Buy and Hold: o que é, como funciona e quais as vantagens?

23 de setembro de 2020, por Sidemar Castro

Tempo de leitura médio: 9 min, 23 seg


A estratégia de investimento buy and hold é voltada para investimentos de longo prazo. Dessa maneira, segundo essa técnica, o investidor adquire ativos e os mantêm por muitos anos. Independente das condições e variações do mercado, quem é adepto dessa técnica não vende suas cotas de ações. 

Contudo, esses ativos, que são adquiridos, devem passar por um criterioso processo, antes de integrarem a sua carteira. Afinal, eles farão parte do seu patrimônio por anos, então precisam ser muito bons.

Quer saber mais sobre o que é buy and hold? Continue a leitura e entenda. 

O que é buy and hold

O buy and hold é uma estratégia de investimento, difundida pelo investidor Benjamin Graham, focada exclusivamente no longo prazo. Nessa metodologia, o investidor compra boas ações ou outros ativos e os mantém por um período prolongado, enquanto eles forem bons e mantiverem os fundamentos sólidos, independentemente das flutuações de curto prazo. A ideia é obter ganhos com a valorização dos ativos ao longo do tempo, em vez de tentar acertar o momento certo de compra e venda.

Em termos simples, o buy and hold significa comprar e segurar. O investidor adquire ativos que levará por muitas décadas ou até mesmo para sempre. O objetivo principal é a construção e manutenção do patrimônio no longo prazo, tanto pela valorização dos ativos quanto pelo recebimento de renda passiva, sem a necessidade de se desfazer dos ativos em troca de dinheiro.

Essa estratégia se baseia na Análise Fundamentalista de ativos. O investidor busca bons ativos pelo método fundamentalista e os mantém na carteira enquanto eles forem bons e os fundamentos se sustentarem. Isso vale para ações, Fundos Imobiliários, BDRs, ETFs e outros ativos financeiros. A ideia é investir em empresas sólidas e permanecer sócio delas, independentemente das oscilações momentâneas do mercado.

Como funciona essa estratégia?

A estratégia buy and hold é uma metodologia de investimento que funciona a longo prazo, que se baseia em adquirir ativos financeiros, como ações. E mantê-los por um período prolongado, independentemente das flutuações de curto prazo. Essa estratégia foi muito usada por um dos maiores investidores do mundo, Warren Buffet.

O investidor que segue o buy and hold busca boas empresas ou ativos, fundamentados em critérios sólidos, e os mantém enquanto continuarem sendo bons investimentos. A estratégia envolve definir critérios para entrar em um investimento, adquirir ativos de acordo com o perfil de risco e objetivos, monitorar, diversificar e balancear a carteira, mantendo os ativos que mantêm os fundamentos estabelecidos.

Fundamentos do buy and hold

  1. Investimento de Longo Prazo: O buy and hold se concentra em manter os ativos por um período prolongado, geralmente muitos anos, em vez de negociá-los frequentemente.
  2. Análise Fundamentalista: O investidor avalia os fundamentos das empresas ou ativos antes de investir. Isso inclui examinar indicadores financeiros, saúde financeira, modelo de negócios e perspectivas futuras.
  3. Diversificação: O buy and hold recomenda diversificar a carteira, investindo em diferentes setores e classes de ativos para reduzir o risco.
  4. Reinvestimento de Dividendos: Os dividendos recebidos de ações são reinvestidos para comprar mais ações, aumentando assim a participação do investidor na empresa.
  5. Paciência e Resiliência: O investidor precisa ser paciente e resistente às flutuações do mercado, mantendo a confiança nos ativos escolhidos.
  6. Foco no Crescimento a Longo Prazo: O objetivo é acumular riqueza ao longo do tempo, aproveitando o crescimento dos ativos e a valorização contínua.
  7. Baixos Custos de Transação: Como o buy and hold envolve menos negociações, os custos de transação são reduzidos.
  8. Aproveitar o Poder dos Juros Compostos: Manter os ativos por um longo período permite que os juros compostos trabalhem a favor do investidor.

Lembre-se de que o buy and hold não é uma estratégia isenta de riscos, mas pode ser uma abordagem sólida para investidores que buscam crescimento a longo prazo e não estão preocupados com as oscilações de curto prazo do mercado.

Quais são as vantagens do buy and hold?

1) Crescimento a Longo Prazo

O buy and hold é uma estratégia voltada para o longo prazo. Ao manter os ativos por muitos anos, os investidores podem aproveitar o crescimento contínuo e acumular riqueza gradualmente.

2) Redução de Custos

Como essa abordagem envolve menos negociações, os custos de transação são reduzidos. Não há necessidade de pagar taxas frequentes de corretagem ou impostos sobre ganhos de capital.

3) Aproveitamento dos Dividendos

Investidores que adotam o buy and hold podem reinvestir os dividendos recebidos. Isso aumenta a participação na empresa ao longo do tempo e gera renda passiva adicional.

4) Menos Estresse e Tempo Gasto

Não é necessário acompanhar constantemente o mercado ou tomar decisões rápidas de compra e venda. Isso reduz o estresse e economiza tempo.

5) Benefício dos Juros Compostos

Manter os ativos por um longo período permite que os juros compostos trabalhem a favor do investidor. Os ganhos acumulados geram mais ganhos.

6) Foco na Qualidade dos Ativos

O buy and hold incentiva os investidores a escolherem ativos de alta qualidade com fundamentos sólidos. Isso reduz o risco de investir em ativos voláteis.

