Esse tipo de investimento é considerado como renda fixa, já que, no momento de realizar o investimento, o investidor consegue calcular os rendimentos que virão.

Portanto, esse investimento é considerado como seguro, já que não possui variação, como ocorre com as ações na renda variável

Como a LCI funciona

O funcionamento da LCI segue uma lógica específica, que funciona da seguinte maneira: o investidor faz uma aplicação em LCI com uma taxa de juros estabelecida já no momento da aplicação.

Em seguida, com o dinheiro dos investidores, a instituição financeira faz o direcionamento para os seus clientes que precisam de financiamento para imóveis.

É claro que, na hora de direcionar esse dinheiro para os clientes, a instituição financeira cobra uma taxa de juros muito superior ao que ela paga aos investidores. 

Vamos para um exemplo prático. Suponhamos que você tenha aplicado em um LCI com rentabilidade de 0,7% ao mês. Dessa forma, a instituição financeira pega o seu dinheiro e junta com o montante dos outros investidores em LCIs. 

LCI o que é? como funciona, como investir, vantagens e desvantagens

Focalise

Posteriormente, quando um cliente for até a instituição pegar um financiamento imobiliário, a instituição empresta o montante que anteriormente pertencia aos investidores. Porém, a instituição cobra juros de, por exemplo, 1,4% ao mês do cliente. 

Ou seja, é um valor muito superior ao que será pago ao investidor. Em resumo, é assim que funciona as LCIs, o investidor empresta ao banco por uma taxa X de juros, depois o banco empresta esse dinheiro por uma taxa XX de juros ao cliente. 

Tipos de letra de crédito imobiliário

As Letras de Crédito Imobiliário podem ser divididas em três tipos diferentes, de acordo com as suas características:

1- Pré-fixada

Como o próprio nome sugere, no tipo de LCI pré-fixada, o investidor já sabe, no momento de investir, qual será a sua rentabilidade. Nesse tipo, a taxa de juros é ao ano e independe da inflação.

LCI o que é? como funciona, como investir, vantagens e desvantagens

Clube do Valor

Portanto, dependendo da porcentagem que for paga ao final do período da aplicação, pode ser que os lucros não sejam muito vantajosos devido a inflação. Por fim, nessa modalidade, a porcentagem ao ano pode ser de, por exemplo, 5%, 12% ou 15%.

2- Pós-fixada

Nessa modalidade de LCI, o investidor não sabe exatamente quanto os investimentos vão render. Outro detalhe é que apenas as LCIs com vencimento superior a 36 meses podem ser emitidas como pós-fixadas.

Normalmente, esse tipo de LCI está atrelado a um indexador que, na maioria das vezes, é o Certificado de Depósito Interbancário (CDI). Essa taxa costuma ficar bem próxima à taxa Selic, que é a taxa base de juros da economia brasileira.

Com isso, nesse tipo de Letra de Crédito Imobiliário, como a rentabilidade é atrelada a outra taxa, o rendimento representa uma porcentagem daquela taxa.

LCI o que é? como funciona, como investir, vantagens e desvantagens

Tribuna hoje

Por exemplo, o pagamento pode ser de 100% do CDI. Portanto, conforme for o valor da taxa CDI, o montante será o valor do rendimento do investimento.

Porém, como a taxa de CDI varia conforme a variação da Selic, não tem como fazer os cálculos já no momento do investimento. 

Inscreva-se na Pior Newsletter Possível!

Receba os melhores conteúdos (ou não) gratuitamente!

Usamos a Sendinblue como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Sendinblue para processamento, de acordo com o termos de uso deles

3- Híbrida

Para finalizar, a categoria híbrida é uma mistura entre a pré-fixada e a pós-fixada. Portanto, a LCI híbrida é atrelada a uma taxa que seja variável, como o CDI, mais uma porcentagem. Dessa maneira, temos, por exemplo, as seguintes opções:

  • 80% DO cdi +1%;
  • IPCA + 4%;
  • IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado) + 2%.
LCI o que é? como funciona, como investir, vantagens e desvantagens

Leardi

Valores

O valor inicial para investir em LCI é definido pela instituição que fizer a sua emissão. Portanto, os valores podem variar, entre mil reais e 100 mil reais. Ou seja, vai depender da instituição emissora. Enfim, tem para todos os gostos e bolsos. 

