O que é duration e como ele afeta os seus títulos de Renda Fixa

13 de maio de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 5 seg


A duration (duração) é o prazo médio ponderado de recebimento dos fluxos de caixa de títulos de renda fixa que fazem pagamento de cupons antes do vencimento.

Como a duration funciona

Alguns títulos fazem o pagamento de cupons antes do vencimento. Nesse sentido, a duration funciona como o prazo médio ponderado de recebimento de fluxos de caixa desses títulos.

Isso porque esses títulos pagam cupons de rentabilidade referente ao período estipulado. Contudo, os pagamento são feitos em prazos diferentes. Logo, a duration é o prazo médio ponderado dos recebimentos.

Para você entender melhor como a duration funciona, vamos usar um exemplo: o Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais paga cupons de rendimento a cada 6 meses.

No entanto, a duration desse ativo não é exatamente um semestre. Na verdade, ela depende da atualização dos preços do título e da divisão dos pagamentos ao longo do tempo.

Como trata-se de uma média ponderada, os pagamentos maiores têm mais peso, logo, é provável que a duration seja maior do que 6 meses.

Para que serve

A duration serve para ajudar na análise de um investimento. Isso porque ela ajuda a avaliar o prazo médio de pagamento de cupons de títulos. Dessa forma, tem relação com o risco do investimento.

De maneira geral, uma duration maior significa um risco maior do ativo. Isso ocorre pois, com uma duration maior, é preciso esperar um tempo maior para receber os pagamentos.

Sendo assim, existe uma menor capacidade de prever as condições em tempos mais longos. Além disso, uma duration mais alta faz com que o título esteja mais exposto à marcação a mercado.

Afinal de contas, os títulos podem passar por oscilações intensas de preço por causa das mudanças no mercado com o passar do tempo.

Como calcular

Como você já sabe, a duration é uma média ponderada do prazo de recebimento de fluxos de caixa de títulos. Sendo assim, os pagamentos maiores possuem um peso maior no cálculo.

Logo, esses pagamento mais altos podem tanto aproximar, quanto afastar o prazo. Por exemplo, vamos considerar um título com prazo de 2 anos que paga cupons iguais em 12 e em 24 meses.

Neste caso, a duration será de 18 meses, que é a média entre os dois pagamentos, já que eles são iguais.

Por outro lado, se o pagamento de 12 meses for metade do pagamento de 24 meses, então a duration será próxima de 24 meses.

Afinal de contas, o pagamento maior tem um peso maior na média ponderada, o que faz com que o prazo seja maior. No entanto, existem outros elementos que interferem no cálculo da duration.

Por exemplo, a taxa de juros do mercado e a correção monetária podem impactar nos fluxos financeiros e no peso de cada fator no cálculo.

Além disso, é preciso levar em conta o valor presente e não o valor nominal para usar a média ponderada. 

Importância

Conhecer a duration é muito importante para as pessoas que investem em títulos que realizam pagamentos antes do vencimento. Isso porque, ela indica o prazo de recebimento dos fluxos de caixa.

Além disso, a duration está relacionada com o risco do ativo, logo, é essencial levá-la em conta ao analisar os títulos para investir.

Portanto, você deve usar a duration para otimizar a relação de risco e retorno nos títulos de renda fixa.

Lembrando que uma carteira apenas com títulos com prazo médio de recebimento alto pode tornar a carteira mais arriscada, o que pode ser ruim dependendo do seu perfil de investidor.

Em contrapartida, uma carteira apenas com títulos com duration curta pode atrapalhar na rentabilidade. Isso porque, no mercado existe uma relação entre risco e retorno.

Duration na renda variável

Até agora eu falei apenas da relação entre duration e o recebimento de fluxo de caixa em títulos de renda fixa. Mas será que a duration também é usada ao analisar investimentos em renda variável? Não.

Como a renda variável não tem fluxos previsíveis de pagamento, não é possível conhecer a duration de forma antecipada.

Contudo, podemos adaptar o conceito para calcular o prazo médio de recebimento de renda passiva como, por exemplo, os dividendos.

Neste caso, o conceito não vai ser útil para te ajudar a escolher os ativos de renda variável. Entretanto, ele pode te ajudar a avaliar a renda que os ativos que já estão na sua carteira, estão gerando.

E aí, gostou de conhecer o conceito? Então confira também outros indicadores que podem te ajudar a investir melhor.

Fontes: Suno e Renoinvest.