Marcação a mercado, o que é? Como funciona na renda fixa e nos fundos

16 de abril de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 7 min, 45 seg


A marcação a mercado é uma atualização diária de preços de alguns tipos de títulos de renda fixa e das cotas dos fundos de investimento. Sendo assim, diferente do que muitas pessoas acreditam, a renda fixa também passa por oscilações diárias. No entanto, essas atualizações de preços não ocorrem da mesma maneira do que os ativos de renda variável

Dessa forma, se o investidor manter a aplicação até o vencimento, independente das variações, ele recebe o dinheiro aplicado mais a taxa de juros combinada no momento da aplicação. Já na renda variável, as oscilações podem causar prejuízos de fato. 

Portanto, mesmo que os títulos de renda fixa passem por desvalorização, o investidor terá lucros se mantiver o ativo até o vencimento. Inclusive, é possível fazer especulação em renda fixa, usando a marcação a mercado para vender os títulos quando os preços estiverem altos.

O que é marcação a mercado?

Quando falamos em investimentos em ativos de renda fixa, à primeira vista, parece que estamos falando de aplicações que não passam por variações. Entretanto, o conceito de renda fixa não é um ativo que não varia. Na verdade, renda fixa é um tipo de aplicação onde o investidor sabe, no momento de investir, como será a rentabilidade daquela aplicação. 

Marcação a mercado, o que é? Como funciona na renda fixa e nos fundos

Administradores

Se os ativos de renda fixa forem mantidos até o vencimento, o investidor não corre risco de ter prejuízos. Contudo, se o resgate for antecipado, o investidor pode ter prejuízos, já que alguns ativos de renda fixa passam pela atualização diária de preços dos títulos, chamada de marcação a mercado.

A marcação a mercado é um processo onde os preços dos ativos de renda fixa ou as cotas dos fundos de investimentos são atualizados diariamente. Essa atualização é feita com base nas expectativas do mercado e representa o valor que será pago, caso o investidor realize o resgate antes do prazo de vencimento.

Como funciona?

A marcação a mercado funciona como uma atualização diária de preços dos ativos de renda fixa ou cotas de fundos de investimento. Essa atualização serve como um indicador do quanto o investidor receberia, caso decidisse vender o título antes do vencimento.

Em outras palavras, a atualização dos preços, que normalmente é diária, serve apenas para que o investidor saiba o quanto aquele título está valendo naquele momento. A lógica para a precificação desses títulos é a seguinte: diariamente os investidores negociam títulos públicos e privados. Essas pessoas podem acreditar na alta ou na queda desses títulos e isso é refletido nos preços praticados.

Logo, de acordo com a variação de oferta e demanda desses títulos, e o comportamento do mercado primário e secundário, é formado os preços dos títulos. De acordo com as negociações do mercado, os títulos se valorizam ou desvalorizam pois são marcados por expectativas.

Marcação a mercado, o que é? Como funciona na renda fixa e nos fundos

The art of chart

A forma com que cada um dos títulos será precificado depende da rentabilidade de cada aplicação. Por exemplo, a marcação pode ser de acordo com as variações da taxa de referência para rentabilidade, como a Selic e o CDI, que afetam os títulos pós-fixados. Já nos títulos prefixados e atrelados à inflação, a atualização de preços é determinada pelas expectativas do mercado em relação à Taxa Selic.

Além disso, a frequência da marcação varia de acordo com a liquidez do ativo. Sendo que, os títulos com maior liquidez são marcados rapidamente tendo como base os preços dos ativos no final do dia. Por outro lado, nos ativos com menor liquidez a marcação não é tão rápida e é baseada na estimativa do preço justo pelo qual o título seria negociado.

Marcação a mercado na renda fixa

Na renda fixa, a marcação a mercado serve para indicar o quanto seria pago por determinado título se ele fosse vendido antes do vencimento. Desse modo, caso decida vender o título antes do prazo de vencimento, o investidor será pago de acordo com a precificação daquele ativo no momento. 

Isso significa que, caso um título se desvalorize, você não teve prejuízo de fato, desde que o título seja mantido até o vencimento. Porém, se você vender o título naquele momento, você terá prejuízo, já que o mercado está pagando menos do que ele vale. 

