O montante é o valor futuro de uma operação financeira, o que engloba o capital inicial e os juros correspondentes à operação.
Saber como calcular o montante é muito importante, para ter uma previsão dos resultados de uma aplicação. Por exemplo, ao investir, você pode calcular o montante, para saber qual será o seu ganho com o investimento.
Nesse sentido, o montante serve como uma forma de analisar o resultado futuro de uma operação financeira, levando em conta os juros correspondentes ao período.
O que é montante?
O montante é o valor futuro de uma operação financeira, incluindo os juros correspondentes ao período em questão. Sendo que o montante é um dos conceitos básicos da matemática financeira.
Montante é o sinônimo de valor acumulado; com o cálculo desse valor, podemos perceber a variação que certa quantia investida sofre ao longo do tempo de aplicação.
Portanto, o montante é o resultado futuro de uma operação financeira. Desse modo, em seu cálculo é levado em conta o valor inicial do capital e os juros do período calculado.
Nos investimentos, o cálculo do montante representa a soma do seu capital aportado e os ganhos de juros obtidos através do rendimento do capital. Sendo assim, esse cálculo é muito útil ao investir, afinal de contas, todo investidor quer saber qual será o ganho com certa aplicação.
Cálculo do montante
O cálculo do montante leva em consideração a aplicação inicial, o tempo e os juros. No entanto, existem duas formas de calcular o montante: com os juros simples e com os juros compostos:
1- Como calcular os juros simples?
Primeiramente, você precisa saber que a fórmula do montante, independente do tipo de juros usado, sempre será igual ao capital inicial mais os juros (M = C + J).
Contudo, os juros (J) envolvidos na operação podem ser encontrados de formas diferentes, pois isso depende da estrutura em que ele é calculado ao longo do tempo.
Portanto, podemos extrair o montante tanto por meio da fórmula dos juros simples, quanto dos juros compostos. Na fórmula dos juros simples, a operação acontece de forma muito mais básica.
No cálculo dos juros simples, os juros seriam o resultado da multiplicação do capital inicial (C) pela taxa de juros em termos percentuais (i) e o tempo (Tt), considerando a mesma unidade de tempo especificada pela taxa de juros.
Sendo assim, para a fórmula dos juros simples, é preciso fazer o cálculo Juros (J) = C x i x T, e somar este resultado ao capital inicial (C). Se você não gosta de fazer contas, não se preocupe. Basta acessar a calculadora de juros simples clicando Aqui, e fazer os cálculos de forma rápida e fácil!
2- Como calcular os juros compostos?
Os juros compostos são bem diferentes dos juros simples e o seu cálculo é um pouco mais complexo. Basicamente, na fórmula dos juros compostos, o juros é reincidente. Em outras palavras, o juros não é aplicado apenas em cima do capital inicial, mas também sobre os juros acumulados em períodos anteriores.
Dessa forma, para o cálculo do valor do montante em uma operação de juros reincidentes, é preciso usar a fórmula de juros compostos:
-
M = C (1+i) ˆ(t)
Na fórmula, o M é o montante, C representa o capital inicial, i é a taxa de juros e t o período de tempo da operação em questão. Com essa fórmula você consegue encontrar o montante da operação, mas para ficar mais fácil, você pode usar a calculadora de juros compostos clicando Aqui.
De que forma capital e juros se relacionam com o montante?
O capital e os juros se relacionam com o montante, pois são elementos que afetam o resultado de uma operação financeira. Ou seja, o montante é afetado pelo capital e os juros, não é atoa que capital e juros fazem parte da fórmula do montante.
Em resumo, capital é o nome de todo valor aplicado sobre algo como, por exemplo, um investimento. Por outro lado, os juros são uma porcentagem que serve como remuneração do empréstimo de dinheiro. Sendo que os juros podem ser simples ou compostos.
No caso dos juros simples, o cálculo da taxa de juros é apenas em cima do capital inicial. Já nos juros compostos, a taxa é calculada em cima do capital e dos juros rendidos até então, ou seja, ocorre os juros sobre juros. Inclusive, esse tipo de juros é o mais usado em investimentos.
Fontes: Mais retorno, Suno e idinheiro