Como viver de renda? 9 Passos para atingir a independência financeira

26 de março de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 4 seg


Viver de renda consiste em ter ativos que geram renda suficiente para a sua subsistência. Em outras palavras, viver de renda é atingir a independência financeira e não precisar mais trabalhar se não quiser. 

Esse certamente é o sonho da maior parte dos brasileiros. Saiba que é possível atingir a independência financeira e viver somente de renda passiva. Para isso, você precisa ter mais ativos do que passivos financeiros

Uma boa alternativa para aumentar seus ativos é investir mensalmente. Ao investir de maneira constante, mesmo que os valores sejam baixos, você consegue construir seu patrimônio aos poucos e um dia poderá atingir a independência financeira. 

O quanto é preciso para viver de renda?

Para viver de renda, você precisa ter ativos que gerem renda passiva suficiente para os seus gastos mensais e para a realização de objetivos financeiros. Sendo que para saber o valor exato que seus ativos devem gerar mensalmente para que você possa viver de renda, basta fazer o cálculo: Patrimônio necessário = gasto anual ÷ (juros reais ÷ 100).

Ao definir seu gasto anual, considere o quanto você pretende receber mensalmente e quais serão seus gastos mensais. Depois disso, basta multiplicar por 12 para ter o gasto anual. Lembrando que quanto maiores forem seus gastos mensais, mais ativos geradores de renda passiva você precisará possuir para atingir a independência financeira e viver de renda.

Em contrapartida, os juros reais representam os rendimentos das suas aplicações, descontando a inflação. Para representar a inflação deve-se utilizar o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), já que ele funciona como um termômetro para a inflação. Suponhamos que você pretenda receber 3 mil por mês, o que totaliza 36 mil por ano.

como viver de renda

Focalise

Também vamos supor que o IPCA atingiu 4% ao ano e seus investimentos renderam 8% nesse mesmo período. Sendo assim, os juros reais são de 4%. Dessa maneira, ao colocarmos na fórmula, temos que: Patrimônio necessário = 36.000 ÷ (4 ÷ 100). Ou seja, o Patrimônio necessário = 36.000 ÷ 0,04. Por fim, o resultado é Patrimônio necessário = 900.000.

Portanto, de acordo com nosso exemplo, você precisaria investir R$ 900 mil para conseguir viver de renda. Entretanto, é importante considerar que a inflação pode atingir mais do que 4% ao ano.

Além disso, os rendimentos dos investimentos em renda variável não são previsíveis. Por isso, para viver de renda, é preciso conhecer o mercado financeiro e estabelecer uma estratégia de investimentos onde você obtenha sempre a mesma rentabilidade.

Como viver de renda?

Para atingir a independência financeira e obter renda passiva o suficiente para viver de renda, confira o passo a passo:

1- Reserva de emergência

A reserva de emergência é um valor destinado exclusivamente para imprevistos. O seu valor deve ser correspondente, no mínimo, a seis meses dos seus gastos mensais.

Criar uma reserva de emergência antes de começar a investir para viver de renda é essencial. Isso porque, com uma reserva criada, quando surgirem imprevistos você não terá que resgatar seus investimentos. 

como viver de renda

Criptofácil

2- Balanço financeiro

Liste o quanto você ganha, o quanto gasta e analise o quanto você consegue economizar mensalmente. Dessa forma, você pode listar seus gastos fixos, variáveis e supérfluos no papel ou usar um aplicativo de controle financeiro para ajudar. O importante é que você entenda como está sua saúde financeira.

3- Pague as dívidas

Pague todas as suas dívidas atrasadas, dando prioridade para as que possuem juros mais altos. Esse passo é fundamental pois, de nada adianta conseguir uma boa renda passiva se a maior parte desse valor for destinado ao pagamento de juros de dívidas.

4- Plano para viver de renda

Depois de fazer sua reserva de emergência, entender sua saúde financeira e quitar as dívidas, está na hora de estabelecer um plano para viver de renda.

Nessa etapa, você deve realizar os cálculos do quanto você precisa de renda passiva por meio da fórmula Patrimônio necessário = gasto anual ÷ (juros reais ÷ 100). Depois disso, analise o quanto você consegue poupar por mês para investir.

Investidor top

Também estabeleça por quantos anos você vai investir até poder viver de renda. Sendo que quanto mais cedo você começar a investir, mais jovem vai poder ser independente financeiramente. Ao se planejar, tenha seus objetivos e metas muito bem definidos. Isso porque objetivos claros, mensuráveis e alcançáveis são mais fáceis de serem realizados.

5- Renda extra e economia

A renda extra é uma boa maneira de conseguir mais dinheiro para investir. Paralelo a isso, você deve economizar o máximo que conseguir. Você pode economizar em casa, (com energia, água e canais por assinatura) no trabalho ( levando marmita) e até mesmo no lazer (preferindo alternativas gratuitas como passeios no parque). Lembre-se: quanto mais você investir, mais rápido você atingirá a independência financeira.

6- Paciência

Viver de renda é possível, mas é um objetivo a longo prazo. Isso significa que você precisa ter paciência e dedicação para não desistir no meio do caminho. Sendo assim, invista mensalmente e reinvista os ganhos obtidos. O reinvestimento de ganhos é muito importante na fase de acumulação de capital, já que proporciona o efeito dos juros compostos.

como viver de renda

Newtrade

7- Educação financeira

Ao longo da sua jornada rumo à independência financeira, não basta investir apenas em ativos financeiros. Desse modo, é preciso investir também em educação financeira. Quanto mais você conhece sobre o mundo dos investimentos, maiores as chances de conseguir resultados acima da média. Portanto, invista em livros e cursos e não deixe de acompanhar o desempenho das empresas que você investe.

8- Escolha dos ativos para viver de renda

Existem diversas opções de aplicações em renda fixa e variável. Ao escolher os melhores ativos geradores de renda passiva, considere seu perfil de investidor. Leve em consideração também o prazo dos seus objetivos e encontre os ativos que mais se encaixam tanto com seus objetivos quanto com o seus prazos e a rentabilidade desejada.

Como comprar um apartamento

Os investidores mais conservadores geralmente preferem investir em ativos mais seguros. Como eles são mais seguros, a rentabilidade é menor e o investidor pode demorar mais tempo para conseguir viver de renda. O investidor moderado aceita uma certa dose de risco em troca da possibilidade de potenciar seus retornos. Já o arrojado, aceita correr grandes riscos para aumentar as chances de altos retornos.

9- Diversifique

Por fim, a renda variável é a opção mais rápida para atingir a independência financeira. Contudo, ela é também a mais arriscada, já que passa por constantes oscilações. Uma das principais maneiras de diluir os riscos e potencializar os retornos é diversificando seus investimentos. Para aprender como fazer isso, veja o vídeo de Raul Sena:

Enfim, agora que você sabe como viver de renda, aprenda como fazer uma Alocação de ativos, o que é? Vantagens, estratégias e como fazer

Fontes: The cap, Rico, Pag seguro e Xpi

Imagens: Focalise, Criptofácil, Paraná banco, Newtrade, Como comprar um apartamento e Investidor top