O que é e como funciona a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)?


Vamos aprender neste texto as vantagens da letra de crédito do agronegócio (LCA). Assim, no cenário atual de grande instabilidade, a segurança e rentabilidade da LCA é bem-vinda.

Portanto, se você quer um investimento de renda fixa com baixo grau de risco, a letra de crédito do agronegócio (LCA) está de acordo com este objetivo.

No entanto, existem outras opções conservadoras de investimentos também, como o CDB e a LCI. Contudo, neste texto vamos traçar um panorama de tudo que envolve a LCA.

O que é LCA?

Letra de Crédito do Agronegócio, o que é: vantagens e tipos

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Basicamente, LCA (letra de crédito do agronegócio) é um título de financiamento ao setor agrícola. Portanto, este título é emitido por bancos públicos ou privados com objetivo de angariar recursos para o agronegócio.

Assim, quando você obtém um título LCA, empresta dinheiro ao setor agrícola e recebe os juros, posteriormente acrescentados ao seu dinheiro.

No entanto, os bancos são os mediadores destas negociações. Ou seja, eles negociam a LCA e remuneram o investidor. Além disso, eles usam o capital investido para emprestar às instituições pertencentes ao agronegócio.

Vantagens da Letra de Crédito do Agronegócio

Letra de Crédito do Agronegócio, o que é: vantagens e tipos

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Agora que você já sabe o que a LCA, vamos conhecer algumas de suas vantagens:

  • Algumas têm rendimento superior a 91% do CDI;
  • Isenção do Imposto de Renda;
  • Equivale a um CDB de 117% do CDI;
  • Tem garantia do FGC (fundo garantidor de crédito) até o valor de R$ 250 mil;
  • Rentabilidade maior que a poupança;
  • Menos taxas do que a LCI: os investimentos em agronegócio recebem incentivos fiscais do governo.

Como funcionam as LCAs?

Letra de Crédito do Agronegócio, o que é: vantagens e tipos

Até aqui vimos a definição da letra de crédito do agronegócio e suas vantagens. Então, deu para entender que suas vantagens estão ligadas à rentabilidade e segurança. Contudo, vale lembrar que as LCAs possuem uma baixa liquidez, por causa do prazo de resgate. Ou seja, o prazo mínimo é de 90 dias e pode ser estendido para mais de um ano.

Além do mais, você pode estar se perguntando, porque a LCA é isenta de IR? Basicamente, a isenção de Imposto está ligada ao incentivo governamental para o setor agrícola. Ou seja, o governo incentiva investimentos nesta área por causa de sua importância para o país.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No entanto, neste investimento, existe um valor mínimo para as aplicações, podendo variar a cada emissão. Neste sentido, precisa ter uma quantia necessária para aplicar.

Outro fator importante é que o seu dinheiro rende mais se você resgatá-lo em prazos mais longos.

Tipos de remuneração

Letra de Crédito do Agronegócio, o que é: vantagens e tipos

Agora, para você ter uma ideia mais completa sobre a remuneração da letra de crédito do agronegócio, é preciso se atentar para os seus tipos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Como toda a remuneração de títulos está atrelada aos juros, eles se diferem em:

  • Prefixado: No título prefixado a taxa de juros está determinada no momento da aplicação. Ou seja, o investidor saberá quanto vai receber no momento do investimento.
  • Pós-fixado: É quando a taxa de juros está atrelada a um indexador. Este índice pode ser a taxa SELIC ou CDI.
  • Híbrido: Neste tipo de juros o banco pagará a variação de um indexador ligado à inflação (IPCA, IGPM ou INPC) mais a taxa previamente definida. Nesta modalidade o prazo para resgate é de até 3 anos e é menos comum. Pode não ser muito interessante para quem quer resgatar o dinheiro mais cedo.

Como investir na Letra de Crédito do Agronegócio?

Até aqui você viu algumas das principais características da Letra de crédito do agronegócio. No entanto, é preciso ter ideia da praticidade do investimento.

Assim, para investir na LCA, é necessário ter uma conta em banco. Portanto, por meio de uma transferência de recursos, você poderá optar pelas LCA disponíveis.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Contudo, esta ação pode tornar-se um transtorno caso você queira diversificar entre títulos de várias instituições. Isto porque seria inviável abrir uma conta em cada instituição.

Portanto, neste caso, é mais fácil abrir conta em uma corretora de valores. Lá você terá acesso às melhores instituições usando a mesma conta de investimentos.

Por fim, até aqui vimos os principais fatores que estão presente no investimento em letra de crédito do agronegócio. Porém, se você se aprofundar mais nesta área leia também: letras de crédito, o que são: vantagens, e como investir em LCIs e LCAs

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Conte-nos a sua opinião...