Mindset financeiro, o que é? Definição, como é moldado e como mudar


O mindset financeiro é a maneira que estamos programados para pensarmos e lidarmos com dinheiro. Dessa forma, através de algumas mudanças no seu comportamento, você pode melhorar suas finanças pessoais. 

O primeiro passo para mudar o mindset financeiro, é o autoconhecimento. Por meio dele, é possível definir objetivos financeiros, realizar planos e traçar estratégias para mudar o jeito de pensar e agir em relação ao dinheiro. 

Já no mundo dos investimentos, é possível mudar o mindset financeiro com foco em realizar melhores investimentos para obter resultados mais satisfatórios no longo prazo. 

O que é mindset financeiro?

A tradução literal do termo mindset é mentalidade, sendo que ele se refere à programação da mente humana. Em outras palavras, mindset é a forma com que uma pessoa está programada para pensar e assimilar as coisas ao seu redor. 

De acordo com a autora Carol S. Dweck do livro Mindset: A nova psicologia do sucessoo mindset pode ser fixo ou de crescimento.

As pessoas de mindset fixo, respondem às circunstâncias de maneira fatalista e concluem que não é possível melhorar a situação. Em contrapartida, as pessoas de mindset de crescimento veem as dificuldades como oportunidades de crescimento.

Mindset financeiro, o que é? Definição, como é moldado e como mudar

Auto investimento

O mindset financeiro é a forma com que uma pessoa está programada para pensar sobre dinheiro e para tomar decisões econômicas, como gastar no supermercado ou como investir.

Desse modo, ele pode ser um mindset de escassez ou de abundância. Em síntese, as pessoas com mindset de escassez veem apenas o lado negativo das situações, já o de abundância, vê oportunidades de ganhar dinheiro. 

Como o mindset financeiro é moldado?

O mindset financeiro é definido por uma série de fatores que contribuem para a construção do pensamento sobre dinheiro. Alguns dos fatores que contribuem são:

1- Crenças: As crenças são os ensinamentos que uma pessoa teve na infância, mas que ainda influenciam na vida adulta. Normalmente, são crenças profundamente enraizadas, que foram aprendidas com os familiares e, por isso, são mais difíceis de serem mudadas.

Existem também as crenças sociais, que são pensamentos sobre o dinheiro passados por determinado grupo social. Para finalizar, existem ainda as crenças pessoais, que são resultantes de situações específicas vivenciadas e relacionadas ao dinheiro. 

Exame

2- Personalidade: A personalidade é a forma com que cada um enxerga o mundo. Essa forma de ver o mundo influencia em diversos aspectos, desde uma pessoa pessimista pode ter uma dificuldade maior em enxergar os percalços da vida até como uma oportunidade de crescimento. Dessa maneira, a personalidade pode influenciar inclusive na dificuldade ou facilidade de mudar o mindset financeiro.

3- Vieses comportamentais: Os vieses são espécies de atalhos de pensamento que o cérebro toma, pois ele é incapaz de processar todas as informações ao nosso redor. O problema com os atalhos é que eles podem levar a uma decisão errada.

Um exemplo de viés de comportamento, é a procrastinação, onde a pessoa vai deixando sempre para depois, as coisas que ela precisa fazer. Um exemplo disso, é sempre deixar para começar a academia na segunda.

Como mudar o mindset financeiro?

O mindset financeiro é a forma com que as pessoas pensam sobre dinheiro, portanto, ele afeta diversos aspectos da vida. É importante notar que o mindset é uma forma de pensar, que causa sentimentos, que levam às ações e consequentemente aos resultados. Ou seja, se você deseja mudar os resultados financeiros que você tem, então primeiro é preciso mudar a forma de pensar.

Mindset financeiro, o que é? Definição, como é moldado e como mudar

Medium

Se você estiver em dúvidas se deve ou não mudar o seu mindset financeiro, se questione se você está feliz com os seus resultados financeiros. Caso a resposta seja negativa, está na hora de mudar o seu jeito de pensar sobre dinheiro. Para isso, siga o passo a passo:

1- Autoconhecimento

O primeiro passo para mudar o seu pensamento sobre dinheiro, certamente é ter autoconhecimento. Se você não se conhecer e não souber quais pensamentos estão prejudicando sua vida financeira, como você será capaz de mudá-los?