LCI o que é? como funciona, como investir, vantagens e desvantagens

Nex group

Uma vantagem bastante atrativa das LCIs se refere à isenção de imposto de renda (IR). Ou seja, ao final do tempo estipulado da aplicação, o investidor pode resgatar o montante sem o desconto do imposto. 

Riscos

Investir em Letras de Crédito Imobiliário é considerado um investimento seguro. Afinal, caso a instituição financeira que fez o empréstimo ao cliente, receba um calote, ainda assim ela devolve o dinheiro do investidor. Portanto, quanto a isso não existe risco.

O risco real está na possibilidade da instituição financeira quebrar. Logo, aplicar em LCIs de instituições fortes e sólidas, representa um risco menor do que aplicar em instituições menores que podem ir à falência com maior facilidade.

Por outro lado, empresas menores costumam pagar juros mais altos aos investidores. A lógica é que quanto maior o risco, maiores são os rendimentos. 

LCI o que é? como funciona, como investir, vantagens e desvantagens

Jvf empreendimentos

Entretanto, as LCIs possuem a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) que, em caso de falência das instituições financeiras, é possível resgatar até R$ 250 mil por CPF e instituição.

Portanto, caso a instituição quebre, o dinheiro do investidor será devolvido total ou parcialmente.

Vantagens X desvantagens

Uma das principais vantagens de investir em LCIs, com certeza, é a isenção do imposto. Isso porque, a maioria dos investimentos, inclusive o tesouro direto, possui desconto de imposto, o que não acontece no caso das LCIs.  

Outra vantagem é a rentabilidade. Como, normalmente, as LCIs estão atreladas ao CDI, e o CDI é próximo da taxa Selic, logo, os rendimentos são mais vantajosos do que a poupança

Por fim, mesmo tendo o risco da instituição financeira quebrar, esse tipo de investimento é protegido pelo FGC, o que o torna bastante seguro. 

LCI o que é? como funciona, como investir, vantagens e desvantagens

Live capital

Por outro lado, as LCIs possuem algumas desvantagens. Uma delas se refere à baixa liquidez. Liquidez é a rapidez com que o investidor consegue dispor do dinheiro investido.

Em resumo, durante o tempo em que o dinheiro fica investido, o investidor não pode solicitar o seu resgate. Portanto, é importante estar ciente do prazo de vencimento antes de realizar a aplicação. 

Por fim, algumas LCIs também podem ter a desvantagem de valor mínimo muito alto. Entretanto, isso pode variar de instituição para instituição. 

Como investir

Para investir em LCI, é possível trilhar dois caminhos. Ou seja, ou o investidor se dirige até um banco ou faz tudo por meio de uma corretora. Normalmente, as corretoras disponibilizam melhores investimentos com mais opções de prazos e rendimentos. 

Uol

Dessa maneira, para investir através de uma corretora, basta o investidor escolher bem uma corretora, abrir uma conta – que normalmente é rápido e gratuito – e fazer uma transferência.

Depois que o dinheiro já estiver na conta da corretora, basta escolher entre as opções disponíveis de LCI, ver atentamente os prazos e rendimentos e investir. 

Agora que você sabe tudo sobre LCI, entenda também o que acontece Se o banco falir, o que acontece com o dinheiro e como proceder?

Fontes: XP e Suno

Imagens: Dica de hoje, Uol, Publicidade imobiliária, Focalise, Live capital, Jvf empreendimentos, Clube do Valor, Bloxs, Tribuna hoje, Leardi e Nex group

Conte-nos a sua opinião...