7) Resistência às Flutuações do Mercado

Investidores que seguem essa estratégia são menos afetados pelas oscilações de curto prazo do mercado. Eles confiam na resiliência dos ativos escolhidos.

E as desvantagens?

1) Exposição a Riscos de Longo Prazo

Como o investidor mantém os ativos por muitos anos, ele está exposto a riscos macroeconômicos, mudanças regulatórias e outros eventos que podem afetar o mercado a longo prazo.

2) Perda de Oportunidades de Curto Prazo

O buy and hold pode impedir o investidor de aproveitar oportunidades de curto prazo, como negociações rápidas durante eventos específicos.

3) Ativos em Declínio

Se um ativo escolhido inicialmente sólido começar a declinar, o investidor pode sofrer perdas significativas sem a possibilidade de sair rapidamente.

4) Falta de Liquidez

Manter ativos por muito tempo pode resultar em falta de liquidez. Se o investidor precisar de dinheiro rapidamente, vender os ativos pode ser difícil.

5) Incapacidade de Ajustar a Estratégia

O mercado e as condições econômicas mudam ao longo do tempo. O buy and hold não permite ajustes rápidos à estratégia.

6) Dependência de Dividendos

Se a empresa não pagar dividendos ou reduzir os pagamentos, o investidor pode ficar sem fonte de renda passiva.

7) Risco de Empresas em Declínio

Empresas sólidas podem enfrentar dificuldades inesperadas. Se o investidor não monitorar ativamente seus ativos, ele pode ficar preso em empresas em declínio.

Buy and hold é uma boa estratégia?

Sim, o buy and hold pode ser uma boa estratégia de investimento, especialmente para investidores que têm horizonte de tempo de longo prazo e estão dispostos a manter seus ativos por muitos anos.

Entre as razões pelas quais o buy and hold pode ser vantajoso, está o crescimento gradual. Ao manter os ativos por um longo período, os investidores podem aproveitar o crescimento gradual ao longo do tempo. Isso é especialmente benéfico para a valorização de ações e outros ativos.

Outra vantagem é a redução de custos. Como o buy and hold envolve menos negociações, os custos de transação são reduzidos. Não há necessidade de pagar taxas frequentes de corretagem.

Outra, ainda, é o aproveitamento dos dividendos. Investidores que adotam essa estratégia podem reinvestir os dividendos recebidos. Isso aumenta a participação na empresa e gera renda passiva adicional.

Também há menos estresse e tempo gasto. Não é necessário acompanhar constantemente o mercado ou tomar decisões rápidas de compra e venda. Isso reduz o estresse e economiza um tempo precioso para o investidor.

Mais uma vantagem: o benefício dos juros compostos. Manter os ativos por um longo período permite que os juros compostos trabalhem a favor do investidor. Os ganhos acumulados geram mais ganhos.

Assim como o foco na qualidade dos ativos. O buy and hold incentiva os investidores a escolherem ativos de alta qualidade com fundamentos sólidos. Isso reduz o risco de investir em ativos voláteis.

Finalmente, a vantagem da resistência às flutuações do mercado. Investidores que seguem essa estratégia são menos afetados pelas oscilações de curto prazo do mercado. Eles confiam na resiliência dos ativos escolhidos.

6 principais mitos sobre investir em buy and hold

Aqui apresentamos alguns dos principais mitos – e suas correspondentes verdades – sobre os investimentos em buy and hold:

1) Estratégia sem Monitoramento

  • Mito: Alguns acreditam que o buy and hold não requer nenhum monitoramento, já que os ativos são mantidos por longos períodos.
  • Verdade: Embora o conceito principal seja manter investimentos por longos períodos, isso não significa ignorar completamente a situação dos ativos. O investidor ainda deve acompanhar o desempenho das empresas e fazer ajustes quando necessário.

2) Lucros Rápidos Não São Possíveis

  • Mito: Investir em buy and hold não permite ganhos rápidos.
  • Verdade: De fato, essa estratégia visa o crescimento gradual a longo prazo, mas isso não significa que não haja oportunidades de lucro. A ideia é focar na valorização contínua dos ativos, não em ganhos imediatos.

3) Dependência de Empresas em Declínio

  • Mito: O buy and hold não considera o declínio de empresas sólidas.
  • Verdade: Se uma empresa escolhida inicialmente sólida começar a declinar, o investidor pode sofrer perdas significativas. É importante monitorar ativamente os ativos e fazer ajustes quando necessário.

4) Falta de Liquidez

  • Mito: Manter ativos por muito tempo não afeta a liquidez.
  • Verdade: Se o investidor precisar de dinheiro rapidamente, vender os ativos pode ser difícil. É importante considerar a liquidez ao escolher os ativos para essa estratégia.

5) Incapacidade de Ajustar a Estratégia

  • Mito: O buy and hold não permite ajustes rápidos à estratégia.
  • Verdade: Embora a estratégia seja de longo prazo, o investidor ainda deve estar disposto a reavaliar e ajustar sua carteira conforme as mudanças do mercado e da economia.

6) Risco de Empresas em Declínio

  • Mito: Empresas sólidas nunca enfrentam dificuldades inesperadas.
  • Verdade: Mesmo empresas de alta qualidade podem passar por momentos difíceis. O investidor deve estar ciente e preparado para tomar decisões com base na situação atual das empresas.

Leia mais: Gostou de conhecer sobre essa técnica de investimentos que vários investidores aplicam com ótimos retornos? Então, vai também vai gostar de conhecer a história de vida de Raul Sena, o Investidor Sardinha, que também se utiliza dessa técnica em seus investimentos Raul Sena, o Investidor Sardinha – História, hobbies e indicações