Garantia residual, o que é? Como funciona e tipos de garantias

4 de junho de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 33 seg


A garantia residual é um tipo de garantia oferecida para uma empresa quando ela está realizando a abertura de capital. Neste tipo de garantia, a instituição financeira e a empresa emissora de ações, unem seus esforços para vender os papéis. 

Existe também a garantia firme, onde a instituição é a única responsável pela venda das ações. A vantagem dessa garantia é que a empresa emissora recebe integralmente pela venda das ações, já que a instituição fica com o risco de não vender todas. 

Por fim, temos a garantia de melhores esforços onde a instituição se esforça para vender o máximo possível de ações. Contudo, ela não se compromete com o valor total, como ocorre com a garantia firme.

O que é garantia residual?

Também chamada de stand-by underwriting, a garantia residual é um dos tipos de garantias oferecidas por uma instituição financeira para a empresa que está realizando o processo de abertura de capital na bolsa de valores.

Sendo que, underwriting (subscrição) é o processo de intermediação realizado pelas instituições intermediárias e as empresas que estão fazendo a abertura de capital.

Garantia residual, o que é? Como funciona e tipos de garantias

Eqg consultoria

As três garantias existentes são: garantia firme, melhores esforços e garantia residual. A diferença entre elas é o nível de responsabilidade da empresa emissora e da instituição intermediária. 

Como a garantia residual funciona?

Quando uma empresa decide captar recursos para investir no seu crescimento, ela pode recorrer à abertura de capital. Nesse sentido, para que as ações sejam vendidas, as companhias recorrem ao auxílio de uma entidade financeira que será responsável pela intermediação no lançamento das ações com a garantia residual, firme ou melhores esforços.

Sendo assim, a empresa que abre o capital faz a emissão das ações, ao passo que a instituição financeira vende os ativos para os investidores. Esse processo de emissão de ações por subscrição pública é chamado de underwriting e pode ser realizado por uma única instituição financeira ou organizado em consórcio.

Garantia residual, o que é? Como funciona e tipos de garantias

Gfen

Sendo que, de maneira geral, a operação é feita por meio de um consórcio de instituições, conhecido como Pool. Normalmente o consórcio permanece sob a coordenação de uma ou mais instituições que são chamadas de instituições líderes.

Tipos de garantia

Quando uma empresa contrata uma instituição intermediária, podem ser oferecidas três tipos de garantias: firme, melhores esforços e garantia residual.

1- Garantia firme: Nesse tipo de garantia, a instituição intermediadora fica com todo o risco do lançamento das ações e a empresa emissora tem a garantia de receber integralmente o valor pela emissão das ações.

Dessa maneira, na garantia firme a empresa que está fazendo a IPO tem a garantia de que irá obter os recursos desejados e a instituição intermediadora é responsável pela venda das ações.

Neste caso, se as ações não forem todas vendidas, é a instituição intermediária que perde dinheiro. Essa garantia é normalmente usada quando a instituição acredita que o lançamento das ações terá sucesso. 

Fms

2- Melhores esforços: Na garantia de melhores esforços, a instituição se compromete apenas em realizar o lançamento das ações através do maior esforço possível. Isso significa que o risco de não vender todas as ações fica por conta da empresa emissora.

Em outras palavras, a instituição se compromete em realizar seus melhores esforços para vender o máximo possível de ações, mas caso não sejam vendidos todos os ativos, a responsabilidade dos papéis é da empresa emissora.

3- Garantia residual: Por fim, temos a garantia residual onde a instituição financeira não fica com toda a responsabilidade pelas ações emitidas. Desse modo, tanto a instituição, quanto a empresa emissora, se comprometem com a negociação das ações no mercado.

Diferenças entre os tipos de garantias

A principal diferença entre os três tipos de garantia é o risco que a instituição financeira e a empresa correm. Isso porque, na garantia residual, tanto a empresa quanto a instituição trabalham juntas no lançamento das ações. Por outro lado, na garantia firme a instituição paga a empresa emissora pelas ações e lança os ativos no mercado.

Logistika

Portanto, se a instituição não conseguir vender todos os papéis ela sai no prejuízo, pois já pagou por todos os ativos. Na garantia de melhores esforços, a instituição se esforça para vender os ativos, porém, ela paga somente pelos que forem vendidos.

Em resumo, podemos dizer que a diferença entre elas é que na garantia firme o risco é todo da instituição intermediária. Na residual a empresa e a instituição trabalham juntas e na garantia de melhores esforços a instituição se responsabiliza apenas pelos ativos negociados.

Enfim, agora que você sabe a diferenças entre os tipos de garantia, aproveite para descobrir Como deixar de ser pobre – 4 Iniciativas que funcionaram para Raul Sena

Fontes: Suno e Mais retorno

Imagens: Eqg consultoria, Gfen, Logistika, Fms e Logistika