13 de janeiro de 2021 - por Jaíne Jehniffer
A inovação aberta é uma forma das empresas solucionarem seus problemas de maneira compartilhada com outros agentes da sociedade, como clientes, instituições de pesquisa e, até mesmo, em colaboração com outras empresas.
A inovação aberta possui diversas vantagens, dentre elas, a diminuição dos riscos no lançamento de novas soluções. Outra vantagem, é o rompimento de barreiras proporcionado pela democratização do acesso à ideias e a possibilidade de criação de novos mercados.
O contrário da inovação aberta é a inovação fechada. Neste caso, a empresa conta apenas com os profissionais contratados, para solucionar os problemas da organização e desenvolver novas ideias inovadoras.
O que é inovação aberta
O conceito de inovação aberta, ou open innovation, foi desenvolvido por Henry Chesbrough e divulgado por meio do seu livro intitulado Open Innovation, em 2003. Em síntese, o intuito da inovação aberta é a inovação nas empresas de uma maneira mais colaborativa, participativa e descentralizada.
A ideia principal é a colaboração não apenas interna na empresa, mas com a sociedade. Sendo assim, o objetivo é o compartilhamento de ideias e inovações entre empresas, fornecedores, clientes, órgãos públicos e institutos de pesquisa.
A open innovation pode ser uma inovação aberta de entrada, onde ocorre um mapeamento das empresas, ideias e tecnologias que podem contribuir com a solução de algum problema. Ou pode ainda ser uma inovação aberta de saída, que é quando a inovação acontece dentro da empresa e, depois disso, colaborações externas são procuradas para validar o projeto.
Inovação aberta versus fechada
O objetivo principal da inovação aberta, é a possibilidade de inovar envolvendo outros recursos que não sejam internos da empresa. Ou seja, a colaboração com outras empresas, clientes e institutos de pesquisa.
Por outro lado, a inovação fechada é focada em inovar somente com os recursos de dentro da empresa. Dessa maneira, o setor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da organização fica responsável por desenvolver novas ideias dentro da companhia. Este é o modelo mais tradicional, que foi usado durante muitos anos.
Outra característica da fechada é que a empresa possui a propriedade intelectual de tudo o que ela desenvolver internamente, já que ela não contou com a colaboração externa no processo de criação.
Já na open innovation, o processo de criação conta com a colaboração de recursos externos. Neste cenário, todos os envolvidos são beneficiados com os frutos do trabalho compartilhado. No entanto, a empresa permanece com a exclusividade para lucrar com a solução desenvolvida.
Vantagens
Uma das principais vantagens da open innovation se refere aos custos. Isso porque a montagem de uma boa equipe de P&D custa caro. Afinal de contas, você terá que arcar com várias despesas, como por exemplo, o contrato de profissionais qualificados, equipamentos e espaço para a equipe trabalhar.
Em contrapartida, com a inovação aberta, é possível trabalhar de maneira colaborativa, o que reduz bastante os gastos. Outra vantagem é que o envolvimento com vários profissionais e organizações, acelera o processo de inovação. Logo, além de economizar, você ainda consegue inovar mais rápido.
A open innovation tem ainda a vantagem de reduzir os riscos para a empresa. Os riscos são diluídos pelo fato de que existe um compartilhamento de ideias entre diferentes agentes. O resultado disso é que a sua empresa terá uma visão mais abrangente do mercado. Sendo assim, ao lançar uma solução, os riscos dela não dar certo, são menores.
A inovação aberta possui ainda a vantagem de romper barreiras. Com uma equipe de P&D na empresa, geralmente as criações são focadas nos produtos já existentes da companhia. Porém, quando existe o compartilhamento com outros agentes, novas ideias podem surgir a partir das rupturas dos pensamentos padrões.
Outras vantagens como promoção do networking, democratização do acesso à ideias, mudança de perspectiva, geração de valor para as empresas e a possibilidade de criação de novos mercados são benefícios para as organizações adeptas da open innovation.
Todas as vantagens descritas acima, podem contribuir com o Retorno Sobre Investimento (ROI) da empresa. Isso porque a rapidez na inovação, a necessidade de um investimento menor e a diminuição dos riscos, contribuem para o aumento dos retornos em relação aos investimentos realizados na empresa. Portanto, a empresa pode ainda atrair novos investidores.
Estratégias de open innovation
Existem diversas estratégias de inovação aberta, que podem ser implantadas de acordo com os objetivos e perfis das empresas.
Inovação incremental: A primeira estratégia de inovação aberta, é a inovação incremental por meio da colaboração entre grandes empresas e startups inovadoras. Desse modo, a ideia é que as empresas levantem internamente os seus problemas e contem com a ajuda de startups para solucioná-los.
Essa colaboração pode acontecer de duas maneiras diferentes: 1º A empresa cria um programa em que as startups podem se inscrever e trabalham juntas em busca de soluções, ou 2º A empresa contrata uma startup para que ela resolva os problemas levantados.
Inovação disruptiva: A ideia central desta opção de inovação aberta é o rompimento de determinado padrão para a criação de novas formas de se fazer algo.
Incorporando a inovação: A estratégia de incorporar a inovação consiste em englobar uma empresa que proporcione uma inovação. Por exemplo, uma empresa pode comprar uma startup que solucione algum problema e faça a sua incorporação.
Hackathon: A palavra Hackathon deriva de to hack – programar com excelência e marathon – maratona. Ou seja, a ideia desta estratégia é realizar uma maratona de programação com excelência. Dessa forma, nesta maratona, que pode durar por dias, todos os envolvidos são estimulados para o desenvolvimento de novas soluções.
Crowdsourcing: A inovação aberta por meio do crowdsourcing consiste em realizar uma espécie de concurso em busca de uma solução que possa aplacar os problemas da empresa.
Cocriação: Por fim, temos ainda a open innovation por meio da cocriação. Neste caso, a empresa levanta seus problemas e conta com a colaboração de profissionais da área, clientes, fãs e outras empresas, para contribuir com a inovação e solução de seus problemas.
Como implantar
Uma boa maneira de implantar a inovação aberta é começar a coletar ideias de clientes e fornecedores. Este processo pode trazer soluções bastante relevantes, que irão contribuir com o sucesso do seu negócio. Depois do levantamento, é importante filtrar as ideias que se encaixam com sua empresa e testar para ver quais irão funcionar.
Outra forma de implantar a open innovation, é utilizando uma das estratégias de inovação aberta. Logo, você pode entrar em contato com startups, fazer Hackathon ou crowdsourcing. Enfim, o importante é experimentar formas diferentes e descobrir qual melhor se encaixa com o seu modelo de negócio.
Agora que você sabe tudo sobre inovação aberta, que tal conhecer o conceito de Empresa de capital aberto, o que é? Como funciona e porque fazem a IPO.
Fontes: Distrito, Ideianoar e Insights
Imagens: Novidá, Opus, Waggl Brasil, Jovem pan, Aevo e Waggl Brasil