Portanto, os investidores que mantiverem os títulos até o vencimento, não terão prejuízos. Inclusive, a variação diária não importa muito para os investidores que vão manter o título até o vencimento. Sendo assim, a precificação diária é importante somente para as pessoas que desejam vender o título de forma antecipada.

Comunidade sebrae

Inclusive, é possível especular na renda fixa. Essa especulação consiste na venda do título em um momento de alta para obter a rentabilidade em curto prazo, que seria atingida somente no vencimento do título. Enfim, os ativos que são afetados pela marcação a mercado são:

Marcação a mercado em fundos de investimentos

Os fundos de investimentos funcionam por meio de cotas, que são pequenas frações do fundo. O valor dessas cotas é o resultado da divisão do patrimônio líquido do fundo pela quantidade de cotas existente.

Dessa maneira, os valores das cotas são atualizados diariamente como uma maneira de garantir que os cotistas receberão a remuneração adequada ao realizarem o resgate, sem a transferência de lucro ou prejuízo entre eles. Ou seja, o objetivo é garantir que as cotas sejam sempre negociadas pelo valor de mercado. 

No cálculo da cota é levado em consideração o preço de mercado de cada um dos ativos que compõem o portfólio do fundo. Além disso, é somando os valores diários dos ativos da carteira e divide-se o resultado pelo número total de cotas. O preço de mercado de determinados ativos são divulgados publicamente, como é o caso dos títulos públicos. 

Live capital

Por outro lado, em alguns outros ativos, como, por exemplo, as ações, é preciso calcular o preço médio diário de negociações dos papéis que compõem a carteira, para então determinar o preço das cotas. Da mesma maneira, os fundos de fundos, têm como base os preços das cotas dos fundos que fazem parte do seu portfólio. 

Em resumo, se os ativos que fazem parte da carteira do fundo se valorizarem, o valor da cota sobe. Em contrapartida, se os ativos se desvalorizarem, o valor da cota é reduzido. Logo, se o investidor deseja comprar ou vender cotas, ele pode ficar atento à atualização diária de preços, para encontrar o melhor momento de entrada ou saída. 

Vantagens e desvantagens

Antes da marcação a mercado ser definida como modelo padrão de atualização dos preços dos papéis, os fundos de investimentos por vezes usavam a marcação pela curva do papel. Em síntese, nesse tipo de marcação, o preço do ativo não varia de acordo com o valor atualizado no dia.

O valor é determinado por uma regra que calcula o preço que o investidor pagou pelo título multiplica por 1+ os juros elevados no período. Ou seja, o valor de compra é corrigido diariamente pela taxa acordada até o vencimento. Porém, esse valor pode não representar o valor real.

Na prática, os investidores que realizavam resgates antecipados geravam prejuízos para os investidores que permaneciam com os ativos até o fim. Portanto, esse tipo de marcação permitia a transferência de riqueza entre os cotistas. Por isso, o Banco Central decidiu, em 2002, que a marcação a mercado deveria ser a forma de marcação adotada.

Marcação a mercado, o que é? Como funciona na renda fixa e nos fundos

Bv

Com isso, podemos perceber algumas vantagens para os fundos de investimentos. A primeira vantagem é que a marcação a mercado evita a transferência de riquezas, sendo um modelo considerado mais justo e que leva confiança ao mercado, já que evita que alguns cotistas tenham lucros e outros prejuízos. 

Por outro lado, como desvantagem podemos citar que a marcação a mercado só funciona se o mercado for eficiente. Além disso, os investidores que não entendem esse conceito, podem se assustar com as oscilações negativas dos ativos de renda fixa e vender os títulos antes do prazo do vencimento, tendo prejuízos. 

Enfim, agora que você sabe como a marcação a mercado funciona, aproveite para aprender como funciona o Cenário econômico – Variáveis e impactos nos investimentos

Fontes: Genial investimentos, Modalmais e  Magnetis

Imagens: Administradores, Empreender dinheiro, The art of chart, Comunidade sebraeLive capital e Bv