Uma maneira de identificar seus pensamentos, é fazer uma lista com suas crenças sobre dinheiro e uma lista com as atitudes que você costuma tomar em relação às finanças pessoais.

Inscreva-se na Pior Newsletter Possível!

Receba os melhores conteúdos (ou não) gratuitamente!

Usamos a Sendinblue como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Sendinblue para processamento, de acordo com o termos de uso deles

Nesse processo de autoconhecimento, você pode também procurar analisar os seus gastos. Sendo assim, vale a pena fazer uma listinha com todas as suas despesas fixas, variáveis e gastos supérfluos. Com essas listas em mãos, você começa a perceber para onde está indo o seu dinheiro e quais os pensamentos contribuem na sua forma de gastar.

Mindset financeiro, o que é? Definição, como é moldado e como mudar

Portal rosa choque

2- Objetivos e planejamento

A definição dos objetivos financeiros é essencial para que você tenha clareza e motivação para mudar seu mindset financeiro. Ao definir seus objetivos, pense primeiramente nas suas prioridades. Depois disso, estabeleça as metas de curto, médio e longo prazo.

Lembrando que o objetivo é o que você deseja alcançar. Já as metas, são os passos necessários para alcançar seus objetivos. Por exemplo, se seu objetivo for atingir o primeiro milhão aos 35 anos, então suas metas podem ser: ter controle financeiro, adquirir conhecimento sobre investimentos e investir todos os meses. Ao se planejar, lembre-se de definir metas claras, mensuráveis e alcançáveis.

3- Estratégias para lidar com dinheiro

Estabeleça estratégias para que você consiga mudar o seu mindset financeiro. A definição das estratégias é uma coisa bastante pessoal. Dessa forma, é interessante que você experimente diferentes formas de agir com seu dinheiro e encontre a que melhor se encaixa com seus objetivos.

Freepik

4- Paciência

Para alcançar resultados duradouros, é essencial ter paciência. É possível que no começo você cometa erros e tenha que reformular seus planos e estratégias para lidar com dinheiro.

Portanto, tenha paciência consigo mesmo e dê um passo de cada vez. Com paciência, você consegue se manter focado e comprometido com o seu planejamento e a probabilidade de conseguir alcançar seus objetivos é maior.

5- Recompensa

Mudar o mindset financeiro não é fácil e não acontece de uma hora para outra. É preciso esforço, dedicação e comprometimento. Por isso, sempre que você conseguir cumprir uma meta, comemore e recompense a si mesmo pelas pequenas vitórias conquistadas. As recompensas são extremamente importantes para que você se sinta motivado e anseie pela próxima meta.

Mindset financeiro, o que é? Definição, como é moldado e como mudar

Freesider

Mindset financeiro nos investimentos

Se você deseja mudar a forma com que você pensa sobre investimentos, saiba que é perfeitamente possível. Algumas dicas são:

1- Longo prazo

Se você quer ganhar muito dinheiro com investimentos no curto prazo, então esse é o primeiro pensamento que você precisa mudar no seu mindset financeiro. Isso porque a construção de um patrimônio por meio de investimentos acontece no longo prazo, através de investimentos regulares.

Exame

2- Estudos

A busca pelo conhecimento é essencial para as pessoas que desejam ter bons resultados no mundo dos investimentos. Existem diversas formas de buscar conteúdos sobre investimentos.

Você pode, por exemplo, pesquisar em sites, canais do YouTube, ler livros e fazer cursos sobre finanças. O importante é não parar de aprofundar seus conhecimentos.

3- Diversificação

A diversificação de investimentos, faz com que você corra menos riscos. Ao diversificar, por exemplo, em ações, aplique em empresas diferentes e de setores diversos. Para aprender a diversificar sua carteira, veja o vídeo de Raul Sena:

Enfim, gostou da matéria sobre mindset financeiro?  Então, aproveite para descobrir alguns Livros sobre investimentos para todos os níveis de investidores

Fontes: Onze, Sua previdência privada, Capital research e André bona

Imagens: Turnwise, Auto investimento, Freesider, Medium, Exame, Portal rosa choque, Freepik e Exame

Conte-nos a sua opinião...