Tesouro IPCA, o que é? Como funciona, tipos, custos e como investir

31 de dezembro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 31 seg


O Tesouro IPCA é um título público de renda fixa. Dessa maneira, no momento da aplicação, o investidor tem acesso às regras de remuneração do investimento. 

Por ser um título de renda fixa, este ativo é escolhido principalmente por investidores do perfil conservador. No entanto, ele é voltado para todos os investidores que querem garantir uma rentabilidade real no investimento. 

Apesar de garantir um ganho real, o Tesouro IPCA deve ser escolhido apenas quando o investidor pretende ficar com o título até o vencimento. Isso porque, se for feito o resgate antecipado, o investidor pode ter prejuízos com as oscilações do mercado. 

O que é Tesouro IPCA

O Tesouro IPCA é um dos tipos de títulos do tesouro direto. Nesta categoria de título, a rentabilidade é definida com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Em síntese, o IPCA é um índice que indica a inflação. Sendo assim, ao ser usado como parâmetro de rentabilidade, ele garante um ganho real ao investidor. 

Tesouro IPCA, o que é? Como funciona, tipos, custos e como investir

Central do franqueado

O tesouro direto, por sua vez, é um investimento de renda fixa, emitido pelo governo. Ao aplicar em títulos do tesouro direto, o investidor está basicamente emprestando dinheiro para o governo e contribuindo com a dívida pública do país. 

Como o Tesouro IPCA funciona

O Tesouro IPCA funciona como um investimento que proporciona ganho real. Isso porque o investidor recebe a variação da inflação do período, mais uma taxa combinada no momento de investir.

Sendo assim, independente da alta da inflação, o capital do investidor não irá perder poder de compra. Contudo, este tipo de aplicação exige paciência, já que o resgate deve ser feito somente no vencimento do título. Caso resgate antes, o investidor pode ter perda. 

Tesouro IPCA, o que é? Como funciona, tipos, custos e como investir

Onze

Em resumo, o Tesouro IPCA passa por variações diárias. Dessa forma, se o resgate for feito antes do prazo, o investidor estará sujeito às oscilações do mercado. Porém, se manter o título até a data de vencimento, ele receberá o valor combinado. 

Este tipo de investimento é indicado para objetivos de longo prazo, para que o resgate antecipado não seja realizado. Portanto, o valor mínimo para investir gira em torno de R$ 40,00 e o vencimento pode ser de médio ou longo prazo. 

Tipos

De acordo com a forma de remuneração, podemos o Tesouro IPCA em:

Tesouro IPCA com juros semestrais (NTN-B): Nesta categoria, o investidor recebe todos os meses os rendimentos do período. Essa opção é bastante interessante para as pessoas que desejam complementar a renda.

Entretanto, como o rendimento está sendo sempre retirado, a ação dos juros compostos é limitada. Além disso, a cobrança do Imposto de Renda (IR) a cada recebimento, compromete o retorno. 

Tesouro IPCA, o que é? Como funciona, tipos, custos e como investir

Reflorestando

Tesouro IPCA + (NTNB Principal): Nesta opção, o investidor recebe de uma só vez todo o rendimento do período aplicado. Como a rentabilidade não é retirada todos os meses, como no Tesouro IPCA com juros semestrais, os juros compostos podem agir por mais tempo, o que resulta em uma rentabilidade bem atrativa. Outra vantagem, é que o IR só é descontado uma vez.

Custos

Para investir no Tesouro IPCA, o investidor deve arcar com alguns custos. O principal é o Imposto de Renda, que segue uma tabela regressiva, começando em 22,5% até o mínimo de 15%.

Portanto, quanto mais tempo o dinheiro ficar aplicado, menor é o valor da alíquota, até o mínimo de 15% em cima dos rendimentos, não do dinheiro aplicado. 

Tesouro IPCA, o que é? Como funciona, tipos, custos e como investir

The cap

Temos também o IOF – Imposto sobre Operações Financeiras, porém, ele só é cobrado se o investidor fizer o resgate antes do prazo de 30 dias da aplicação. A sua alíquota começa em 96% e diminui até zerar quando a aplicação completa 30 dias. 

Outro custo, é a taxa de custódia cobrada pela bolsa de valores, para realizar o registro da operação e manter os dados em ordem. Por fim, temos a taxa de administração cobrada pela corretora. Por outro lado, a maioria das corretoras atualmente oferecem títulos do tesouro com corretagem zero.  

Vantagens e desvantagens

A principal vantagem do Tesouro IPCA é a possibilidade de ganho real. Além disso, ele é um investimento que exige uma aplicação mínima baixa, o que o torna um investimento extremamente acessível.

Outra vantagem é que o Tesouro IPCA é considerado um dos investimentos mais seguros, já que você vai emprestar dinheiro para o país.

Faça as pazes

Para finalizar, temos a vantagem de que ele possui liquidez diária. Isso significa que você pode fazer o resgate do investimento quando desejar. No entanto, em casos de resgate antes do prazo de vencimento, temos a desvantagem das oscilações do mercado. 

Outros títulos

Além do Tesouro IPCA, existem algumas outros tipos de títulos do tesouro direto:

Prefixado: Os títulos prefixados rendem apenas a taxa de juros acordada no momento da aplicação. Se, por exemplo, você aplicar em um título com rentabilidade de 7% ao ano, ele irá render esta porcentagem até o vencimento do título, sem oscilações. Este título pode ainda trazer uma rentabilidade total no momento do resgate, ou pode ser com juros semestrais. 

Guiainvest

Selic: O Tesouro Selic pode ser de curto, médio ou longo prazo. O seu rendimento corresponde a 100% da taxa Selic, que é definida pelo COPOM a cada 45 dias. Esta opção é interessante principalmente quando a taxa Selic está alta. 

Como investir em Tesouro IPCA

O Tesouro IPCA é voltado principalmente para os investidores mais conservadores. Apesar disso, ele pode ser útil para todos os tipos de investidores, sobretudo em épocas de subida da inflação, já que ele garante um ganho acima da alta dos preços. 

Onze

Para investir no Tesouro IPCA, você deve primeiramente definir seus objetivos e decidir se este é o investimento que melhor se encaixa.

Depois disso, você deve escolher entre as corretoras disponíveis no mercado e abrir a conta em uma delas. Por fim, faça uma transferência eletrônica, analise as opções de Tesouro IPCA e comece a investir. 

Gostou de conhecer tudo sobre o Tesouro IPCA? Então aproveite para entender mais sobre o Tesouro Direto, o que é? Definição, principais tipos, custos e como investir.

Fontes: Rico, Modalmais, Capital research, Mais retorno e Btg pactual

Imagens: The cap, Central do franqueado, Reflorestando, Onze, Faça as pazes, Eu quero investir, Guiainvest e Onze