Primecoin: o que é, como funciona e como comprar

30 de junho de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 57 seg


O Primecoin é uma criptomoeda de código aberto que usa o algoritmo proof-of-work. O grande diferencial dessa moeda digital em comparação com o Bitcoin e as demais moedas disponíveis é a relação com os números primos.

Isso porque, a criptografia do Primecoin foi baseada nos números primos. Isso faz com que o Primecoin tenha um funcionamento mais seguro, ao mesmo tempo em que as operações são mais rápidas. 

Além disso, o Primecoin solucionou um dos principais problemas do Bitcoin: a eficiência energética. Logo, o Primecoin exige um gasto menor de energia do que o Bitcoin.

O que é Primecoin?

O Primecoin é uma moeda digital, também considerada como altcoin, já que possui algumas semelhanças com o Bitcoin. Com a criptografia baseada na localização dos números primos, essa criptomoeda visa solucionar algumas das limitações do Bitcoin.

Sendo assim, a moeda tem como objetivo resolver o problema do consenso distribuído. Ou seja, os desafios e armadilhas que aparecem ao coordenar comunicações em uma rede com pares que não são totalmente confiáveis.

Every pixel

O mecanismo da criptomoeda consegue melhorar a eficiência energética, ao mesmo tempo em que aumenta a velocidade das transações. Isso faz com que ela seja uma boa opção para as pessoas que desejam agilidade nas transações sem deixar de lado a segurança, transparência e baixo custo.

Como funciona?

O Primecoin funciona como uma criptomoeda baseada nos números primos. Sendo que, os números primos são aqueles números que são divisíveis apenas por eles próprios ou pelo número 1. Os números primos são importantes, pois eles estão relacionados com o processo de criptografia, como, por exemplo, o TLS que está ligado ao tráfego de internet.

Isso ocorre, pois, mesmo que seja fácil multiplicar dois números primos, não é simples o cálculo inverso que é o de divisão. Dessa forma, o Primecoin é considerado como uma moeda inovadora, que funciona por meio de um mercado de mineração descentralizado.

O algoritmo Proof-of-Work (PoW) ou em português prova de trabalho, é utilizado para distinguir sua estrutura. Em resumo, o PoW surgiu em 2002 antes mesmo do desenvolvimento do Bitcoin. Atualmente ele é usado como criptografia de várias criptomoedas, já que ele serve como um mecanismo de prevenção de double-spends (gastos duplos).

Primecoin: o que é, como funciona e como comprar

Cripto fácil

Sunny King, (nome do grupo de pessoas que fundou o Primecoin), notou em 2013 que a criação de um blockchain baseado apenas em números primos resultaria em diversas vantagens e poderia ser uma solução para os desafios dos PoW das outras moedas digitais existentes.

Portanto, o Primecoin possui um algoritmo PoW exclusivo que se aplica a números primos e aumenta a segurança no processo de mineração da moeda, ao mesmo tempo em que cria cadeias especiais de números primos que podem ser usadas, por exemplo, em exames matemáticos.

Além disso, a rede necessita de menos recursos do que o Bitcoin em seu funcionamento, o que possibilita a realização de uma carga maior de trabalho com o mesmo poder de computação.

Primecoin versus Bitcoin

O Bitcoin foi a primeira moeda digital a ser lançada no mundo. Logo, todas as moedas lançadas depois são automaticamente comparadas a ele, inclusive o Primecoin. Sendo que o Primecoin é um sistema de pagamento ponto-a-ponto que foi baseado na tecnologia do Bitcoin.

Desse modo, ambas as criptomoedas são totalmente descentralizadas e funcionam por meio de peer-to-peer ou ponto-a-ponto, onde ocorre o compartilhamento de dados e serviços sem a necessidade de um órgão intermediando as transações.

Primecoin: o que é, como funciona e como comprar

Cloudsigma

Entretanto, ele possui alguns diferenciais que fazem com que ele funcione de maneira mais rápida do que sua moeda inspiradora. Além disso, ele é considerado mais seguro e econômico em relação à mineração de moedas. Outra diferença entre eles é que o Bitcoin possui um limite de moedas a serem mineradas e passa periodicamente por halving.

Em contrapartida, o Primecoin não possui um limite de mineração. Sendo que, o Bitcoin gera um bloco a cada dez minutos, enquanto o Primecoin possui a meta de gerar um bloco a cada minuto. Essa agilidade do Primecoin está associada ao fato de que as transações são confirmadas cerca de 8 a 10 vezes mais rápido do que as transações com o Bitcoin.

Como comprar?

Antes de comprar Primecoin, verifique se a aplicação nesses criptoativos se encaixa em seu perfil de investidor. Se as aplicações com alto grau de risco se encaixarem no seu perfil, você pode abrir uma conta em uma exchange. Em síntese, as exchanges são corretoras especializadas na intermediação das negociações de criptoativos.

Por meio das exchanges você pode comprar e vender diferentes tipos de criptomoedas, inclusive o Primecoin. No entanto, essas instituições não são reguladas no Brasil, por isso, pesquise e analise detidamente a corretora antes de abrir sua conta, para evitar cair em golpes.

Primecoin: o que é, como funciona e como comprar

Olhar digital

Outra forma de comprar Primecoin, é através dos fundos de investimentos focados em investir em criptomoedas. Essa é uma opção mais fácil, já que você precisa apenas comprar as cotas do fundo e o responsável por comprar as criptomoedas é o gestor do fundo.

Os fundos são regulados e fiscalizados, o que os torna mais seguros do que investir por conta própria. Depois de comprar suas moedas, você pode fazer a armazenagem em carteiras próprias para isso. Descubra como funciona uma Carteira virtual, o que? Como funciona, tipos, vantagens e desvantagens

Fontes: Renovainvest, Brasil 123, Space e Manchetes do dia

Imagens: Cloudsigma, Cripto fácilEvery pixel, Pholder e Olhar digital