Margem de garantia, o que é? Definição, como funciona e execução

7 de junho de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 40 seg


A margem de garantia é um valor que a pessoa deve ter na sua conta da corretora, para realizar operações com alavancagem. Esse é um mecanismo utilizado pela bolsa para diminuir o risco das operações alavancadas e tornar o mercado mais seguro.

As operações alavancadas, por sua vez, são as negociações realizadas sem a necessidade do valor total. Neste caso, a pessoa utiliza os recursos da corretora para aproveitar uma oportunidade no mercado e potencializar os lucros.

Ao mesmo tempo em que a alavancagem pode resultar no aumento dos lucros, ela também pode potencializar os prejuízos. Neste caso, a margem de garantia serve para que a pessoa consiga pagar o valor devido.

O que é margem de garantia?

A margem de garantia é um valor que a pessoa precisa ter na conta da corretora, para poder realizar operações alavancadas. Logo, ela funciona como uma precaução de que a pessoa conseguirá arcar com os possíveis prejuízos ao realizar operações com alavancagem.

Sendo que, a alavancagem consiste em aplicar um valor superior ao que você possui. Esse é um recurso utilizado para potencializar os ganhos. Entretanto, em casos de prejuízos, ele também aumenta as perdas.

Margem de garantia, o que é? Definição, como funciona e execução

Suno

Nesse sentido, a garantia serve para reduzir o risco de inadimplências e trazer maior segurança para o mercado. Podemos comparar a margem de garantia como caução solicitada ao alugar um imóvel. Em ambos os casos, o objetivo é minimizar o risco de calote.

Enfim, a margem de garantia geralmente é necessária para as pessoas que fazem day trade, ou seja, operações de compra e venda no mesmo dia. Um detalhe importante é que a margem de garantia não é a mesma coisa que taxa de alavancagem.

Isso porque a margem de garantia é um valor depositado na conta que possibilita que você opere alavancado. Já a taxa de alavancagem é um valor cobrado pela corretora por realizar o empréstimo dos recursos necessários para as operações alavancadas.

Como funciona?

A margem de garantia funciona como uma maneira de garantir a solvência, isto é, a capacidade de pagamento do mercado. Dessa forma, ela contribui com a segurança do mercado, já que o risco de inadimplência é reduzido. 

Diversos tipos de ativos podem ser usados como margem de garantia dependendo das exigências da corretora, como, por exemplo, dinheiro, ações, títulos de crédito privado e títulos do tesouro direto.

O valor necessário pode ser alterado diariamente pela bolsa de valores. O principal quesito considerado na realização das mudanças é a volatilidade. Em resumo, a volatilidade são as oscilações dos preços dos ativos negociados.

Minas money

Quanto maior for a volatilidade, maior é a margem de garantia exigida nas operações. Também é considerada a liquidez. Sendo que a tendência é que quanto maior for a liquidez, menor é a margem de garantia exigida.

Além disso, o valor da margem de garantia pode variar de acordo com o produto que está sendo negociado, o prazo da posição e a corretora de valores. Dessa maneira, o valor da margem pode variar entre 1,5% e 25% da quantia negociada.

Execução da margem de garantia

A execução da margem de garantia ocorre se a pessoa estiver inadimplente. Neste caso, a corretora vende os ativos para suprir o valor devido. Contudo, se a pessoa continuar negativa, ela deve transferir recursos para a corretora o quanto antes. Por exemplo, para operar no mercado futuro é preciso de uma margem de garantia.

Margem de garantia, o que é? Definição, como funciona e execução

Os melhores investimentos

Essa margem é necessária, pois no mercado futuro existe o ajuste diário. Por meio desse mecanismo, é possível ter lucros ou prejuízos todos os dias. Logo, nos dias em que tiver prejuízo, a margem de garantia é utilizada. Em síntese, se a pessoa estiver com saldo negativo, ela deve depositar recursos na conta no mesmo dia para zerar o saldo.

O depósito deve ser feito em horário hábil já que entre 15:00hrs e 16:00hrs a bolsa verifica se os valores estão de acordo com as posições dos investidores.

Se o investidor não tiver recursos suficientes quando a bolsa for realizar a verificação, a posição será zerada a preço de mercado. Depois que for zerada, a margem de garantia será desbloqueada e utilizada no ajuste diário negativo.

Chamada de margem

Além da margem de garantia, temos ainda a chamada de margem, que é uma garantia adicional exigida pela B3 em operações que possuem riscos que não haviam sido provisionados. Normalmente ela ocorre no começo da transação, porém, ela também pode acontecer no decorrer da operação.

Serpro

Se o operador não tiver o valor exigido na chamada de margem, ele pode ter sua posição encerrada e os valores liquidados, o que pode resultar em prejuízos. No início do dia ocorre a prévia da chamada de margem, que tem como intuito garantir os valores em conta. Mas antes disso, é feito o estorno da prévia.

A prévia da B3 é feita somente para as posições da swing trade. No caso do day trade a chamada de margem é feita diretamente pela corretora. Agora que você sabe como funciona a margem de garantia, aproveite para aprender sobre Alavancagem, o que é? Como funciona, usos, vantagens e riscos

Fontes: Clear, Toro radar, ModalmaisAtiva investimentosSmarttbot

Imagens: Cambridge trust, Suno, Os melhores investimentos, Minas money e Serpro