Garantia cruzada: aprenda o que é e como funciona

12 de agosto de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 3 min, 21 seg


A garantia cruzada é um tipo de operação, na qual é usado como garantia algum bem que ainda está em pagamento.

Por exemplo, a garantia cruzada é quando uma pessoa usa um veículo como garantia ao financiar um imóvel, sem que o veículo tenha sido quitado.

A vantagem é que a pessoa pode usar um bem que ela ainda está pagando, como garantia para outro bem. Mas é preciso tomar cuidado para evitar a inadimplência e perda dos dois bens.

Como funciona a garantia cruzada?

A garantia cruzada funciona como um tipo de operação, onde uma pessoa pode usar um bem como garantia na compra de outro, sem que o bem tenha sido quitado.

Para você entender melhor, vamos usar um exemplo. Suponhamos que você quer construir um imóvel, mas não tem dinheiro o suficiente.

Para conseguir o dinheiro, você opta por pedir um empréstimo usando o terreno, que ainda não foi quitado, como garantia. Até porque, uma forma de conseguir diminuir os juros de um empréstimo, é usando a garantia cruzada.

Sendo assim, você dá o terreno como garantia para construir um imóvel neste mesmo terreno. Com o dinheiro do empréstimo, você poderá construir a sua casa.

Mas é preciso ficar atento para conseguir pagar tanto o terreno, quanto o empréstimo. Caso contrário, você pode perder o seu terreno.

Vale destacar que a instituição financeira, geralmente, aceita esse tipo de operação apenas se o bem estiver quase sendo quitado.

Isso ocorre porque bens que ainda estão longe de serem quitados representam um risco muito grande para a instituição.

Cuidados que você deve ter

Tenha cuidado com operações de garantia cruzada. Sendo que esse cuidado serve tanto pelas pessoas que se beneficiam, quanto pela instituição que aceita a condição.

Isso porque, as duas partes podem acabar se prejudicando com essa operação.

Primeiramente, é preciso levar em conta que quem está adquirindo um novo empréstimo ou financiamento e já tem um ativo com essas obrigações, está se comprometendo com uma condição que talvez não consiga pagar.

Dessa forma, se a pessoa ficar inadimplente, tanto o ativo que está sendo financiado é perdido quanto aquele que foi dado como garantia também pedido. Com isso, a pessoa acaba tendo perdas substanciais.

Por outro lado, a instituição financeira que vai liberar o crédito através da garantia cruzada deve ficar atento às condições da pessoa conseguir cumprir com suas obrigações de forma simultânea.

A instituição deve levar em conta também o tempo necessário para que ocorra a finalização do pagamento do bem.

Sendo que, quando existe uma dívida grande e extensa para ser cumprida, a garantia cruzada pode ser uma operação muito arriscada para a instituição.

Quais os benefícios da garantia cruzada?

A grande vantagem da garantia cruzada é que você pode usar um bem que ainda não foi quitado, como garantia para comprar outro bem ou conseguir recursos.

Por exemplo, você pode conseguir um empréstimo ao usar um terreno financiado, para ter melhores condições e juros mais baixos.

Vale destacar que a garantia cruzada costuma ser uma boa alternativa quando o bem está próximo de ser quitado. Isso porque pode não ocorrer a liberação da operação, se ainda for demorar para pagar o bem.

LEIA MAIS

Margem de garantia, o que é? Definição, como funciona e execução

Garantia residual, o que é? Como funciona e tipos de garantias

Garantia firme, o que é? Definição, como funciona e vantagens

Margem bruta: o que é e como calcular este indicador

Chamada de margem: o que é e conta margem

Margem EBITDA, o que é? Conceito, cálculo, importância e limitações

Margem de avaliação: aprenda o que é

Fontes: Mais retorno, The cap e, por fim, Análise de ações.