Capital: o que é, tipos, na economia e no mundo dos negócios

18 de janeiro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 0 seg


O capital é definido como ativos que podem trazer retornos financeiros a longo prazo, como por exemplo, os investimentos e os estoques.

Sendo assim, ele pode ser financeiro, produtivo ou especulativo.

Em contrapartida, no mundo dos negócios, o termo tem o mesmo significado. No entanto, a sua divisão e utilização é diferente da economia.

Em resumo, nos negócios, o termo é usado para se referir tanto aos recursos inicialmente investidos para a criação do negócio, quanto para falar sobre o conjunto de conhecimentos, capacidades e experiências das pessoas que contribuem com uma empresa.

O que é capital?

Na economia, o termo capital se refere a qualquer recurso que consegue gerar rendimentos, através da sua aplicação.

Ou seja, ele não é apenas o dinheiro, mas também outros ativos como, por exemplo, os investimentos financeiros e os estoques de uma empresa.

Portanto, é importante ressaltar que capital não é sinônimo de dinheiro. Isso porque, o dinheiro é usado sobretudo em trocas, ou seja, em uma proposta mais imediatista.

Já o capital pode servir para geração de riqueza futura. Dessa forma, o termo abrange não apenas o dinheiro, mas também os bens de uma empresa, como por exemplo, o maquinário. 

Na teoria econômica clássica, o capital é um dos três fatores de produção. Sendo assim, os outros dois são: terra e trabalho. Juntos eles formam os elementos essenciais para um processo produtivo.

Contudo, apesar de ser um fator de produção, ele é também um produto da economia. Isso porque, ele é resultado de investimentos, que são gerados a partir da poupança.

Sendo que a capacidade de formar uma poupança para investir tem uma relação direta com o acúmulo de capital, que pode ocorrer por meio da criação de riqueza ou pela concentração nas mãos de poucos.

A base do sistema econômico capitalista é justamente o ciclo de: capital, poupança, investimento e geração de mais capital.

Leia também: Fórmula da riqueza: como calcular e ganhar dinheiro

Tipos de capital na economia

Existem três tipos:

1- Financeiro

São os ativos que podem ser rapidamente convertido em dinheiro, como por exemplo os títulos e obrigações. Vale notar que esse tipo se relaciona apenas com valores, não envolve bens.

2- Produtivo

É o recurso investido com o intuito de gerar lucro através da produção.

Contudo, o produtivo consegue gerar mais capital sem necessariamente passar pelo processo produtivo. Isso é possível por meio do pagamento de juros e afins

3- Especulativo

Por fim, temos ainda o recurso que é investido com o objetivo de ganhos altos e rápidos, por meio de especulações financeiras.

Desse modo, um especulador é aquela pessoa que procura prever as altas e baixas do mercado e faz aplicações com o intuito de lucrar com essas oscilações.

O papel do especulador suscita debates, já que para alguns ele é a causa de algumas crises econômicas. Por outro lado, algumas pessoas consideram que ele especulativo traz liquidez para o mercado financeiro

Tipos de capital no mundo dos negócios

O conceito de capital, no mundo dos negócios, é um pouco diferente do termo utilizado na economia. No mundo dos negócios, ele também é visto como um recurso capaz de gerar riqueza.

No entanto, os seus tipos são diferentes:

1- Social

São os recursos que os sócios e acionistas investem na criação de uma empresa. Ele é registrado no contrato social da companhia e pode ser tanto em dinheiro, como em bens (imóveis e carros).

Portanto, todo o recurso aplicado pelos sócios para que a empresa possa funcionar até começar a dar lucros, é o capital social.

Já o capital aplicado por outras pessoas, e que se torna uma dívida da companhia, é chamado de capital de terceiros. 

2- Inicial

São os recursos cuja aplicação tem como foco o funcionamento de uma atividade. O que difere o capital social do inicial é que o inicial não precisa de um contrato, como ocorre no social. 

3- De giro

O capital de giro são os recursos que a empresa precisa para que ela funcione.

Como ele é essencial para as atividades da empresa, ele normalmente é composto por dinheiro e ativos de alta liquidez.

Afinal de contas, caso necessário, ele deve ser facilmente convertido para arcar com as despesas do negócio. 

4- Humano

O capital humano é o conjunto de conhecimentos, capacidades e experiências das pessoas que colaboram com uma empresa.

Esse é considerado por muitos como o recurso mais importante para uma companhia, já que ele influencia fortemente no crescimento e desenvolvimento do negócio. 

Dessa maneira, é função das empresas valorizar e investir para o desenvolvimento do seu capital humano.

Este investimento pode ser feito por meio da criação de planos de carreira, dando autonomia para a equipe e ainda proporcionando capacitação para os profissionais. 

Custo de capital

O custo de capital é também chamado de custo de oportunidade.

Em resumo, ele se refere ao rendimento esperado pelos empreendedores ao aplicarem recursos em um negócio.

Quando o empresário investe em uma empresa, ele espera obter lucros com ela. Sendo assim, o retorno do empresário é a remuneração de capital. 

Neste sentido, para que o investimento na empresa seja vantajoso, ele deve proporcionar uma remuneração de capital acima do que se o empresário teria se tivesse investido o seu dinheiro em outras alternativas. 

O que é capital cultural?

Em resumo, o capital cultural é o acúmulo de conhecimento, habilidades e comportamentos que uma pessoa pode usar para demonstrar sua competência cultural e status social.

O sociólogo francês Pierre Bourdieu, desenvolveu, nos anos 1970, a ideia de capital cultural como uma maneira de explicar como o poder na sociedade era transferido e as classes sociais se mantinham.

De acordo com Bourdieu, as três fontes do capital cultural são:

  • Objetivo. São os bens culturais, tais como livros e obras de arte.

  • Incorporado. Trata-se da linguagem, preferências e maneirismos.

  • Institucionalizado. São as qualificações e credenciais de educação.

No entanto, trabalhos mais recentes na área adicionam outras formas técnicas, nacionais, emocionais e subculturais na lista acima.

  • Técnico são as habilidades comercializáveis.

  • Emocional é a  empatia e a simpatia.

  • O aspecto nacional opera no pressuposto da existência de tradições.

  • Por fim, o subcultural engloba os grupos construídos em torno de especificidades culturais.

Capitalismo

O capitalismo é um sistema econômico que tem como base o capital e a sua aplicação no processo produtivo para produzir lucros.

Sendo que o capitalismo é o sistema adotado pela maior parte dos países do mundo.

As principais características do capitalismo são:

  • Acumulação de renda

  • Propriedade privada

  • Mercado competitivo

  • Por fim, trabalho assalariado

Fontes: Dicionário financeiro; Significados; Edital concursos Brasil; e, por fim;  Conceito.