Chamada de margem: o que é, quando é usada e conta margem

27 de julho de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 46 seg


A chamada de margem é um valor que a B3– bolsa de valores brasileira, exige dos traders nas operações extremamente arriscadas. Quando a chamada de margem ocorre, o trader deve corresponder ao valor exigido, caso contrário, a operação pode ser encerrada.

A intenção com a chamada de margem, é garantir o bom funcionamento do mercado. Isso porque, com a chamada de margem, a B3 impede que alguns operadores acumulem um prejuízo muito grande, que pode repercutir em outras pessoas.

Apesar de falarmos sobre a chamada de margem, este texto não deve ser considerado como uma recomendação. Lembrando que, as operações de day trade são extremamente arriscadas e que o melhor é investir com foco no longo prazo.

O que é chamada de margem?

Primeiramente, a margem de garantia é o valor que os investidores devem ter em conta para que possam realizar algumas operações arriscadas. Em outras palavras, a margem de garantia, que pode ser formada, por exemplo, por dinheiro, títulos públicos, títulos de renda fixa ou ações, fica sob a responsabilidade da corretora ou da B3, até que a operação chegue ao fim.

A intenção é que se a pessoa tiver prejuízos com a operação, a margem de garantia seja usada para liquidar parte da perda. Por outro lado, a chamada de margem é uma garantia adicional exigida pela B3 quando as operações possuem riscos que não tinham sido provisionados.

Chamada de margem: o que é, quando é usada e conta margem

Euroinvest

A chamada de margem pode ocorrer no começo ou no decorrer das operações. Sendo que, quando ela ocorrer, o trader deve corresponder ao valor exigido. Caso contrário, a sua operação pode ser encerrada e seus valores liquidados, o que pode resultar em acúmulo de prejuízo.

A bolsa de valores e as corretoras são responsáveis por permitir que os traders abram uma posição ou permaneçam nela. Logo, é através da chamada de margem que elas conseguem garantir que os contratos serão cumpridos e que o mercado continuará funcionando.

Prévia e retirada

No início de cada dia, ocorre a prévia da chamada de margem. Ela serve para garantir os recursos na conta, até que a B3 faça a chamada de margem no decorrer do dia. Antes que a chamada de margem realmente ocorra, é feito o estorno da prévia da chamada de margem e em seguida é realizada de fato a chamada de margem.

Chamada de margem: o que é, quando é usada e conta margem

Investidor de sucesso

Sendo que a bolsa de valores brasileira é quem chama e retém esta margem. A prévia é realizada apenas em posições de swing trade. Já no day trade, a chamada de margem é feita diretamente pela corretora e o trader pode ser impossibilitado de operar por falta de margem.

Para evitar a chamada de margem, o trader pode usar o stop loss. Dessa maneira, ele não espera os prejuízos se acumularem, principalmente se ele estiver operando alavancado. Enfim, a retirada de margem, ou seja, a devolução da margem pela B3, é feita geralmente no final do D+1, a partir da data em que a posição foi zerada.

Quando a chamada de margem é usada?

A chamada de margem é usada principalmente em operações com alavancagem. Em síntese, a alavancagem ocorre quando o trader utiliza o capital da corretora de forma temporária, para realizar operações no curto prazo.

Como o objetivo das operações de day trade é obter altos lucros com operações rapidamente, eles utilizam a alavancagem com o intuito de potencializar os retornos.

Jota

Se a operação for vantajosa, a corretora irá devolver a margem de garantia no dia seguinte. Se o trader tiver uma perda pequena, pode ser que somente parte da margem seja devolvida, e por fim, se o prejuízo for grande, a margem é liquidada e o trader recebe uma nova chamada para que o saldo negativo seja coberto.

Apesar de a alavancagem ser usada com o objetivo de potencializar os retornos, ela pode piorar a situação do trader. Isso porque, como as operações de day trade são extremamente arriscadas, ao operar alavancado, ele também pode aumentar exponencialmente os prejuízos.

Por isso, o mais recomendado é investir com foco no longo prazo e não realizar operações de day trade que podem resultar na sua ruína financeira. 

Conta margem

A conta margem é uma espécie de crédito que algumas corretoras oferecem aos operadores. Esses recursos podem ser usados como margem de garantia, sobretudo pelos operadores que desejam operar alcançados, mas não possuem um valor total do capital exigido.

A taxa cobrada pela conta margem depende da corretora e para calcular a tarifa de juros as corretoras podem levar em consideração quais ativos fazem parte da carteira do trader. Apesar de ser uma opção para as pessoas que pretendem operar alavancado, é preciso tomar muito cuidado com o uso desta conta.

Royal pag

Lembrando que, o mais recomendado é investir com foco no longo prazo. Ao construir um patrimônio aos poucos através de aportes mensais, você não apenas corre menos riscos de ter prejuízos, como também tem uma probabilidade bem maior de conseguir investir um valor considerável ao longo dos anos.

Além disso, é importante diversificar a carteira de investimentos em diferentes classes de ativos. Desse modo, você reduz os riscos e potencializa os retornos. Aprenda a fazer uma correta Diversificação de investimentos – Quantas ações ter em carteira?

Fontes: Smartt bot, Modalmais e Investidor inglês

Imagens: Euroinvest, Exame, Investidor de sucesso, Jota e Royal pag